O memorial de uma pecadora (Lucas 7:37-50)

E eis que uma mulher da cidade, uma pecadora, sabendo que ele estava à mesa em casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com ungüento;E, estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas, e enxugava-lhos com os cabelos da sua cabeça; e beijava-lhe os pés, e ungia-lhos com o ungüento. (Lc 7:37-38)

A Bíblia descreve no livro de Malaquias que existe um memorial para aqueles que temem ao Senhor.
E não são poucos os relatos na Bíblia de pessoas que temeram a Deus de diversas formas e maneiras e que tiveram seus nomes “marcados” na história de Deus, que tiveram um memorial diante de Deus.


Mas o que é na realidade um MEMORIAL ?

Segundo o que pesquisei ,memorial pode remeter a lembrança, melhor dizendo, DESCRIÇÃO DA LEMBRANÇA. Não necessariamente uma lembrança pessoal, mas, histórica, por exemplo. Normalmente narra as diversas etapas que constituem um fato, um evento ou uma era.


O memorial de uma pecadora (Lucas 7:37-50)

Porém, dentre tantas passagens bíblicas gostaria de lembrar o temor, o zelo , a reverência e o amor de uma mulher pecadora por Jesus.
Segunda relatos históricos primeiramente essa mulher “ROMPEU” com a tradição que dizia que uma mulher não poderia estar juntamente com os homens. Ela não se importou com a TRADIÇÃO, com o costume meramente humano e farisaíco que a proibia, mas ela “ADOROU” e se “DERRAMOU” aos pés de Jesus. Ele não se importou com a repreensão,com a proibição e com o “NÃO” do religioso fariseu que a observava como uma pecadora. (Lc 7:39)

Esta mulher foi fazer o que era para ser feito e creio que como aquela mulher, o “verdadeiro adorador” não deve olhar para o fariseu que a observa , mas para o alvo a ser adorado, ou seja, JESUS. Vemos na Bíblia que quando Jesus era adorado, os fariseus se indignavam(Mt 21:15). Vemos em outras passagens que tanto os fariseus com a cena. Uns (fariseus) se indignavam por Cristo ser recebido como Deus e outros(discípulos) , principamente ,Judas, por ela ter derramado um nardo caríssimo que poderia ser vendido e dado as pobres.(Mt 26:8-9; Jo 12:4-5) Ambos mostraram ter na verdade uma FALSA HUMILDADE.

Outra coisa interessante nessa passagem é que muitos historiadores relatam que naquela época o vaso que ela havia quebrado e derramado custava um “ALTO PREÇO”. Aquele adorador que é temente a Deus não se preocupa em “OFERTAR” a DEUS qualquer coisa. Ele dá o seu melhor, não porque tem que fazer, mas é porque aquele pelo qual se oferta é DIGNO DE SER LOUVADO.

Aquela mulher tinha entendimento que JESUS merecia ser bem recebido com HONRA, com cortesia, pois era costume judaico limpar os pés dos hóspedes que andavam por lugares poerentos antes chegar na casa. Isso era o SINAL DE RESPEITO.

Outra atitude de honraria era ser recebido com o ósculo (beijo) na face. Aquela mulher tinha temor a Deus pois essas atitudes mostram também saber SERVIR ao outro.
Os salmos 2 diz:

SERVI ao SENHOR com temor, e alegrai-vos com tremor.Beijai o Filho, para que se não ire, e pereçais no caminho, quando em breve se acender a sua ira; bem-aventurados todos aqueles que nele confiam.(Sl 2:11-12)

Aquela mulher teve discernimento que JESUS era REI, por isso ela usou de um outro ritual de REALEZA que era ungir com o óleo, que por sinal era o sinal de maior respeito fazendo isso para glorificar o Senhor Jesus.

Amados, ela se “HUMILHOU” diante do Rei dos Reis e Senhor dos Senhores. Ela se humilhou reconhecendo que era pecadora, mas reconheceu a GRANDEZA DE DEUS, reconhecendo que aquele que ali estava era DEUS. Diz a palavra de Deus que ela também CHOROU e descobriu os cabelos mostrando assim sua HUMILDADE.

Ela era o credor da parabola (o pecador) que devia muito,mas que da mesma maneira foi a que Ele mais perdoou.(Lc 7:41-43).
Aquela mulher foi a mais amada, porque foi a mais perdoada, porque expressou sua gratidão a Deus e seu amor e ” FEZ O QUE PODIA” de uma maneira tão grande que virou um memorial diante de Deus.(Mc 14:8)

Você também pode ter um memorial diante de Deus desde que haja com JESUS da mesma forma que aquela mulher, em humildade, honra, submissão, servidão e amor. Não basta fazer para Jesus,mas fazer o MELHOR, mas fazer uma BOA OBRA que fique para memória de Deus e dos homens.(Mt 26:13)

Então aqueles que temeram ao SENHOR falaram freqüentemente um ao outro; e o SENHOR atentou e ouviu; e um memorial foi escrito diante dele, para os que temeram o SENHOR, e para os que se lembraram do seu nome.(Ml 3:16)

A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome(Ap 3:12)

About these ads

Sobre cassiooliv

Nasci em Porto Alegre em 1973 caçula de 4 irmãos me vi rodeado de uma infãncia sadia. Quanto tinha 5 anos uma "religiosa" me diz: Você será um homem de Deus". Achei estranho nesse momento, pois na forma religiosa de ver a vida era de moral um bom moço, mas anos mais tarde, quando deparado com a moral de um (verdadeiro Homem), me senti um trapo de imundícia. Gostava da Bíblia. mas naum a entendia, exceto quando via pela TV o saudoso Rex Humbardt. Anos se passaram, rebeldia, modismos,namoros frustrados conheço em 1999 alguém que revolucionaria minha vida. Pode-se dizer que existe uma grande diferença entre o que era e o que sou. Mas algo maior me modificou. Se me perguntam que eu sou, da onde eu vim , eu respondo assim: "Se fui judeu, era marrano, me tornei católico e hoje sou protestante , isso não importa , nem que me chamam de goym(gentio). Tudo por mim foi deixado de lado. Hoje sou CRISTÃO !!! E está consumado !!! EU SOU do EU SOU e não importa quem eu seja, mas que Ele seja em mim Não importa o que me chamem aqui,se nome de benção ou maldiçao,se crente ou fanático, não procuro agradar a homem, nem a nenhuma denominação. Sou mesmo é chamado para fora, sou Igreja de Deus,Templo do Espírito e Mensageiro das Boas Novas. Adorador de Deus,não por mérito, mas por recompensa. Creio no único D-us - YHVH (ADONAI) o Todo Poderoso que é o Espírito - (II Co 3:17) (Ruach HaKodesh - Espírito Santo), creio também em seu Filho e Messias Yeshua HaMashiach (Jesus o Messias).
Esse post foi publicado em artigos. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s