Humildade ou vanglória ? Qual seu ministério ?


humildade

Amados, vou falar sobre humildade..e vanglória e talvez essa palavra mexa com algumas pessoas e muitas se sintam afetadas com isso que vou escrever. Mas o objetivo da palavra de Deus é essa, “confrontar-nos” a nossa realidade entre o que realmente é humildade e o que é vanglória e espero que o Espírito Santo toque alguns corações.


Humildade

Humildade é virtude que nos dá o sentimento de nossa fraqueza, modéstia e submissão a Deus. Ser humilde é servir sem esperar qualquer recompensa ou reconhecimento humano.
Humildade é a principal  virtude de um verdadeiro servo.

Exemplos de Humildade:

Humildade de Davi: O rei Davi era humilde em reconhecer que apesar de ter o poder de rei, havia por trás dele um Deus que tudo podia fazer.

Davi certa vez declarou:

Porque quem sou eu, e quem é o meu povo, para que pudéssemos oferecer voluntariamente coisas semelhantes? Porque tudo vem de ti, e do que é teu to damos.(1 Crônicas 29:14).

Humildade de João Batista: João Batista foi um dos maiores profetas de Israel.
A palavra de Deus diz:

E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no reino de Deus é maior do que ele.( Lucas 7:28)

Mesmo sendo um dos maiores profetas, João não buscou ter “reconhecimento de profeta”, antes se humilhou diante Daquele que viria, conforme está escrito lo livro de  Joã0:

Este é aquele que vem após mim, que é antes de mim, do qual eu não sou digno de desatar a correia da alparca. João 1:27

É necessário que ele cresça e que eu diminua.(João 3:30)

Humildade de Paulo:  O apóstolo Paulo se considerava o menor de todos os apóstolos, indigno de ser chamado desta maneira, pois perseguiu a Igreja de deus (Ef 3:20; 1 Cor 15:8).  Também no final de sua vida se considerava o principal dos pecadores. (1 Tm 1:15).

Que exemplo desse personagens bíblicos aos “homens de Deus”da atualidade que na maioria vivem na auto-suficiência de suas vidas, buscando reconhecimento humano e que “fazem biquinho” se não lhe chamam por seus títulos  e funções.

 


Vanglória

Vanglória é uma presunção infundada, jactância, vaidade(ostentação, orgulho), arrogância, ou seja, um altíssimo conceito de si mesmo,promoção de si, auto-engrandecimento.

Se é preciso gloriar-me, gloriar-me-ei no que diz respeito à minha fraqueza(II Coríntios 11:30)

Cada vez que leio as cartas do Apóstolo Paulo, eu tenho a sensação que além de uma carta de exortação a igreja também é uma carta profética. Quando Paulo escreveu estes versículos acima, Paulo referia-se a a alguns que se auto denominam APÓSTOLOS.

Diante da apostasia de nossos dias e de um evangelho a cada dia mais “terreno”, podemos dizer que muitos líderes receberão o galardão aqui mesmo. Embora pregando Cristo, muitos tem se preocupado com o sucesso do seu ministério, do que do ministério de Cristo. Muitos não estão pregando mais a cruz, mas a Lei. Estão esquecendo a simplicidade do evangelho e pregando o que pensam.

Nunca se viu tanto a exaltação do homem, num púlpito. Nunca se viu tanta promoção de si. Uma vez vi num cartão de ministro,o seguinte: pastor, teólogo, conferencista “internacional” e etc..

Paulo escreve:

Mas temo que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos entendimentos e se apartem da simplicidade e da pureza que há em Cristo. (2 Cor 11:3)

Infelizmente a referência que temos hoje para simplicidade e pureza é diferente de outros tempos. Hoje muitas coisas são toleradas “normais” no meio da igreja.
Hoje se vê olha um líder de “sucesso” pela quantidade (de bens) que possui,de ovelhas que possui.

A “grande comissão” dada por Jesus: O Ide(Mt 28:18-20) é bem remunerada em nossos dias para alguns.

Creio que se dessem uma quantia tipo: Mil dólares por cada alma, ganha !
Nunca se viria o evangelho crescer tão rapidamente em nosso país.

Antigamente éramos almas, hoje viramos números. Antigamente éramos vidas a serem restauradas, hoje somos pessoas que não tiveram fé suficiente para conseguir algo de Deus.

O mercenário dispersa, mas o bom pastor vá em busca da que se perdeu (Jo 10:14-16)

Todos são cooperadores da obra,em nossos dias, mas temos os da primeira classe e os demais.

Os colaboradores, cooperadores ou patrocinadores vão para a caixinha de oração especial do “homem de Deus”. São este os que recebem “”dependendo da quantia” um livro ou uma revista especial do grande homem de Deus em casa, fora os CD’s, esqueci.. Uma benção !! E nesse pacote vem um brinde junto com a palavra de Deus , vem como bônus – Doutrinas estranhas de homens.

“Isto não te faz lembrar as penitências?”

Alguém pode dizer: “Mas é para o “crescimento” da “obra de Deus” , afinal tudo é lícito.

Sei que alguns podem estar pensando nesse momento coçando os ouvidos e dizendo:

Este que escreve é um pobre que não conseguiu nada, por isso escreve isso. Mas isso me faz lembrar os fariseus dizendo :

Não é este o filho do carpinteiro (Mc 6:3;15)

Paulo fala :

Pois se alguém vos escraviza, se alguém vos devora, se alguém vos defrauda, se alguém se ensoberbece, se alguém vos fere no rosto, vós o suportais. (2 Cor 11:20)

Muitos são os que se achando super-espirituais hoje em dia,, andam como cristãos , até se comportam como cristãos, mas na verdade são como sepulcros caiados. Vivendo uma “casca’ de religiosidade e ignorância não sabem o que é de fato e realmente o significado da palavra “humildade” . acham que possuem uma humildade

Concluindo

Existe tanta criancice no nosso meio e no cristianismo em geral que vejo que muito poucos sabem o que é humildade. Humildade está ligada também “maturidade” de uma vida espiritual. Tem que estar bem maduro na fé e bem firmado para não cometer o que muitos vem cometendo. Por falta de humildade de ministérios e de pessoas é que muitos também se desviam da fé ou criam “seus ministérios”. Isso mesmo, “seus ministérios”. Ou são “pastores” que não cuidam do rebanho ou homens soberbos que não reconhecem suas falhas ou são “ovelhas” desgarradas.. quase negras..que não aceitam a disciplina e acabam montando seus “próprios ministérios”. Mas não quero julgar, ninguém, mas pelo fruto, nós conhecemos…não pela quantidade de frutos na árvore, mas pela qualidade do fruto. O problema que a Igreja acaba sendo como a ÁRVORE FRONDOSA, linda… mas que a cada corte… acaba ficando na visão dos outro feia. E quando na verdade deveria crescer, acaba é criando pequenos ramos não dependentes a Videira (João 15).
As vezes vejo isso e me pergunto se o ministério é do homem ou de Deus ?

As vezes vejo alguns irmãos dizendo:

AJUDE “MEU” MINISTÉRIO a crescer, quando na verdade deveriam dizer:

“Ajude este ministério(CRISTO) a vencer.

Queridos, o maior líder de todos os tempos nos deu exemplo de humildade.  Diz a palavra que Ele esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens. (Filipenses 2:7).

Diz também as Escrituras sobre Jesus:

Foi levado como a ovelha para o matadouro; e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia, Assim não abriu a sua boca.
Na sua humilhação foi tirado o seu julgamento; E quem contará a sua geração? Porque a sua vida é tirada da terra. (Atos 8:32-33).

Lembre-se que Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; Para que nenhuma carne se glorie perante ele.
(1 Coríntios 1:28-29)

Minha oração: Senhor, eu creio que o Senhor ainda levantará pessoas com a verdadeira humildade .

Creio que ainda acharei dentre os teus…. um que se assemelha ou que pelo menos se mostre de igual forma ou em atitude a ti, Senhor Jesus. Levanta crentes humildes e verdadeiros. Ousados, mas legítimos.

Anúncios

Sobre Anderson Cássio de Oliveira

Líder do ministério Missão Com Cristo, avivalista apologético, trabalha principalmente com ensino, discipulado e serviço cristão, voltados a levar a Igreja do Senhor a um avivamento genuíno (com base nas Escrituras). Administrador do blog de missões - Chamado para as Nações.
Esse post foi publicado em artigos e marcado . Guardar link permanente.

2 respostas para Humildade ou vanglória ? Qual seu ministério ?

  1. JOAO MARCOS FERREIRA disse:

    Parabéns por essa mensagem. Que nosso Senhor Jesus Cristo continue vos fortalecendo em tudo.

    Apóstolo João Marcos

  2. Rita Cruz disse:

    Deus continue te enchendo de sabedoria e nunca se cale diante deles que não querem ouvir a verdade.Deus é contigo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s