ICABODE OU SHEKINAH – A GLÓRIA DE DEUS ESTÁ NESSE LUGAR ? (parte 1)



E disse Moisés: Esta é a coisa que o SENHOR ordenou que fizésseis; e a glória do SENHOR vos aparecerá.(Lv 9:6)

Quando a arca da aliança(que era a glória de Deus) foi levada. Israel vivia um declínio espiritual. Segundo o relato bíblico a voz profética e as visões vindas de Deus eram raras.(1 Sm 3:1). O seu líder espiritual, Eli já estava avançado em dias e pecava duplamente, pois como pai deixava de disciplinar seus filhos e como sumo sacerdote deixava que o sacrífio fosse profanado.
Diz a palavra de Deus que os filhos de Eli eram filhos de Belial, pois além de tomarem partes do sacrifício para si, dormiam com inúmeras mulheres a porta do santuário(1 Sm 2:12, 13:17-22).
Se não bastasse isso, Israel perdera mais uma batalha aos inimigos filisteus e o símbolo da presença de Deus havia sido roubado.

O que poderia então ser mais degradante para Israel do que a vergonha e a perda da glória de Deus ?

Talvez o mais degradante para aquele povo é saber hoje, após milhares de anos (1100 AC) que aquele tempo foi eternizado por o nome de uma criança que nasceu no auge do desleixo de Israel para as coisas de Deus. Seu nome: Icabode.
Foi no auge do contexto de degradação espiritual que nasce Icabode ou Icabô (filho de Finéias), cujo nome significa :
“Foi se a glória”, Não há mais glória ou Onde está a glória?

E esse nome tem um significado espiritual mais abrangente do que se imagina para Israel e também para nós como Igreja de Deus.

– Para Israel quando desprezaram a mais de 2011 anos atrás o Messias, o ungido, o prometido de Israel e a Glória de Deus manifesta em carne que era Jesus, pois como disse João:

E o Verbo fez-se homem e veio habitar connosco. E nós contemplámos a sua glória, a glória que possui como Filho Unigénito do Pai, cheio de graça e de verdade. (Jo 1:14).

– Para a Igreja, pois ao longo dos tempos a presença e a Glória de Deus tem sido substituída manifestações e por rituais puramente humanos.E isso eu falo em nível de várias denominações cristãs, desde históricas, tradicionais, pentescostais e neo-pentecostais.

E hoje existem muitos Icabôs na igreja de Deus, bem como, muitos filhos de Eli subindo a púlpitos e ocupando nésciamente o cargo sacerdotal. Não é de se estranhar que a Glória de Deus não se manifeste nesses lugares. Muitos ministros “de Deus” colocam a glória de lado, pois querem o mérito e a glória para si, como o prinícipe deste mundo, Satanás.

Sabemos muito bem, que quando a Glória de Deus se manifesta o homem desaparece e se sente nada diante da presença de Deus. Mas esse é o medo de alguns sacerdotes desse tempo é que Deus se manifeste em Glória.
E por isso o povo acaba padecendo, pois a a verdadeira profecia acaba sendo sucumbida juntamente com a manifestação do Espírito Santo de Deus. Quando a Glória de Deus não se manifesta em cultos públicos o que vemos é rituais “sem Graça” e sacrifícios humanos que nada podem agradar ao Senhor.
Outra coisa que poderíamos citar é que a glória de Deus foi substituída por “manifestações estranhíssimas” que não levam ao arrependimento e a regeneração. Aliás, vemos em muitos relatos bíblicos que quando a glória de Deus se manifestava a condição para a presença era se santificar.
Aliás a glória de Deus também santifica o povo (Ex 29:43-44).

O amuleto da Glória de Deus

Vivemos num tempo de apostasia e a presença de Deus tem sido colocada em muitos objetos e amuletos. Não são poucas as igrejas, principalmente do ramo neopentecostal que usam amuletos para “santificar” a casa , a família e o prórpio crente. Embora muitos preguem a palavra de Deus e reconheçam nela e no poder do Espírito Santo, para poder purificar as mentes e transformar os corações dos incrédulos, muitos continuam a dar “simbólicamente” e “representativamente”, um sabonete ungido,uma rosa consagrada e uma água vinda de Israel que é capaz de curar. Quando a arca foi capturada muitos acreditavam nela como fonte do poder de Deus e amuleto de sorte.
Tantos judeus, como filisteus acreditavam que a arca tinha poder miraculoso por si própria de vencer as batalhas e ganhar guerras. Na verdade a arca era a simbologia da glória de Deus. Só que os judeus esqueceram de uma coisa: “Eles perderam a guerra estando com arca”. Os filisteus porém foram mais néscios, pois capturaram a arca e foram acometidos de pestes e tumores”.
Através disso, aprendemos um princípio que a glória de Deus não se manifesta em corações descrentes e desobedientes. A glória de Deus não se manifesta em corações descrentes, em pessoas não consagradas e que não obedecem ao que Deus ordena.
Podemos até ambicionar ver a glória, ter a glória, como certas canções que ouço por aí, mas a glória e a presença de Deus só se manifestará em pessoas tementes a Deus .
Vejamos o exemplo de Uzá e o que aconteceu ? (1 Cr 13, 2 Sm 6).
E Nadabe e Abiú ? (Lv 10:1-2)
E Corá ou Coré e os maioria que blasfermaram contra Moisés (Nm 16:31-33;26:10)

E no Novo Testamento ?
Ananias e Safira (At 2:44-45)

Todos foram mortos pela glória de Deus por desobeder ao Senhor e não seguir o que o Senhor ordenara, como foi com Eli e seus filhos.

Nao importa para Deus o nossa ocupação eclesiastica, nem qual CARGO estamos ocupando na igreja. O Senhor sabe se estamos servindo a si,ou para aparentar aos homens .

O que importa é como estamos vivendo diante Dele.

Portanto temos que ter temor e tremor ao “querer” a glória de Deus, pois se não tivermos uma vida que agrade a Deus em santidade é bem capaz que venhamos a sofrer do mesmo dano. A misericórdia de Deus é a causa de nós não sermos consumidos, mas é necessário que venhamos a nos arrepender verdadeiramente ante o juízo de Deus.

A misericórdia de Deus triunfa sobre o juízo(Tg 2:13).

Mas horrenda coisa é cair nãos mãos do Deus vivo (Hb 10:31)

Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.(Gl 6:7)

Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei… (Is 42:8)

Anúncios

5 comentários Adicione o seu

  1. silvio inacio disse:

    Ótima mensagem!!!

  2. edson disse:

    isso tudo coresponde aos dias de hj muitos querem ministerio e gloria pra si mesmo mais essas pesssoas numca verao ha gloria de DEUS se não o biscarem verdadeiramente

  3. O relato que eu li há poucos instantes, é super interessante e exprimem certas vocações, para aqueles que almejam buscar o sacerdócio. Sabendo pois que é uma função espinhosa e ao lembrarmos; que os filhos do sacerdote Eli, “Hofini e Finéias”, profanavam juntos a porta do templo com inúmeras mulheres, sendo eles filhos de Belial; segundo a versão no livro de 1 Sm 2. 12 e 13. 17- 22. É o que muitos pastores estão fazendo usando a gloria de Deus. “O que poderia ser mais degradante para Israel ou qualquer outro país, se não a vergonha ou a perda da Gloria de Deus”. Devemos procurar viver a realidade em temer a Deus e Amar seu Filho Jesus, que morreu para salvar um povo sofrido desde Israel ou outra nação, que espera no Salvador de nossas almas e que o Senhor Jesus seja louvado para todo sempre. Do Capelão Damião M. Caetano Igreja Batista Itacuruçá Tijuca RJ.

  4. Pb LUIZ -iGREJA BATISTA GETSEMANI DE VITÓRIA-ES disse:

    Belíssima mensagem. Como na antiguidade o povo de Israel, herdeiro da glória do Senhor, por escolhas próprias, perderam a Glória de Deus, Hoje não é nada diferente, vivemos numa geração que praticamente não ver a manifestação da Glória de Deus. Nossa geração corrupta e adultera, não tem os requisitos necessária, para contemplá a Glória do Senhor. Tristemente também digo
    ” Icabode “.
    Presbítero LUIZ CARLOS, Igreja Evangélica Batista Getsêmani de Vitória-ES.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s