ICABODE OU SHEKINAH – A GLÓRIA DE DEUS ESTÁ NESSE LUGAR ? (parte 1)



E disse Moisés: Esta é a coisa que o SENHOR ordenou que fizésseis; e a glória do SENHOR vos aparecerá.(Lv 9:6)

Quando a arca da aliança(que era a glória de Deus) foi levada. Israel vivia um declínio espiritual. Segundo o relato bíblico a voz profética e as visões vindas de Deus eram raras.(1 Sm 3:1). O seu líder espiritual, Eli já estava avançado em dias e pecava duplamente, pois como pai deixava de disciplinar seus filhos e como sumo sacerdote deixava que o sacrífio fosse profanado.
Diz a palavra de Deus que os filhos de Eli eram filhos de Belial, pois além de tomarem partes do sacrifício para si, dormiam com inúmeras mulheres a porta do santuário(1 Sm 2:12, 13:17-22).
Se não bastasse isso, Israel perdera mais uma batalha aos inimigos filisteus e o símbolo da presença de Deus havia sido roubado.

O que poderia então ser mais degradante para Israel do que a vergonha e a perda da glória de Deus ?

Talvez o mais degradante para aquele povo é saber hoje, após milhares de anos (1100 AC) que aquele tempo foi eternizado por o nome de uma criança que nasceu no auge do desleixo de Israel para as coisas de Deus. Seu nome: Icabode.
Foi no auge do contexto de degradação espiritual que nasce Icabode ou Icabô (filho de Finéias), cujo nome significa :
"Foi se a glória", Não há mais glória ou Onde está a glória?

E esse nome tem um significado espiritual mais abrangente do que se imagina para Israel e também para nós como Igreja de Deus.

- Para Israel quando desprezaram a mais de 2011 anos atrás o Messias, o ungido, o prometido de Israel e a Glória de Deus manifesta em carne que era Jesus, pois como disse João:

E o Verbo fez-se homem e veio habitar connosco. E nós contemplámos a sua glória, a glória que possui como Filho Unigénito do Pai, cheio de graça e de verdade. (Jo 1:14).

- Para a Igreja, pois ao longo dos tempos a presença e a Glória de Deus tem sido substituída manifestações e por rituais puramente humanos.E isso eu falo em nível de várias denominações cristãs, desde históricas, tradicionais, pentescostais e neo-pentecostais.

E hoje existem muitos Icabôs na igreja de Deus, bem como, muitos filhos de Eli subindo a púlpitos e ocupando nésciamente o cargo sacerdotal. Não é de se estranhar que a Glória de Deus não se manifeste nesses lugares. Muitos ministros "de Deus" colocam a glória de lado, pois querem o mérito e a glória para si, como o prinícipe deste mundo, Satanás.

Sabemos muito bem, que quando a Glória de Deus se manifesta o homem desaparece e se sente nada diante da presença de Deus. Mas esse é o medo de alguns sacerdotes desse tempo é que Deus se manifeste em Glória.
E por isso o povo acaba padecendo, pois a a verdadeira profecia acaba sendo sucumbida juntamente com a manifestação do Espírito Santo de Deus. Quando a Glória de Deus não se manifesta em cultos públicos o que vemos é rituais "sem Graça" e sacrifícios humanos que nada podem agradar ao Senhor.
Outra coisa que poderíamos citar é que a glória de Deus foi substituída por "manifestações estranhíssimas" que não levam ao arrependimento e a regeneração. Aliás, vemos em muitos relatos bíblicos que quando a glória de Deus se manifestava a condição para a presença era se santificar.
Aliás a glória de Deus também santifica o povo (Ex 29:43-44).

O amuleto da Glória de Deus

Vivemos num tempo de apostasia e a presença de Deus tem sido colocada em muitos objetos e amuletos. Não são poucas as igrejas, principalmente do ramo neopentecostal que usam amuletos para "santificar" a casa , a família e o prórpio crente. Embora muitos preguem a palavra de Deus e reconheçam nela e no poder do Espírito Santo, para poder purificar as mentes e transformar os corações dos incrédulos, muitos continuam a dar "simbólicamente" e "representativamente", um sabonete ungido,uma rosa consagrada e uma água vinda de Israel que é capaz de curar. Quando a arca foi capturada muitos acreditavam nela como fonte do poder de Deus e amuleto de sorte.
Tantos judeus, como filisteus acreditavam que a arca tinha poder miraculoso por si própria de vencer as batalhas e ganhar guerras. Na verdade a arca era a simbologia da glória de Deus. Só que os judeus esqueceram de uma coisa: "Eles perderam a guerra estando com arca". Os filisteus porém foram mais néscios, pois capturaram a arca e foram acometidos de pestes e tumores".
Através disso, aprendemos um princípio que a glória de Deus não se manifesta em corações descrentes e desobedientes. A glória de Deus não se manifesta em corações descrentes, em pessoas não consagradas e que não obedecem ao que Deus ordena.
Podemos até ambicionar ver a glória, ter a glória, como certas canções que ouço por aí, mas a glória e a presença de Deus só se manifestará em pessoas tementes a Deus .
Vejamos o exemplo de Uzá e o que aconteceu ? (1 Cr 13, 2 Sm 6).
E Nadabe e Abiú ? (Lv 10:1-2)
E Corá ou Coré e os maioria que blasfermaram contra Moisés (Nm 16:31-33;26:10)

E no Novo Testamento ?
Ananias e Safira (At 2:44-45)

Todos foram mortos pela glória de Deus por desobeder ao Senhor e não seguir o que o Senhor ordenara, como foi com Eli e seus filhos.

Nao importa para Deus o nossa ocupação eclesiastica, nem qual CARGO estamos ocupando na igreja. O Senhor sabe se estamos servindo a si,ou para aparentar aos homens .

O que importa é como estamos vivendo diante Dele.

Portanto temos que ter temor e tremor ao "querer" a glória de Deus, pois se não tivermos uma vida que agrade a Deus em santidade é bem capaz que venhamos a sofrer do mesmo dano. A misericórdia de Deus é a causa de nós não sermos consumidos, mas é necessário que venhamos a nos arrepender verdadeiramente ante o juízo de Deus.

A misericórdia de Deus triunfa sobre o juízo(Tg 2:13).

Mas horrenda coisa é cair nãos mãos do Deus vivo (Hb 10:31)

Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.(Gl 6:7)

Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei... (Is 42:8)

Anúncios

Sobre Anderson Cássio de Oliveira

Líder do ministério Missão Com Cristo, avivalista apologético, trabalha principalmente com ensino, discipulado e serviço cristão, voltados a levar a Igreja do Senhor a um avivamento genuíno (com base nas Escrituras). Administrador do blog de missões - Chamado para as Nações.
Esse post foi publicado em artigos e marcado . Guardar link permanente.

4 respostas para ICABODE OU SHEKINAH – A GLÓRIA DE DEUS ESTÁ NESSE LUGAR ? (parte 1)

  1. silvio inacio disse:

    Ótima mensagem!!!

  2. edson disse:

    isso tudo coresponde aos dias de hj muitos querem ministerio e gloria pra si mesmo mais essas pesssoas numca verao ha gloria de DEUS se não o biscarem verdadeiramente

  3. O relato que eu li há poucos instantes, é super interessante e exprimem certas vocações, para aqueles que almejam buscar o sacerdócio. Sabendo pois que é uma função espinhosa e ao lembrarmos; que os filhos do sacerdote Eli, “Hofini e Finéias”, profanavam juntos a porta do templo com inúmeras mulheres, sendo eles filhos de Belial; segundo a versão no livro de 1 Sm 2. 12 e 13. 17- 22. É o que muitos pastores estão fazendo usando a gloria de Deus. “O que poderia ser mais degradante para Israel ou qualquer outro país, se não a vergonha ou a perda da Gloria de Deus”. Devemos procurar viver a realidade em temer a Deus e Amar seu Filho Jesus, que morreu para salvar um povo sofrido desde Israel ou outra nação, que espera no Salvador de nossas almas e que o Senhor Jesus seja louvado para todo sempre. Do Capelão Damião M. Caetano Igreja Batista Itacuruçá Tijuca RJ.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s