Quem subirá ao monte do Senhor ?


comcristo20070706153649
Quem subirá o monte do Senhor ?

Quem subirá o monte do Senhor ? Quem subirá no Monte do Senhor?
Quem há de permanecer no seu santo lugar ?
O que é limpo de mãos e puro de coração,que não entrega sua alma à falsidade,nem jura dolosamente.
(Sl 24:3-4)
Sabe queridos, analizando muitos textos da palavra, pude perceber que não é qualquer um que pode chegar ao LUGAR AONDE O SENHOR habita. Precisamos de algo mais para subir.
Muitos podem querer subir ao Monte,querer ver a Glória de Deus, mas como diz essa palavra,
” Quem há de “permanecer” ?”
Hoje na vida cristã muitos querem subir, mas alguns querer fazer atalhos, que muitas vezes são perigosos,que não levam a lugar nenhum, senão a morte.
Hoje existe muitas “estratégias” para subir ao monte que levam a Glória de Deus, no começo é mais fácil de subir em grupos, em unidade, até o momento certo de subir por conta, mas o ser humano gosta de conquista individual e vanglória, e as vezes se precipita nesse caminho.
Por “achar” pelo sua sabedoria que esse é o “caminho de Deus” muitos não permanecem e despencam na subida. Para subir precisamos estar equipados para os desafios do Monte. Apesar de muitas estratégias, muitos que sobem não estão equipados.
Eles “caem” e por não ter o mínimo de “equipamento” necessário para subir, acabam descendo até o nivel da terra e do mundo, mas continuam querendo chegar ao Monte do Senhor . Se não bastasse isso, ainda induzem outros a subirem nos mesmos caminhos e atalhos errados que cairam. Um caminho que se chama apostasia.

Muitas vezes levam consigo peso desnecessário, peso de “equipamentos inúteis”, que mais adiante virão que só dificultaram a sua subida. Peso de pecado e de jugo, peso de doutrinas, de heresias e de tantas coisas.
Esses são muitas vezes aqueles “aventureiros” da fé, que distorcem a doutrina do Senhor com heresias, indo pelos “seus caminhos” e “atalhos inúteis”. Como muitos sobem ao monte do Senhor, eles se misturam e se “parecem” com os demais que estão subindo ao monte, mas essa aparência é enganadora. Querem ver a Glória de Deus, buscam a Glória de Deus, mas não tem o mínimo de requisito pra subir.
Outras pessoas sobem, mas por não resistir a tribulações ou mesmo por não se encontrarem aptos a subir quando caem, levam outros consigo. É triste ver uma pessoa que tem potencialidade e vigor para subir ao monte e ver a Glória de Deus, cair , porque não teve a noção que nessa subida em alguns caminhos é necessário estar só.
Muitos desses que caem são advertidos por outros , que estão tendo bom êxito na subida em direção ao lugar do Senhor, mas as iniquidades, a hipocrisia e orgulho desta pessoa , acabam levando por um caminho que não é o correto. Mas mesmo assim acham que este caminho é o certo.(Pv 16:25).
É necessário parar e refletir que se o caminho que estava andando, era o certo. É necessário olhar para o céu , para o alto, para a nuvem, que é a bússola do Senhor para ver se o caminho é o correto.(Ex 13:21. Cl 3:1) Como é triste ver uma pessoa desorientada em seus caminhos, que nunca buscou a direção do Senhor, pois quem sabe onde habita senão o próprio proprietário do lugar ? (Sl 68:16)
No final, esses se mostram que não era maduros o suficiente para a escalada. Muitos achavam esses aptos, mas se mostraram fracos no final.
Mas o Senhor no mostra os requisitos para subir, um deles se chama “santificação”. A palavra do Senhor nos fala que será feliz (bem aventurado) aquele cujo o coração é limpo e puro (Mt 5:8). Coração limpo significa um coração que pertence a Deus, um coração que não está sujo pelo pecado.Que constantemente se arrepende quando erra, mas que não vive pecando.
Davi que era um homem segundo o coração de Deus disse: Senhor purifica-me com hissopo e ficarei limpo, lava-me e ficarei mais alvo que a neve e dai- me um coração puro e renova em mim espirito inabalavel.(Salmos 51:7;10). Buscar o Senhor em arrependimento e em santificação é um dos grandes trunfos para quem quer subir ao monte. A palavra diz que as mãos também deve estar limpas. Mãos limpas significam mãos desimpedidas para a escalada. Mãos que não são usadas para pecar (Mt 5:30), mas que são usadas para servir ,tanto ao Senhor como a seus irmãos, para orar e para louvar a Deus.(I Tm 2:8). A pureza das mãos significa justiça e retidão pelo qual o Senhor recompensará ante sua presença(Sl 18:20-24). Os que hão de habitar com Ele devem viver uma vida de integridade,de justiça e que de coração falem a verdade (Sl 15).
É isso é muito sério hoje, Moisés quando subiu ao monte foi advertido pelo Senhor (Ex 19:10) para que o povo se purificasse ,lavassem realmente suas vestes mas que nem sequer tocasse no monte do Senhor. Exigiu que o povo se santificasse, para não morrer.
Portando todo aquele que se achegar ao Senhor deve se purificar.
Achegai-vos a Deus e Ele vos achegará a vós outros. Purificai as mãos pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração.(Tg 4:8).
Quem é indeciso não deve subir ao monte, pois é necessário certeza. Ter uma mente dupla e inconstante, uma hora para Deus e outra para o mundo na sua vida, deve acima de tudo reconhecer que só existe um caminho, que leva ao monte. Ter certeza é ter fé.
Por isso outro requisito importante é a FÉ. Para subir ao monte é preciso ter FÉ. E FÉ é certeza das coisas que se esperam e convicção de fatos que não se veem.(Hb 11) É primordial que a pessoa que suba, tenha FÉ suficiente para enfrentar obstaculos como adversidades de ventos contrários, de fome , enfim de qualquer obstáculo natural e até sobrenatural na subida. Um dos principais obstáculos e inimigo nessa subida se chama Satanás. Uma vez o Diabo tentou o próprio Cristo, aproveitando-se da necessidade de Jesus. E isso não será diferente com você. Você deve estar preparado na subida ao Monte, para enfrentar este adversário. Ele fará de tudo que você desça e desista de ver a Deus e sua glória. Com suas mentiras ele tentará te iludir, pedirá que você se jogue do monte, oferecerá a glória do mundo, para que você não veja a glória de Deus. Você deve então ter fé, fundamentada na palavra de Deus. Sabendo que aquilo que o Senhor prometeu Ele há de cumprir. Não olhe para trás como fez a mulher de Ló. (Gn 19:26).
Não busque, nem direcione seus olhos para este mundo,nesta campina de iniquidade que é o mundo hoje, pois você morrerá. Se quiser preservar sua vida nesta terra (que a cada dia aumenta sua iniquidade como Sodoma e Gomorra) certamente irá perde-lá, mas se quiser perder aquilo que hoje aparantemente parece ser importante para você, você se salvará. (Lc 19:32-33).Você deve olhar para além do monte, buscar e pensar no alto (Cl 3:1-2), aonde o Senhor se encontra. Teus olhos deve estar direcionados ao cume do monte e você deve seguir para o alvo. Seguir para o alvo e ter CERTEZA que nada vai impedir de você alcançar a e ver a Glória de Deus. Uma vez o Senhor Jesus falou: Se creres verás a Glória de Deus (Jo 11:40)
Apesar do monte ser alto, ingrime e a caminhada ser difícil,a sua Fé fara com que você descanse.
Na subida ao Monte do Senhor, há momentos e estagios da subida que requer que você espere e descanse Nele. Muitos andam apressadamente, mas isso não fará que se chegue mais perto de Deus. A palavra diz que aqueles que “esperam” no Senhor, renovam as suas forças, sobem como asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam(Is 40:31). Subir nas asas do Senhor é chegar mais alto, mais além, mais perto Dele. É se refugiar na sombra e no escondeirijo de suas Asas(Sl 57:1; 61:4)
Quem sobe ao monte deve saber que existem momentos de descanso. Descanso não significa preguiça, nem se esconder de medo na caverna do monte como foi com Elias(I Rs 19:9), descanso significa segurança num Deus que te conduz e te protege até nos momentos que dormes(Sl 3:5). Há lugares na montanha onde a “frieza” do lugar nos paralisa, mas devemos ser peseverantes e prosseguir, pois o fogo do Seu Espirito deve estar sempre aceso em nós para que possamos proseguir apesar da frieza do lugar e também das pessoas daquele lugar. E mesmo que a caverna na montanha seja escura, a luz sempre iluminará as trevas. Muitos dos que sobem não sabem que possuem luz, por isso se perdem em meio a trevas.
Uma das armas para quem quer permanecer no monte é ficar em oração. Jesus subia sempre com seus discipulos no monte para orar. É importante que não cessem as orações dos santos , para que não cessem também na caminhada ante sua presença. Sempre quando subia ao monte para orar, o Senhor sempre dava a direção do próximo passo a seguir. Isso foi em todas as vezes, inclusive da última vez que subiu para orar. E foi ai que o Pai revelou o ultimo monte que iria estar nesta terra. O monte do sacrifício.
O último estágio para a caminhada ao Monte do Senhor, passa pelo monte do sacrífício. O sacríficio da carne. Uma vez o Senhor pediu um sacrificio para Abrãao, seu filho Isaque no monte, e este o fez, embora não se tenha consumado, pois um Cordeiro foi dado em sacrificio,em lugar de Isaque.
O sacríficio é uma renúncia de algo que é importante para nós. Pois da mesma forma que Abraão iria sacrificar o que era importante seu filho, o Senhor , nosso Deus, na verdade “sacrificou” seu Filho.
E este sacrificio foi um cordeiro chamado “Jesus”, sem mancha, sem mácula, sem pecado. E esta pequena renúncia que Ele nos pede, é tão pouco, dado ao real sacrificio que foi dado pelo Filho e Cordeiro de Deus. Quem quer seguir a Ele deve levar sua cruz.
Para subir ao monte do Senhor e ver Sua Presença e sua Glória, deve passar pelo altar de sacrificio da cruz. Abrãao aprendeu o que é negar-se a si mesmo. Ele não viu o sacrificio da cruz de Jesus, mas mostrou o temor a Deus em seu tempo. O sacríficio mostra o temor e a obediència a Deus. Abraão foi um exemplo de temor e obediência a Deus, quanto mais Jesus, que a si mesmo se negou. Não falo do sacrifício dito pelos homens que é religiosidade, mas o de aceitar o sacrifício de Cristo.

Parece loucura subir ao monte carregando uma cruz pesada, mas isso é necessário. Pois é na cruz que são tirados os fardos desnecessários da subida. É na cruz…que podemos chegar confiadamente. Foi pelo sangue na cruz do Cordeiro que as maldições são quebradas(Gl 3:13), que há remissão de pecados(Hb 9:22;I Pd 1:19). Não pense meu irmão que a cruz é um fardo pesado,pois este fardo já foi aliviado por Jesus. (Mt 11:28). Saiba que lá em cima do monte ainda existe uma cruz, que indica o mais de Deus, a Glória Dele. Devemos estar acima de tudo purificados e preparados para o terceiro dia, no sangue do Cordeiro, que dá acesso a árvore da vida e a entrada das portas da cidade(Ap 22:14).
Disse também o Senhor a Moisés: Vai ao povo e purifica-o hoje e amanhã. Lavem eles as suas vestes e estejam prontos ao terceiro dia;porque no terceiro dia o Senhor, á vista de todo povo, descerá o monte(Ex 19:10-11).

O Senhor advertiu de purificar e esperar.
Persevere meu amigo…
Não desista, não esmoreça. não olhe para trás ,vislumbre a promessa no alto do monte.Creia somente, pois estamos perto do nosso objetivo.
Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se.
E eis que venho em breve, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras.(AP 22:11-12)

Se creres verás a glória de Deus..(Joao 11:40)

Anderson Cassio de Oliveira
http://www.cassiooliv.wordpress.com

Anúncios

3 comentários Adicione o seu

  1. Marcia Cunha disse:

    Boa tarde; a paz! Este seu texto, me edificou muito, quero ler varias x, para tirar o máximo de alimento possível. E quero compartilhar algo com vcs, Eu tive um sonho; e neste sonho, eu estava com meu esposo, na praia, na areia, e havia muitas pessoas, tanto na areia como no mar. A agua do mar estava com uma cor barrenta. Foi quando eu ouvi, alguém falando, que iria acontecer um grande terremoto, e que tudo ali iria ser arrastado pelas aguas, pq iria acontecer uma tissuname. Foi ai que eu chamei o meu esposo, e começamos a subir um grande monte. Começamos a subir, porem era uma montanha muito muito muito muito alta, e muito ingrime, difícil de subir. E nós íamos subindo, agarrados, a plantinhas, enfiando as mãos na terra, mesmo para ir escalando, pq era muito difícil subir. Quando estávamos quase chegando no topo, paramos e olhamos para baixo, foi quando avistamos de longe, que o terremoto havia acontecido, e que o mar estava destruindo tudo, e levando todas as pessoas, e a água do mar, era cor de barro. E na altura que eu e meu esposo estávamos, era bem alto, estávamos bem protegidos, então continuamos subindo, e chegamos no topo. Quando chegamos la cima, avistamos varias pessoas, e muitas crianças, que vieram correndo em nossa direção, para nos abraçar. As pessoas estavam felizes, inclusive meus filhos estavam no meio destas pessoas. La no topo, era tudo plano. E foi ai que acordei!!! Me identifiquei muito com seu texto por causa do sonho que tive.

    1. Querida Márcia.. muito forte esse sonho, acredito que é um chamado para cuidar de vidas,pastoral mesmo, espiritualmente falando.. inclusive com os da sua própria casa..

  2. Silas dos Santos Melo disse:

    Glória a Deus fico feliz pois o Senhor Jesus nos revela que não estamos só nessa caminhada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.