As filhas da Herança – Filhas de Zelofeade


As filhas da Herança – Filhas de Zelofeade

As filhas de Zelofeade falam o que é justo; certamente, lhes darás possessão de herança entre os irmãos de seu pai e farás passar a elas a herança de seu pai. (Nm 27:7)

A Bíblia relata a história de cinco mulheres especiais, de cinco filhas de Deus que não se conformaram com a condição de exclusão sobre suas vidas e que foram precursoras em sua época. Me refiro as filhas de Zelofeade, as “filhas da herança”.
Zelofeade era da tribo de Manassés que acabou padecendo no deserto. Embora não tendo participado daqueles que “congregaram contra o Senhor”, Zelofeade morreu no seu próprio pecado (Nm 27:3). Porém diz a Bíblia que cinco de suas filhas achegaram-se a Moisés para reinvidicar a herança de seu pai. Até aquele momento, a lei hebraica só concedia direirto aos filhos, porém as filhas de Zelofeade não possuiam irmãos.
Diz as Sagradas Escrituras que Moisés levou a causa delas ao Senhor e intercedeu por elas. A resposta do Senhor foi positiva as filhas de Zelofeade. O livro de Salmos no cap 84 diz que o Senhor não sonegará bem algum aos que andam na retidão, ou seja, que andam retamente (Sl 84:11b).
Por falaram e por viverem uma vida reta diante do Senhor as filhas de Zelofeade alcançaram o favor do Senhor e recebreão a possessão por herança da parte do Senhor (Nm 27:7;36:2).
E através da vida e do pedido daquelas mulheres, todo aquele que não possuísse filho homem, sua herança passaria para a filha(Nm 27:8).
O nome delas era Macla,Noa,Hogla,Milca e Tirza.
Tanto a história das filhas de Zelofeade, bem como, o significado de seus nomes possuem um significado espiritual para toda mulher que deseja seguir a Deus.

1) Macla – O nome da primeira filha é Macla qie significa confiança. O salmos 125 diz que aqueles que confiam no Senhor são como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre(Sl 125:1). Toda mulher deve ser “macla”, confiante em seus propósitos, que não se abala com as circunstâncias, nem esmorece ante as adversidades da vida. Macla é a mulher que confia no Senhor e por isso será bem aventurada(Sl 40:4)

2) Noa – Significa aquela que não se detém, que ninguém pode deter. É aquele que persevera em oração, que não é morosa, parada, detida ou interrompida. Noa é a mulher trabalhadora, que persevera em seu propósito e em conhecer Deus. É aquela mulher que crê até o fim, até que o plano de Deus seja cumprido em sua vida e sob aqueles que o cercam. É a mulher determinada e cheia de fé como a sunamita dos tempos de Eliseu (2 Rs 4:8-37).

3) Hogla – Significa aquela que não anda com os pés amarrados . Que não está amarrada aos cuidados deste mundo, mas que anda pela fé em Deus todos os dias de sua vida. Por não ser “amarrada’ se assemelha a um “navio mercante que sai de um lugar a outro trazendo mantimento a sua casa (Pv 31:14-15) Hogla é a mulher abnegada, desprendiosa e fiel a Deus

4) Milca – Milca significa aquela que tem autoridade. Existe diferença entre ter autoridade e ser autoritária. Milca representa a mulher com autoridade sem ser insubmissa. Uma mulher respeitada por seus maridos, por seus filhos e por sua comunidade (Pv 31: 28-31)

5) Tirza – Por fim, Tirza, que significa deleite, a delícia da vida e prazer de Deus. É a menina do seus olhos como Israel , a noiva(Igreja).
Aquela que tem o favor de Deus e que cuja graça resplandece a outros. É aquela mulher agradável que obedece ao Senhor e que tem prazer estar e se derramar diante Dele. É como Maria, irmã de Lázaro que preferiu adorar a Deus do que fazer outra coisa (Mt 26:6-13)

Todas as filhas de Zelofeade receberam a sua herança pela retidão que tiveram a Deus. Seus nome e signifciados apresentam cabalmente o relato da mulher vituosa de Provérbios 31. Uma mulher difícil de achar em nossos dias. Uma mulher completa aos olhos de Deus.
Uma mulher que tem confiança de seu marido, que faz o bem, que trabalha(não é preguiçosa), que não se detém. Uma mulher moderna (sem ser mundana), mas temente a Deus. Que cuida sua casa, que planta e se esforça. Que analisa e compra, mas com sabedoria. Uma mulher vigilante(atenta) e forte. Uma mulher misericordiosa e que não teme os maus dias. Uma mulher que veste as roupas da santidade com força e glória. Que fala com sabedoria e que acima de tudo é louvada pelos seus e por Deus(Pv 31:10-31)

About these ads

Sobre cassiooliv

Nasci em Porto Alegre em 1973 caçula de 4 irmãos me vi rodeado de uma infãncia sadia. Quanto tinha 5 anos uma "religiosa" me diz: Você será um homem de Deus". Achei estranho nesse momento, pois na forma religiosa de ver a vida era de moral um bom moço, mas anos mais tarde, quando deparado com a moral de um (verdadeiro Homem), me senti um trapo de imundícia. Gostava da Bíblia. mas naum a entendia, exceto quando via pela TV o saudoso Rex Humbardt. Anos se passaram, rebeldia, modismos,namoros frustrados conheço em 1999 alguém que revolucionaria minha vida. Pode-se dizer que existe uma grande diferença entre o que era e o que sou. Mas algo maior me modificou. Se me perguntam que eu sou, da onde eu vim , eu respondo assim: "Se fui judeu, era marrano, me tornei católico e hoje sou protestante , isso não importa , nem que me chamam de goym(gentio). Tudo por mim foi deixado de lado. Hoje sou CRISTÃO !!! E está consumado !!! EU SOU do EU SOU e não importa quem eu seja, mas que Ele seja em mim Não importa o que me chamem aqui,se nome de benção ou maldiçao,se crente ou fanático, não procuro agradar a homem, nem a nenhuma denominação. Sou mesmo é chamado para fora, sou Igreja de Deus,Templo do Espírito e Mensageiro das Boas Novas. Adorador de Deus,não por mérito, mas por recompensa. Creio no único D-us - YHVH (ADONAI) o Todo Poderoso que é o Espírito - (II Co 3:17) (Ruach HaKodesh - Espírito Santo), creio também em seu Filho e Messias Yeshua HaMashiach (Jesus o Messias).
Esse post foi publicado em artigos e marcado , , , . Guardar link permanente.

10 respostas para As filhas da Herança – Filhas de Zelofeade

  1. Lucia disse:

    Desejo receber os artigos desse site

  2. telma disse:

    Deus abencoe.

  3. Pastor Emerson disse:

    PARABENS PELA MENSAGEM É MUITO EDIFICANTE!!!
    DE UMA OLHA EM MEU BLOG TAMBEM TEM MUITA COISA ABENÇOADA LA!! A PAZ DO SENHOR

  4. presbitero j soares disse:

    gostei aprendi muito
    que o SENHOR te de cada vez mais sabedoria
    abr .

  5. marialima disse:

    uma benção p nossas vidas

  6. Renato disse:

    Desculpe-me mas Zelofeade NÃO se rebelou contra Moises no deserto, releia Nm 27

  7. Adelina rocha disse:

    Ouvi falar destas e li sobre as filhas de Zelofeade e fui buscar mais informações sobre elas, achei este estudo que muito me edificou.
    Deus te abençoe sua vida pela inspiração com que relatou sobre estas mulheres, que deixaram um legado e bons exemplos para as mulheres de hoje que querem ser temente, e seguidoras do Deus Vivo.

  8. rodrigo lima disse:

    muito linda esta mensagem que Deus abençoe vcs amigos e irmãos.

  9. mauricio disse:

    parabens muito bom so queria saber a onde voce achou esses sgnfc dos nome dessas mulheres me diga em qual comentario ou livro vc leu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s