O poder das nossas escolhas (parte 1)


E Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; mas se Baal, segui-o. O povo, porém, não lhe respondeu nada. (1 RS 18:21)

Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.(Mt 6:24)

Sabemos que em tudo na nossa vida nós passamos por escolhas. E as escolhas fazem parte da nossa vida. A vida é cheia de escolhas. Escolhemos desde a roupa que iremos nos vestir até o curso que iremos fazer. Escolhemos nossos relacionamentos, nossas amizades, nosso cônjuge e etc..
Enfim, os caminhos da vida são feitos de decisões e escolhas.
E o que você é hoje é consequência das escolhas que você fez no passado.
Sendo assim as escolhas que você fizer hoje, também mudará o seu futuro.
Por exemplo, o fato de estar lendo este artigo foi uma escolha que você fez.
E também a questão de prosseguir em ler é uma decisão somente sua.
Eu não sei qual foi a sua motivação em ler este texto, porém , o que sei é que o importante não é a motivação de ler que vai fazer a diferença para você , mas é sua decisão de praticar o que se lê é o que muda a sua vida.

Assim também é a Palavra de Deus para aquele que pratica.

Nesse estudo veremos que aquilo que muitas vezes pensamos, seja certo ou errado, influencia nas nossas escolhas. E como nossas decisões influenciam a nossa vida.

E as Escrituras em muitos de seus textos relatam exemplos de escolhas que mudaram vidas e destinos. E através desses exemplos podemos também tirar algumas lições para as nossas próprias escolhas. Abaixo alguns exemplos de escolhas:

1)A escolha pelo pecado da desobediência – Desde o principio da humanidade vemos que o Senhor nos deu o livre arbítrio de escolher. Porém o Senhor nos direciona sempre a obedecer a sua voz, porque da mesma forma que Ele dos deu a escolha certa, também nos dá a sabedoria para poder escolher da melhor maneira.
No Éden , os pais da humanidade foram instruídos por Deus a comerem de toda árvore , mas a NÃO comerem da árvore do conhecimento do bem e do mal que estava no meio do jardim. (Gn 3:3).
Porém, foi justamente essa árvore que eles comeram, ouvindo assim a voz da serpente (satanás). Em três afirmações da serpente a Eva vemos a indução de Satanás.

Na primeira afirmação ele disse:
“E assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?” (Gn 3:1)
Nesta primeira afirmação vemos o inimigo colocando “DÚVIDA” a palavra de Deus.

Na segunda afirmação ele disse:
Então a serpente disse a mulher: “Certamente não morrereis”.
Nesta segunda afirmação ele colocou “DESCONFIANÇA” a ordenança divina e a aliviou a consequência da transgressão. O diabo disse: “Se comerdes é CERTO que não morrereis”. (Gn 3:4).

Muitas vezes as bandejas que o inimigo oferece visa nos ludibriar e desconfiar de Deus para que não obedecemos

Na terceira afirmação o inimigo declarou:
Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus sabendo o o bem e o mal (Gn 3:5).
Nesta afirmação o inimigo aguçou a “CURIOSIDADE” de Eva, para que ela pecasse. É assim que o inimigo ainda faz , ele coloca curiosidade para que a pessoa caia e com isso deixe de ter comunhão com Deus.

Vemos nestas três afirmações que o inimigo através da serpente induziu que eles fizessem a escolha errada. Ele fez com que eles pecassem colocando dúvida, desconfiança e curiosidade a eles. Queridos, existem basicamente 3 fases da tentação e do pecado que geram:

A DÚVIDA com relação a palavra de Deus
a DESCONFIANÇA diante das suas promessas.
a CURIOSIDADE daquilo que escondido(oculto).

Através disso, o Diabo introduziu a humanidade a incredulidade e a desobediência.

Creio que o maior pecado que cometemos é quando não cremos no que diz o Senhor.

E é isso que inimigo quer, que não creiamos em Deus, nem que obedeçamos seus mandamentos, para que nossas decisões sejam precipitadas e nossos caminhos sejam tortuosos. O inimigo sabe que se fizermos escolhas erradas, isso vai influenciar toda a nossa vida.

Queridos, diz as Escrituras que há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte.
(Pv 14:12).

Também diz que o salário do pecado é a morte.(Rm 6:23).

Apesar disso, sempre existe uma solução vinda de Deus. A palavra de Deus diz que “ se pecarmos temos um advogado diante de Deus(1 Jo 2:1), porém não devemos usar isso como regra, mas como uma exceção. Devemos procurar sempre fazer o certo.

Devemos, portanto, entender as consequências de nossas escolhas. Não podemos ficar em cima do muro no que se refere a escolhas importantes.
Temos o livre arbítrio de escolher o melhor, embora sempre tendenciamos a escolher o errado e pecar. Devemos decidir em que lado devemos ficar e saber das consequências que isso acarreta.

Pois assim diz as Escrituras que aquele que é nascido Dele não vive pecando,mas aquele que permanece Nele é a divina semente.
Este não pode viver pecando. Aquele que vive pecando não o viu e não o conheceu(1 Jo 3:6;9).

E nisso são manifestos os que são e os que não são Filhos de Deus.(1 Jo 3;10).

Deus não ouve a pecadores e as nossas transgressões fazem separação entre nós e o Senhor, mas diz a palavra de Deus que se alguém é temente a Ele e faz a sua vontade ele ouve(Jo 9:31; Is 59:2).

No próximo estudo falaremos do segundo exemplo, que é a escolha pela fé e a obediência.

Anúncios

Sobre Anderson Cássio de Oliveira

Líder do ministério Missão Com Cristo, avivalista apologético, trabalha principalmente com ensino, discipulado e serviço cristão, voltados a levar a Igreja do Senhor a um avivamento genuíno (com base nas Escrituras). Administrador do blog de missões - Chamado para as Nações.
Esse post foi publicado em artigos e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s