Amós – Apenas um plantador de Sicômoro (parte 1)


E respondeu Amós, dizendo a Amazias: Eu não sou profeta, nem filho de profeta, mas boiadeiro, e cultivador de sicômoros.(Am 7:14)

Uma das histórias bíblicas que mais exemplificam que Deus nãos escolhe os capacitados, mas capacita os seus escolhidos se encontra no livro de Amós. É a própria vida do profeta Amós que nos faz entender que o chamado de Deus não segue uma “linhagem profética” familiarm, mas segue uma vocação e um chamado celestial.

Certa vez, ouvi de um pastor a seguinte afimação: “Filho de pastor é quase um pastor”.

Na verdade ele fizera tal afirmação para justificar a “consagração relâmpago” de um membro de sua igreja ao pastoreio. Uns meses antes esse mesmo pastor havia concedido ao seu filho o “cargo” de presbítero na sua igreja. Nota: O filho que foi “consagrado” deste referido pastor havia se desviado do evangelho e havia recém voltado.

O que quero dizer com este exemplo é que nem todo filho de profeta é profeta, nem todo filho de líder , é lider, bem como, nem todo filho de crente é crente. Nem todo aquele que exerce o chamado, tem chamado. Embora muitos casos de filhos que seguem o chamado dos pais, isso não é uma regra. Como já havia dito no artigo “nepotismo ministerial” a igreja é constituído de famílias, mas não existe uma monarquia espiritual e familiar. A sucessão profética como vemos no exemplo de Amós não segue um padrão específico, pois o Senhor chama quem Ele quer, do jeito que Ele quer e na hora que Ele quer.
A diferença na vida de Amós é que ele não era filho de profeta, nem vinha de uma linhagem sacerdotal e profética, mas era apenas um plantador de sicômoro(figueira) e pastor de ovelhas. Amós era um roceiro, pastor, trabalhador, tão simples como eu e você. E muitas vezes Deus chama aqueles que não são para envergonhar aqueles que são. Como diz a palavra de Deus:

PORQUE, VEDE, IRMÃOS, A VOSSA VOCAÇÃO, QUE NÃO SÃO MUITOS OS SÁBIOS segundo a carne, nem muitos PODEROSOS, nem muitos de NOBRE nascimento; pelo contrário, Deus escolheu as coisas LOUCAS DO MUNDO para envergonhar os sábios e escolheu as coisas FRACAS DO MUNDO para envergonhar as fortes; e Deus escolheu as coisas HUMILDES DO MUNDO, e as desprezadas, e AQUELAS QUE NÃO SÃO, para reduzir a nada as que são; a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus.” (1 Co: 26-29)

Muitas pessoas se vangloriam por ter um cargo “eclesiástico” de valor por virem da nonagézima linhagenm ou geração de pastores. Isso de uma certa forma pode até ser bom. Mas o interessante não é de onde você veio, mas QUEM VOCÊ É. O que é valoroso para Deus não é sua ocupação e o seu cargo, mas sua dedicação e obedi~encia ao encargo.

Amós era um profeta verdadeiro, autêntico, ousado e tremendamente usado por Deus. Profetizou o juízo as nações pagãs vizinhas, mas também a Judá e Israel.

Amós (nome que em hebraico significa “levar” e que parece ser uma forma abreviada da expressão Amosiá, que significa Deus levou[1]), foi um profeta , um escritor,destemido e que levou mensagem de Deus como dever ser levada.

Amados, o Senhor não precisa de muito requisito para que alguém faça sua obra e seja seu profeta mas necessita de pessoas dispostas a serem usadas, pois quem faz a obra é o Senhor, como foi como Amós.

Anúncios

Sobre Anderson Cássio de Oliveira

Líder do ministério Missão Com Cristo, avivalista apologético, trabalha principalmente com ensino, discipulado e serviço cristão, voltados a levar a Igreja do Senhor a um avivamento genuíno (com base nas Escrituras). Administrador do blog de missões - Chamado para as Nações.
Esse post foi publicado em artigos e marcado . Guardar link permanente.

2 respostas para Amós – Apenas um plantador de Sicômoro (parte 1)

  1. ozana morais disse:

    Que Deus abençoe sua vida, pois concordo com você, pois niquém e nada sem apresença do espírito de Deus.

  2. maria ivonedes lago santos disse:

    que estudo maravilhoso,deus abençoa muito a sua vida,e continua te usando atráves desses estudos maravilhosos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s