NÃO MORREREI, ANTES VIVEREI


contarei

Não morrerei; antes viverei e contarei as obras do Senhor” (Sl 118:17).

Naqueles dias, Ezequias adoeceu duma enfermidade mortal, veio ter com ele o profeta Isaías, filho de Amoz e lhe disse: “Assim diz o Senhor, põe em ordem tua casa, porque morrerás e não viverás (II Rs 20:1)

Sabe. Se olharmos este texto isoladamente, podemos ter a visão de um Deus julgador em extremo, insensível e punidor. E para muitos que não conhecem o Senhor, esta imagem foi a imagem de Deus que lhes foi passada. Muitos não entendem os propósitos de Deus na vida de um homem, nem o próprio homem.

Muitos propósitos há no coração do homem, mas o desígnio do Senhor permanecerá. (Pv 19:21).

Porque para todo propósito há tempo e modo;porquanto é grande o mal que pesa sobre o homem (Pv 8:6)

Mesmo quando sentenças de morte são proferidas sobre a nossa vida (vindas do próprio Deus, de Satanás e de nossos inimigos)o Senhor segundo a Sua vontade e nossa ação pode mudar a sorte e reverter o quadro desfavorável.
Se vermos o contexto da história de Ezequias podemos ter uma nova visão de Deus e tirar algumas lições para a nossa vida diária.
Dentre essas lições que podemos citar é:

1) Para Deus tudo vem para um fim proveitoso (apesar das provações) – Mesmo quando recebemos uma notícia como esta de doença mortal. Muitas vezes não entendemos os porquês. Por que aconteceu isso comigo? Por que o Senhor que tirar a minha vida ? Por que Ele não me cura? (Jr 14:19). Mas nós nunca perguntamos: Aonde o Senhor quer chegar com esta situação? Qual será o propósito de Deus nisso ? O que Ele quer me mostrar com isso? Ezequias apesar de ser um homem reto perante Deus(II Rs 29:2) um rei adorador e temente a Deus (II Cr 29:29)se tornara orgulhoso por suas riquezas (Is 39:2).
Diz a palavra que seu coração se exaltou diante dos benefícios que Deus lhe fizera (2 Cr 32:25). Apesar de como rei ter restabelecido o culto a Deus (II Cr 29:20), Ezequias deixou que o orgulho lhe subisse a cabeça.
Creio que para muitos cujo o orgulho já subiu a cabeça, só uma notícia que envolva “ vida” e “morte”, poderá tornar sensível a buscar e voltar a Deus. Muitas vezes a dor e o fundo do poço faz com que muitos se acheguem a luz. Onde o “eu” não mais resolve e sim o Senhor.
E foi o que aconteceu com Ezequias que apesar de temer a Deus, o Senhor precisou levar um “temor de morte” para que ele enxergasse a sua situação espiritual e para que o Senhor o conduzisse ao Seu propósito. Mesmo diante da morte ,em todo propósito de Deus existe um fim proveitoso.

Um outro exemplo disso, podemos citar a vida de Jó. Jó foi acometido de tumores malignos(Jó 2:7), passou por aflições (Jó 16:6-7). Jó não entendia os porquês de Deus (Jó 3:11-12). Jó não entendia sua situação (Jó 23:3) não sabia o motivo de tudo aquilo. Mas Jó confiava em Deus e sabia que o caminho dele estava na mãos de Deus (Jó 23:10), embora não conseguisse ver a Deus (Jó 23;8-9). E por confiar em Deus é que a vida de Jó mudou. Ao final de tudo aquilo que passou e o propósito de Deus realizado qual foi a declaração de Jó:

Bem sei que que tudo podes e nenhum dos teus planos podem ser frustrados. Na verdade falei o que não entendia.
Eu te ouvia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem. (Jó 42:2-3;5).

Vemos que o Senhor queria se revelar a Jó, revelar sua face, para que aquele servo pudesse vê-lo E aconteceu que a credibilidade de Jó aumentou diante de Deus a tal ponto que sua intercessão a favor de seus amigos néscios acabou sendo aceita por Deus. (Jó 42:8-9).

Diz a palavra de Deus:

Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por várias provações, sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança;e a perseverança tenha a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma.(Tg 1:2-4)

2) O Poder da Súplica – Outra lição que podemos tirar da doença de Ezequias para nossa vida é PODER DA SÚPLICA. (oração com instância e humildade). Diz a palavra que devemos orar em todo tempo com orações e súplicas “no “Espírito, vigiando e “perseverando” por todos os santos (Ef 6:18).

Quando Ezequias recebeu do profeta Isaías a noticia que iria morrer o que Ele fez ? Será que saiu desesperado,procurando precipitar a morte ? Será que procurou colocar a culpa nos homens ou em Deus ? Não. Ezequias virou os rosto para a parede e orou a Deus (II Rs 20:2). Orou justificando-se ao Senhor, se quebrantando na presença de Deus. A palavra diz que ele chorou muito. Sabemos que sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado e coração compungido e contrito pelo qual o Senhor não desprezarás (Sl 51:17). E realmente o Senhor não desprezou e antes mesmo do profeta ter saído do pátio, o Senhor respondeu a oração de Ezequias tendo o sarado e acrescentando-lhe 15 anos.

A intimidade dele com o Senhor não ajudou a se desvencilhar de seu orgulho, pois mesmo após ser curado, procurou mostrar ao rei da Babilônia todos o seu tesouros(II Rs 20:12-13). O desígnio de Deus na vida de Ezequias era tratar seu orgulho, para que a dependência fosse totalmente do Senhor e não das riquezas.
Apesar disso, Ezequias foi exemplo por sua oração a Deus em meio a angústia.
Ezequias intercedeu por sua vida, mesmo diante de uma notícia desfavorável a seu respeito, vinda de um homem de Deus.
Imagine se isso acontecesse com você ? E se Deus usasse um homem de Deus para dizer que você iria morrer ? Ezequias não perdeu tempo pedindo conselhos, ele orou de todo o coração. E nós somos achados por Deus quando oramos assim. O Senhor pode mudar a qualquer momento a nossa sorte(Jr 29:11-14).
Podemos ver o propósito de Deus diante de circunstâncias desfavoráveis quando oramos de todo o nosso coração, e isso faz mudar a sorte de nossas vidas e até de uma nação inteira. O Senhor pode revogar qualquer decreto contrário a nosso respeito e de nossos irmãos, quando obtemos o favor do Rei.

O FAVOR DO REI PODE MUDAR A SORTE

Um exemplo de oração e favor do Rei em meio a sentença de morte , aconteceu no livro de Ester. Um decreto foi proferido contra Mordecai, pois este não se inclinava a Hamã, (príncipe do rei Assuero). E Hamã sabendo que se somente atingisse Mordecai de nada adiantaria , resolveu decretar a morte dos judeus .(Et 3:8-9)
Exercendo plenos poderes de rei (Et 3:10-11) Hamã teve autoridade outorgada pelo rei Assuero quando este recebeu do rei o anel que selava os decretos. O rei era tido como Deus pelos seus súditos e quando uma lei era decretada , não se revogava (Et 8:8). Cartas seladas com o decreto do rei foram enviadas as províncias, para que destruíssem, matassem e lançassem a perder todos os judeus, do mais velho ao mais novo (Et 3:13), através disso uma enorme tristeza abateu os judeus.(Et 4:3). Quando Mordecai soube do decreto contra os judeus , clamou a plenos pulmões, pelo meio da cidade, até entrar pelas portas do rei e foi intenso seu clamor (Et 4:1-2). A lição que podemos tirar nesse caso é o poder da oração do justo:

3) PODER DA ORAÇÃO DO JUSTO –  PODER DA ORAÇÃO DO JUSTO e quão muito é a sua eficácia (Pv 15:8; Tg 5:16). Mordecai era justo e mostrara sua justiça quando denunciou a conspiração contra o rei Assuero e confiava que o seu Senhor poderia mudar o quadro de seu povo.
Ester por sua vez sabia que para obter o favor do rei era preciso que um outro Rei(muito maior) tocasse a vida do líder da Pérsia para que um milagre acontecesse e mudasse a sorte de seu povo. Ester ao saber do decreto resolveu traçar uma estratégia espiritual através de mais um princípio: PODER DA ORAÇÃO INTERCESSÓRIA.

4) PODER DA ORAÇÃO INTERCESSÓRIA– Ela resolveu jejuar com suas moças(Et 4:16), para que no tempo certo se apresentasse diante do Rei.(Et 4:16). Resolveu jejuar por 3 dias, para que se encontrasse com o rei ao terceiro dia. Antigamente a única forma que uma pessoa poderia obter o favor do rei era se ele estendesse seu cetro de ouro na direção do pedinte para que vivesse (Et 4:11). Ester sabia disso, foi então que ela recorreu ao um REI MAIOR, Rei da Glória (Sl 24:7-10)que tem no seu manto e na sua coxa, inscrito Rei dos Reis (Ap 19:16) constituído por Deus que com cetro de ferro regerás todas as nações da terra (Sl 2:6;9;Ap 12:5). Ela sabia que se esse Rei estendesse seu cetro de justiça sobre ela a sua causa seria ouvida e o decreto será revogado.
Seu pedido ao Rei foi simples e direto: Um banquete para ao rei na presença do seu adversário. Enquanto o adversário se exaltava (Et 5:11) o Senhor preparava o banquete de Ester.

Aleluia !!!

E Deus preparou um banquete e Hamã foi desmascarado.(Et 7:1-10).

Amados,quando agimos em sinceridade com Deus, muitas vezes reconhecendo nossa fraqueza diante das circunstâncias da vida, mas reconhecendo a força do Senhor, o Senhor prepara uma mesa na presença dos nossos adversários (Sl 23:5).

Nós achamos favor diante de Deus e essa graça nos basta.Quando nós não depositamos nossa fé em nós mesmos, somos alcançados pela Graça, somos alcançados pelo favor de Deus, o favor do Rei. O apóstolo Paulo também soube disso quando o Senhor lhe falou: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo (II Cor 12:9).

Da história de Ester podemos tirar outras lições tremendas para uma oração respondida:

5) Humildade e Quebrantamento: Tanto Ester e Mordecai não tentaram solucionar o problema com suas próprias forças, eles reconheceram o poder de Deus. Se humilharmos ante a presença de Deus, o Senhor verá e ouvirá nossa oração(II Cr 7:14-15). Humildade, sinceridade quebrantamento e arrependimento são as chaves para uma oração respondida. Daniel diz que ao Senhor pertence a justiça, mas a nós o corar de vergonha (Dn 9:7-8). Apesar de Ester e Mordecai não terem pecado eles sentiram o peso do pecado do povo. Um peso muito maior que este foi carregado pelo nosso Senhor Jesus naquela cruz. Ele mesmo intercedeu por nós naquela cruz dizendo: Pai perdoa-lhes, eles não sabem o que fazem (Lc 23:34) E Jesus é nosso maior exemplo de humildade.

6) Petição Sincera e sábia : Ela pediu. Parece absurdo dizer isso , mas muitos crentes querem que Deus faça algo sem pedir a Ele (Jo 16:24;Tg 4:2). Muitos não recebem porque não pedem. O mais engraçado é que muitos reclamam de Deus por algo que não foi pedido. Como você receberá algo pelo qual não pediu. O que aconteceria com o povo judeu se Ester e Mordecai não tivessem recorrido a Deus. Deus conhece sua necessidade, mas quer saber o quanto aquilo é importante para você. Ele conhece a nossa natureza e sabe que aquilo que realmente necessitamos, nós corremos atrás. E nosso Pai não quer nos mimar, dando tudo que pedimos, mas somente aquilo que precisamos realmente. Nem tudo que imaginamos ser necessário é para Deus.
O favor o Rei não virá do que você pede, mas como você pede. A palavra do Senhor diz que não recebemos porque pedimos mal para nosso próprio interesse (Tg 4:3). O favor do rei não virá do que você pede, mas como você pede. Ester tratou com sabedoria o rei Assuero, aproveitando a oportunidade dada. A palavra diz que devemos nos portar com sabedoria para os que são de fora, aproveitando as oportunidades que o Senhor nos dá, sendo nossa palavra agradável, para saberdes como deveis responder a cada um (Cl 4:5-6). Alguns crentes querem “meter fogo em tudo” (principalmente nos ímpios) e acabam se queimando com isso. Por isso muitos não recebem. Se pedirmos sabedoria ele nos dará, mas será para aqueles que são retos diante Dele (Pv 2:6-10). Ele nos dará sabedoria se tivermos fé em nada duvidando(Tg 1:5-6). Um outro exemplo de sabedoria foi a Daniel ante ao rei Nabucodonozor (Dn 4). Quando oramos e agimos com sabedoria até os ímpios reconhecem nosso Deus e nos coloca em posições de autoridade (Et 9:29;10 ) (Dn 4:34-37;5:29)
Temos que pedir sabedoria ao Espírito Santo para que possamos ser ouvidos pelo Rei.
É o Espírito Santo que intercede por nós ao Rei. Nosso Deus nos pergunta: Qual será sua petição : Qual seu desejo: (Et 5:3;6)

7) A importância da intercessão do Espírito: Além da nossa intercessão existe uma outra “semelhantemente” a essa que é a intercessão do Espírito. Foi por ela que Ester obteve o favor do Rei. Também o Espírito, semelhantemente nos assiste em nossa franqueza, porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos. (Rm 8:26). Peça ao Espírito Santo de Deus , o Consolador, que seja manifesta nossas iniquidade e faça vir juízo sobre sua vida, fazendo lembrar de seus pecados(Jo 16:8) ou de seu povo. Sabemos que as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e vosso Deus e que se não confessarmos , Ele não nos ouvirá (Is 59:3), mas se confessarmos Ele é fiel e justo para nos perdoar de todo pecado (Sl 32:5; I Jo 1:9).

8) Perseverança: Ester perseverou até ver seu pedido concretizado. O Senhor mais do que ninguém sabe o que você necessita(Mt 6:8). Muitas vezes pedimos e esquecemos logo o que pedimos. Devemos perseverar e vigiar até ver nossa oração respondida(Cl 4:2) nem que para isso precise esperar dias, meses ou até anos. O profeta Daniel nos mostrou isso quando orou por 21 dias (Dn 10:13). Ainda que o inimigo queira desanimar, a resposta final vem do Senhor (Pv 16:1), quando esperamos confiantemente Nele (Sl 40:1).

9) Dar graças a Deus – A última lição é dar graças ao Senhor por tudo que tem feito e pela “graça” alcançada.. Agradecer a Deus pela resposta de oração, pelo livramento alcançado, pela cura efetuada. Até hoje os judeus comemoram o PURIM, onde o Senhor mudou a sorte daquele povo. O purim é mais que uma festa religiosa, mas um agradecimento do povo ao Senhor, pelo livramento, pelos milagres e maravilhas que Deus fez. Aliás, as festas judaicas em sua maioria tem como significado simbólico a gratidão do povo aos benefícios de Deus, pois são festas de “ações de graças” ao Senhor. Certa vez Jesus entrou num povoado, dez leprosos vieram ao seu encontro clamando por seu nome. Diz a palavra de Deus que enquanto iam a caminho mostrar aos sacerdotes, iam sendo purificados(Lc 17:14). Porém, diz que daqueles dez leprosos, apenas um, justamente um samaritano, veio aos seus pés lhe agradecer. (Lc 17:15-17). Muitos cristãos são como aqueles 9 leprosos que esqueceram de agradecer a Deus. E importante que saibamos reconhecer os benefícios que o Senhor tem nos feito. (Sl 103:1-2)
Temos que ter um coração grato como Davi ,que dizia em muito de seus salmos “dar graças” ao Senhor. No salmos 92 diz que é bom render graças (louvar) ao Senhor, porque Ele é bom. (Sl 107:1-2; 136:1-3). Devemos, portanto, ter gratidão para com Deus em “todo tempo”. Paulo aos Tessalonicenses diz:
Em tudo dai graças. (1 Tes. 5:18.).

Amados, nosso Deus pode mudar a sorte . Nós não somos diferentes de um rei (Ezequias), de uma rainha (Ester), de um profeta (Daniel ) e de um servo (Jó). A história deles nos incita a orarmos até alcançarmos a benção. A questão é:

Queridos, quando a morte esta às portas e nos assola, o que fazemos ?
Quando vem a escuridão sobre nossas vidas temos recorridos a luz ?
O que temos feito para revogar decretos de morte que são lançados sobre nossas vidas ?
Será que muitas vezes não temos nos conformado com a situação que atravessamos ?

A verdade é que o fatalismo tem invadido nossas vidas e o conformismo nossas mentes. Quando não agimos pela fé deixamos a sorte ao inimigo e não a Deus e é por isso que temos sofrido tanto. Remova então a pedra do orgulho próprio, da auto suficiência e auto comiseração. O Senhor não te chamou para a morte, mas para vida. Muitas vezes nossas enfermidades não são para morte, e sim para a Glória de Deus para que o filho seja glorificado. (Jo 11:4), mas insistimos em ver as circunstâncias desfavoráveis.(Jo 11:32). Não é a presença de Jesus que fará diferença, mas a Fé nele. (Mt 8:8).

Jesus não apenas ressuscitou , mas ele é a própria ressurreição : “Quem crer em mim ainda que morra , viverá” (Jo 11:25)

Nosso Deus pode revogar decretos de morte e mudar a nossa sorte e transformar nosso pranto em festa e nossa tristeza em alegria. (Sl 30), Como na festa do Purim (festa das sortes), Deus pode revogar um decreto de morte e mudar a sua sorte hoje mesmo, basta você crer e pedir. Mas para que isso ocorra, devemos deixar de fazer festa naquilo que é para corarmos de vergonha e deixamos de alegrarmos com a fatalidade que nos assola. A palavra do Senhor diz:

Afligi-vos, lamentai e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria, em tristeza.
Humilhai-vos na presença do Senhor e Ele vos exaltará. (Tg 4:9-10).

Só assim você verá Deus mudando quadro, a história de sua vida, Ao final veremos que o vale da sombra da morte passou(Sl 23:4) , a nossa confiança no Senhor aumentou (Sl 125) e passamos a estar eternamente em vida com Ele no cume dos montes(Is 2:2), no Seu esconderijo, descansando agora debaixo de Sua sombra poderosa (Sl 91:1). Profetiza ,então, amado sobre os ossos secos e a carne virá, profetiza filhos sobre o espírito e a vida voltará (Ez 37:8-10).
A morte não terá mais poder e domínio sobre sua vida, sua descendência e sua nação, pois você obteve o favor do Rei e isso servirá de testemunho para outras gerações.

Então não perca tempo e hoje mesmo clame com fé ao Senhor :

Jesus, Filho de Davi
Tem compaixão de mim
Não morrerei , mas em teu nome viverei
E tuas obras eu contarei

Disse o Senhor:
Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra viverá. E todo que vive e crê em mim não morrerá eternamente.

Crês isto ?( Jo 11:25-26) Se creres verá a Glória de Deus (Jo 11: 40)

Porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos estabelecerei a vossa própria terra.
Então sabereis que Eu, o Senhor, disse isto e o fiz, diz o Senhor. (Ez 37: 14)

Saiba, meu amigo que não morrerás, mas se creres em Deus , Bendito serás !

Anúncios

Sobre Anderson Cássio de Oliveira

Líder do ministério Missão Com Cristo, avivalista apologético, trabalha principalmente com ensino, discipulado e serviço cristão, voltados a levar a Igreja do Senhor a um avivamento genuíno (com base nas Escrituras). Administrador do blog de missões - Chamado para as Nações.
Esse post foi publicado em artigos e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s