Chamado por detrás das malhadas

9954_586458884697766_825064103_n

Chamado por detrás das malhadas

Agora, pois assim dirás ao um servo Davi: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Eu te tirei do curral, de detrás das malhadas, para que fosse chefe do povo de Israel (1 Cr 17:7)

Uma das principais características de um verdadeiro homem segundo o coração de Deus é saber servir. Creio que o Senhor não chama para sua obra nenhum preguiçoso ou ocioso dessa vida. Vemos através das Sagradas Escrituras que muito daqueles que foram chamados estavam servindo em algo quando o Senhor vos chamou.
Podemos citar Moisés que foi chamado quando estava apascentando o rebanho de Jetro, seu sogro(Ex 3:1). Também podemos citar Gideão que estava malhando o trigo no lagar, quando o anjo lhe apareceu(Jz 6:11-12). Em ambos os casos, vemos que aqueles que foram chamados estavam servindo em algo.

Porém, foi um jovem ruivo, destemido e o mais moço da sua família que se destacou pelo seu serviço. Seu nome era Davi, filho de Jessé, o belemita, jovem de boa aparência, sisudo em palavras, homem valente de guerra e adorador de Deus (1Sm 16:12;18).
Vemos esse serviço quando foi Davi chamado por Saul.

Diz a palavra de Deus que o pedido do rei Saul a Jessé, pai de Davi, foi esse:
“Envia-me Davi, teu filho, o que está com as ovelhas” (1Sm 16:19).

Aliás, na primeira aparição de Davi nas Escrituras já era citado o seu serviço, ou seja, pastor de ovelhas. O fato de “estar com as ovelhas” também foi a principal característica de Davi quando foi chamado e ungido por Samuel.
Diz as Sagradas que ao passar seu seus sete filhos diante de Samuel, Jessé foi questionado pelo profeta se acabaram seus filhos. E a resposta de Jessé foi:

“Ainda falta o mais moço que está apascentando as ovelhas” (1 Sm 16:11).
A Bíblia ainda registra que Davi ia a Saul e voltava para apascentar as ovelhas de seu pai, em Belém(1 Sm 17:15).

Que relato maravilhoso !

Que chamado !

Que belo exemplo de serviço !

Creio que uma característica importante de alguém que deseja servir a Deus é a RESPONSABILIDADE. . Mesmo sendo jovem, Davi tinha uma responsabilidade a cumprir com a sua casa. Davi não era responsável apenas pelas ovelhas, mas pelo sustento de sua casa, já que as ovelhas era a fonte de sustento da época para muitas famílias. Muitos hoje são aqueles que querem servir a Deus, mas não tem responsabilidade nas coisas mínimas. Jesus disse em certa parábola: “Quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco também é injusto no muito” (Lc 16:10). Aquele servo que fiel no pouco sobre “muito” Deus o colocará (Mt 25:23). E assim foi o que aconteceu com o servo Davi.

Outra característica importante de Davi é que ele era DILIGENTE, ou seja, uma pessoa esforçada, empenhada no seu trabalho. Podemos ver que Davi não largava seu serviço por nada. Davi era zeloso pelo seu trabalho, cuidando do encargo que lhe foi dado com enorme dedicação. Posso imaginar o pequeno Davi no meio das ovelhas, cuidando de cada uma das malhadas, para que nenhuma se extraviasse , roubasse ou fosse machucada.
Diz as Escrituras que Davi ao ser questionado como alguém inexperiente por Saul , Davi se justificou dizendo:
“Teu servo apascentava as ovelhas, de seu pai, quando veio um leão e um urso e tomou um cordeiro do rebanho, eu saí após ele e o feri, e livrei o cordeiro de sua boca; levantando-se ele contra mim, agarrei-o pela barba, e o feri, e o matei” (1Sm 17:34-35).

Muitos desejam ser “pastores” de vidas, mas não tem cuidado daquilo que lhe foi dado para cuidar hoje. Muitas pessoas foram colocadas por Deus para cuidar, proteger e alimentar. Mas nem todos são aqueles que o fazem com todo o coração.

Sabe por que existem muitas ovelhas dispersas?

Porque existem muitos pastores apascentando a si mesmas, que não tem cuidado com as ovelhas, que não procuram “limpa-las de parasitas”, de “cortar sua lã” quando necessário,e que não procuram alimenta-las , levando a bons pastos. Pastores que se acham distantes das ovelhas e por isso essas não ouvem a sua voz. Pastores que não usam cajado para tirar, mas para colocar ovelhas no buraco. Pastores que não se importam com a vida das ovelhas.
Davi personificava Cristo, o bom pastor, que dá a sua vida pelas ovelhas
Devemos, portanto,aprender a “dar a vida” pelos outros, servindo em abnegação e em amor fraternal.

Por fim, a principal característica do serviço de Davi é que ele pastoreava “detrás das malhadas”. Davi ficava por detrás das ovelhas e não a frente delas.
Estar por detrás das malhadas significa um sinal de humildade. A humildade é a característica de um verdadeiro líder. O pastor não deve aparecer apenas por ser líder. Mas por ser um líder ele deve se demonstrar pastor. Mas acima de qualquer encargo o pastor deve ser servo. Existem muitos “ pastores de púlpito” que só ficam na frente , mas que não conseguem enxergar as ovelhas mais de perto. Por necessitar de cuidado, as ovelhas se submetem a este tipo de pastor, pela carência,mas esse não é o ideal. O verdadeiro pastor sente o cheiro da ovelha, aconhece pessoalmente, sabe qual a mais desgarrada, qual a mais boba do rebanho e qual a mais esperta. Enfim, ele as conhece. E as ovelhas ouvem a sua voz. (Jo 10:3).

A vantagem de estar atrás das malhadas é que Aquele que fica a frente de um rebanho não consegue enxergar se uma vem a extraviar-se. Aquele que fica atrás consegue enxergar a visão do seu rebanho como um todo. Se algum intruso vier a querer “atacar”,o bom pastor que esta por detrás a defende. Se este for um bom pastor, ele irá defende-la.

É por isso que a palavra de Deus diz que muitos primeiros serão derradeiros, e muitos derradeiros (últimos) serão os primeiros (Mt 19:30).

Muitos são chamados e pouco escolhidos (Mt 20:16b).Davi foi um desses, que foi escolhido por Deus, que aprendeu a servir por detrás das malhadas, sozinho, onde ninguém vê somente Deus. O menor da casa de Jessé, foi o maior dos reis de Israel. O Senhor não olha para a aparência, mas para coração do servo. (1Sm 16:7).

Por isso, não devemos “aparentar” algo diante dos homens, mas “ser” alguém diante de Deus. Devemos seguir a Deus e não aos homens. Como diz a Palavra de Deus:

E Davi era “o menor”; e os três maiores seguiram a Saul. (1 Sm 17:14)

Como o Senhor Jesus declara:

Mas não sereis vos assim,antes, o maior entre vós seja como o menor, e quem governa, como quem serve (Lc 22:26).

“Se alguém quer ser o primeiro será o último e servo de todos”. (Mc 9:35).

About these ads

Sobre cassiooliv

Nasci em Porto Alegre em 1973 caçula de 4 irmãos me vi rodeado de uma infãncia sadia. Quanto tinha 5 anos uma "religiosa" me diz: Você será um homem de Deus". Achei estranho nesse momento, pois na forma religiosa de ver a vida era de moral um bom moço, mas anos mais tarde, quando deparado com a moral de um (verdadeiro Homem), me senti um trapo de imundícia. Gostava da Bíblia. mas naum a entendia, exceto quando via pela TV o saudoso Rex Humbardt. Anos se passaram, rebeldia, modismos,namoros frustrados conheço em 1999 alguém que revolucionaria minha vida. Pode-se dizer que existe uma grande diferença entre o que era e o que sou. Mas algo maior me modificou. Se me perguntam que eu sou, da onde eu vim , eu respondo assim: "Se fui judeu, era marrano, me tornei católico e hoje sou protestante , isso não importa , nem que me chamam de goym(gentio). Tudo por mim foi deixado de lado. Hoje sou CRISTÃO !!! E está consumado !!! EU SOU do EU SOU e não importa quem eu seja, mas que Ele seja em mim Não importa o que me chamem aqui,se nome de benção ou maldiçao,se crente ou fanático, não procuro agradar a homem, nem a nenhuma denominação. Sou mesmo é chamado para fora, sou Igreja de Deus,Templo do Espírito e Mensageiro das Boas Novas. Adorador de Deus,não por mérito, mas por recompensa. Creio no único D-us - YHVH (ADONAI) o Todo Poderoso que é o Espírito - (II Co 3:17) (Ruach HaKodesh - Espírito Santo), creio também em seu Filho e Messias Yeshua HaMashiach (Jesus o Messias).
Esse post foi publicado em artigos e marcado , . Guardar link permanente.

2 respostas para Chamado por detrás das malhadas

  1. rosana disse:

    QUE BENÇÃO D EPALAVRA..FALOU MUITO AO MEU CORAÇÃO…PRECISO DE ORAÇÃO,SOU LOUCA PRA SER MÃE..AMO AO SENHOR MAIS QUE TD…MAS TENHO ESTE DESEJO EM CORAÇÃO…BJS FIK NA PAZ

  2. edna disse:

    ahhh que lindooo tenho tido experiencias incriveis com o Pai.. e recebe uma palavra ontem sobre o treinamento de ”detrás das malhadas” e depois de ler isso aqui percebi que o Senhor tem muito para minha vida… Amém…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s