Quem subirá ao monte do Senhor ?


comcristo20070706153649
Quem subirá o monte do Senhor ?

Quem subirá o monte do Senhor ? Quem subirá no Monte do Senhor?
Quem há de permanecer no seu santo lugar ?
O que é limpo de mãos e puro de coração,que não entrega sua alma à falsidade,nem jura dolosamente.
(Sl 24:3-4)
Sabe queridos, analizando muitos textos da palavra, pude perceber que não é qualquer um que pode chegar ao LUGAR AONDE O SENHOR habita. Precisamos de algo mais para subir.
Muitos podem querer subir ao Monte,querer ver a Glória de Deus, mas como diz essa palavra,
” Quem há de “permanecer” ?”
Hoje na vida cristã muitos querem subir, mas alguns querer fazer atalhos, que muitas vezes são perigosos,que não levam a lugar nenhum, senão a morte.
Hoje existe muitas “estratégias” para subir ao monte que levam a Glória de Deus, no começo é mais fácil de subir em grupos, em unidade, até o momento certo de subir por conta, mas o ser humano gosta de conquista individual e vanglória, e as vezes se precipita nesse caminho.
Por “achar” pelo sua sabedoria que esse é o “caminho de Deus” muitos não permanecem e despencam na subida. Para subir precisamos estar equipados para os desafios do Monte. Apesar de muitas estratégias, muitos que sobem não estão equipados.
Eles “caem” e por não ter o mínimo de “equipamento” necessário para subir, acabam descendo até o nivel da terra e do mundo, mas continuam querendo chegar ao Monte do Senhor . Se não bastasse isso, ainda induzem outros a subirem nos mesmos caminhos e atalhos errados que cairam. Um caminho que se chama apostasia.

Muitas vezes levam consigo peso desnecessário, peso de “equipamentos inúteis”, que mais adiante virão que só dificultaram a sua subida. Peso de pecado e de jugo, peso de doutrinas, de heresias e de tantas coisas.
Esses são muitas vezes aqueles “aventureiros” da fé, que distorcem a doutrina do Senhor com heresias, indo pelos “seus caminhos” e “atalhos inúteis”. Como muitos sobem ao monte do Senhor, eles se misturam e se “parecem” com os demais que estão subindo ao monte, mas essa aparência é enganadora. Querem ver a Glória de Deus, buscam a Glória de Deus, mas não tem o mínimo de requisito pra subir.
Outras pessoas sobem, mas por não resistir a tribulações ou mesmo por não se encontrarem aptos a subir quando caem, levam outros consigo. É triste ver uma pessoa que tem potencialidade e vigor para subir ao monte e ver a Glória de Deus, cair , porque não teve a noção que nessa subida em alguns caminhos é necessário estar só.
Muitos desses que caem são advertidos por outros , que estão tendo bom êxito na subida em direção ao lugar do Senhor, mas as iniquidades, a hipocrisia e orgulho desta pessoa , acabam levando por um caminho que não é o correto. Mas mesmo assim acham que este caminho é o certo.(Pv 16:25).
É necessário parar e refletir que se o caminho que estava andando, era o certo. É necessário olhar para o céu , para o alto, para a nuvem, que é a bússola do Senhor para ver se o caminho é o correto.(Ex 13:21. Cl 3:1) Como é triste ver uma pessoa desorientada em seus caminhos, que nunca buscou a direção do Senhor, pois quem sabe onde habita senão o próprio proprietário do lugar ? (Sl 68:16)
No final, esses se mostram que não era maduros o suficiente para a escalada. Muitos achavam esses aptos, mas se mostraram fracos no final.
Mas o Senhor no mostra os requisitos para subir, um deles se chama “santificação”. A palavra do Senhor nos fala que será feliz (bem aventurado) aquele cujo o coração é limpo e puro (Mt 5:8). Coração limpo significa um coração que pertence a Deus, um coração que não está sujo pelo pecado.Que constantemente se arrepende quando erra, mas que não vive pecando.
Davi que era um homem segundo o coração de Deus disse: Senhor purifica-me com hissopo e ficarei limpo, lava-me e ficarei mais alvo que a neve e dai- me um coração puro e renova em mim espirito inabalavel.(Salmos 51:7;10). Buscar o Senhor em arrependimento e em santificação é um dos grandes trunfos para quem quer subir ao monte. A palavra diz que as mãos também deve estar limpas. Mãos limpas significam mãos desimpedidas para a escalada. Mãos que não são usadas para pecar (Mt 5:30), mas que são usadas para servir ,tanto ao Senhor como a seus irmãos, para orar e para louvar a Deus.(I Tm 2:8). A pureza das mãos significa justiça e retidão pelo qual o Senhor recompensará ante sua presença(Sl 18:20-24). Os que hão de habitar com Ele devem viver uma vida de integridade,de justiça e que de coração falem a verdade (Sl 15).
É isso é muito sério hoje, Moisés quando subiu ao monte foi advertido pelo Senhor (Ex 19:10) para que o povo se purificasse ,lavassem realmente suas vestes mas que nem sequer tocasse no monte do Senhor. Exigiu que o povo se santificasse, para não morrer.
Portando todo aquele que se achegar ao Senhor deve se purificar.
Achegai-vos a Deus e Ele vos achegará a vós outros. Purificai as mãos pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração.(Tg 4:8).
Quem é indeciso não deve subir ao monte, pois é necessário certeza. Ter uma mente dupla e inconstante, uma hora para Deus e outra para o mundo na sua vida, deve acima de tudo reconhecer que só existe um caminho, que leva ao monte. Ter certeza é ter fé.
Por isso outro requisito importante é a FÉ. Para subir ao monte é preciso ter FÉ. E FÉ é certeza das coisas que se esperam e convicção de fatos que não se veem.(Hb 11) É primordial que a pessoa que suba, tenha FÉ suficiente para enfrentar obstaculos como adversidades de ventos contrários, de fome , enfim de qualquer obstáculo natural e até sobrenatural na subida. Um dos principais obstáculos e inimigo nessa subida se chama Satanás. Uma vez o Diabo tentou o próprio Cristo, aproveitando-se da necessidade de Jesus. E isso não será diferente com você. Você deve estar preparado na subida ao Monte, para enfrentar este adversário. Ele fará de tudo que você desça e desista de ver a Deus e sua glória. Com suas mentiras ele tentará te iludir, pedirá que você se jogue do monte, oferecerá a glória do mundo, para que você não veja a glória de Deus. Você deve então ter fé, fundamentada na palavra de Deus. Sabendo que aquilo que o Senhor prometeu Ele há de cumprir. Não olhe para trás como fez a mulher de Ló. (Gn 19:26).
Não busque, nem direcione seus olhos para este mundo,nesta campina de iniquidade que é o mundo hoje, pois você morrerá. Se quiser preservar sua vida nesta terra (que a cada dia aumenta sua iniquidade como Sodoma e Gomorra) certamente irá perde-lá, mas se quiser perder aquilo que hoje aparantemente parece ser importante para você, você se salvará. (Lc 19:32-33).Você deve olhar para além do monte, buscar e pensar no alto (Cl 3:1-2), aonde o Senhor se encontra. Teus olhos deve estar direcionados ao cume do monte e você deve seguir para o alvo. Seguir para o alvo e ter CERTEZA que nada vai impedir de você alcançar a e ver a Glória de Deus. Uma vez o Senhor Jesus falou: Se creres verás a Glória de Deus (Jo 11:40)
Apesar do monte ser alto, ingrime e a caminhada ser difícil,a sua Fé fara com que você descanse.
Na subida ao Monte do Senhor, há momentos e estagios da subida que requer que você espere e descanse Nele. Muitos andam apressadamente, mas isso não fará que se chegue mais perto de Deus. A palavra diz que aqueles que “esperam” no Senhor, renovam as suas forças, sobem como asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam(Is 40:31). Subir nas asas do Senhor é chegar mais alto, mais além, mais perto Dele. É se refugiar na sombra e no escondeirijo de suas Asas(Sl 57:1; 61:4)
Quem sobe ao monte deve saber que existem momentos de descanso. Descanso não significa preguiça, nem se esconder de medo na caverna do monte como foi com Elias(I Rs 19:9), descanso significa segurança num Deus que te conduz e te protege até nos momentos que dormes(Sl 3:5). Há lugares na montanha onde a “frieza” do lugar nos paralisa, mas devemos ser peseverantes e prosseguir, pois o fogo do Seu Espirito deve estar sempre aceso em nós para que possamos proseguir apesar da frieza do lugar e também das pessoas daquele lugar. E mesmo que a caverna na montanha seja escura, a luz sempre iluminará as trevas. Muitos dos que sobem não sabem que possuem luz, por isso se perdem em meio a trevas.
Uma das armas para quem quer permanecer no monte é ficar em oração. Jesus subia sempre com seus discipulos no monte para orar. É importante que não cessem as orações dos santos , para que não cessem também na caminhada ante sua presença. Sempre quando subia ao monte para orar, o Senhor sempre dava a direção do próximo passo a seguir. Isso foi em todas as vezes, inclusive da última vez que subiu para orar. E foi ai que o Pai revelou o ultimo monte que iria estar nesta terra. O monte do sacrifício.
O último estágio para a caminhada ao Monte do Senhor, passa pelo monte do sacrífício. O sacríficio da carne. Uma vez o Senhor pediu um sacrificio para Abrãao, seu filho Isaque no monte, e este o fez, embora não se tenha consumado, pois um Cordeiro foi dado em sacrificio,em lugar de Isaque.
O sacríficio é uma renúncia de algo que é importante para nós. Pois da mesma forma que Abraão iria sacrificar o que era importante seu filho, o Senhor , nosso Deus, na verdade “sacrificou” seu Filho.
E este sacrificio foi um cordeiro chamado “Jesus”, sem mancha, sem mácula, sem pecado. E esta pequena renúncia que Ele nos pede, é tão pouco, dado ao real sacrificio que foi dado pelo Filho e Cordeiro de Deus. Quem quer seguir a Ele deve levar sua cruz.
Para subir ao monte do Senhor e ver Sua Presença e sua Glória, deve passar pelo altar de sacrificio da cruz. Abrãao aprendeu o que é negar-se a si mesmo. Ele não viu o sacrificio da cruz de Jesus, mas mostrou o temor a Deus em seu tempo. O sacríficio mostra o temor e a obediència a Deus. Abraão foi um exemplo de temor e obediência a Deus, quanto mais Jesus, que a si mesmo se negou. Não falo do sacrifício dito pelos homens que é religiosidade, mas o de aceitar o sacrifício de Cristo.

Parece loucura subir ao monte carregando uma cruz pesada, mas isso é necessário. Pois é na cruz que são tirados os fardos desnecessários da subida. É na cruz…que podemos chegar confiadamente. Foi pelo sangue na cruz do Cordeiro que as maldições são quebradas(Gl 3:13), que há remissão de pecados(Hb 9:22;I Pd 1:19). Não pense meu irmão que a cruz é um fardo pesado,pois este fardo já foi aliviado por Jesus. (Mt 11:28). Saiba que lá em cima do monte ainda existe uma cruz, que indica o mais de Deus, a Glória Dele. Devemos estar acima de tudo purificados e preparados para o terceiro dia, no sangue do Cordeiro, que dá acesso a árvore da vida e a entrada das portas da cidade(Ap 22:14).
Disse também o Senhor a Moisés: Vai ao povo e purifica-o hoje e amanhã. Lavem eles as suas vestes e estejam prontos ao terceiro dia;porque no terceiro dia o Senhor, á vista de todo povo, descerá o monte(Ex 19:10-11).

O Senhor advertiu de purificar e esperar.
Persevere meu amigo…
Não desista, não esmoreça. não olhe para trás ,vislumbre a promessa no alto do monte.Creia somente, pois estamos perto do nosso objetivo.
Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se.
E eis que venho em breve, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras.(AP 22:11-12)

Se creres verás a glória de Deus..(Joao 11:40)

Anderson Cassio de Oliveira
http://www.cassiooliv.wordpress.com

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

  1. Marcia Cunha disse:

    Boa tarde; a paz! Este seu texto, me edificou muito, quero ler varias x, para tirar o máximo de alimento possível. E quero compartilhar algo com vcs, Eu tive um sonho; e neste sonho, eu estava com meu esposo, na praia, na areia, e havia muitas pessoas, tanto na areia como no mar. A agua do mar estava com uma cor barrenta. Foi quando eu ouvi, alguém falando, que iria acontecer um grande terremoto, e que tudo ali iria ser arrastado pelas aguas, pq iria acontecer uma tissuname. Foi ai que eu chamei o meu esposo, e começamos a subir um grande monte. Começamos a subir, porem era uma montanha muito muito muito muito alta, e muito ingrime, difícil de subir. E nós íamos subindo, agarrados, a plantinhas, enfiando as mãos na terra, mesmo para ir escalando, pq era muito difícil subir. Quando estávamos quase chegando no topo, paramos e olhamos para baixo, foi quando avistamos de longe, que o terremoto havia acontecido, e que o mar estava destruindo tudo, e levando todas as pessoas, e a água do mar, era cor de barro. E na altura que eu e meu esposo estávamos, era bem alto, estávamos bem protegidos, então continuamos subindo, e chegamos no topo. Quando chegamos la cima, avistamos varias pessoas, e muitas crianças, que vieram correndo em nossa direção, para nos abraçar. As pessoas estavam felizes, inclusive meus filhos estavam no meio destas pessoas. La no topo, era tudo plano. E foi ai que acordei!!! Me identifiquei muito com seu texto por causa do sonho que tive.

    1. Querida Márcia.. muito forte esse sonho, acredito que é um chamado para cuidar de vidas,pastoral mesmo, espiritualmente falando.. inclusive com os da sua própria casa..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s