O amor aos primeiros lugares (parte 1)


 

ENTÃO falou Jesus à multidão, e aos seus discípulos, Dizendo: Na cadeira de Moisés estão assentados os escribas e fariseus. Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem; Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com o dedo querem movê-los; E fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens; pois trazem largos filactérios, e alargam as franjas das suas vestes, E amam os primeiros lugares nas ceias e as primeiras cadeiras nas sinagogas. (Mateus 23:1-6)

Se existe uma coisa que me entristece profundamente no meio cristão é quando um sistema religioso sufoca o poder de Deus. Quando a aparência vela mais do que realmente é. Quando o poder de Deus fica sufocado,quer por uma doutrina ou por um costume religioso.
Estava eu numa congregação que prefiro não citar o nome, nem os envolvidos, mas que resume apenas uma parcela do que é , infelizmente a igreja do Senhor hoje. Aliás essa igreja foi um marco do renovo de Deus nesse país, mas a religiosidade e doutrina de homens sufocou o mover inicial.
Mas vou relatar o que vi.

Antes de começar o culto uma intercessão tremenda, poderosíssima. Começa o serviço, mas logo sucumbida pelo que chamo de “sistema vicioso de culto”. O culto começa com a “cerimônia” de oração. Se canta a primeira música, em agradecimento,bem legal, mas logo vem em seguida, um hino “quase fúnebre” que faz a presença de Deus despencar como de uma montanha russa.

Era um culto supostamente para adolescentes,mas mais parecia um funeral do que culto de adolescentes. Mas o que mais me chamou a atenção foi o púlpito.

Na frente, nos primeiros lugares se achegavam “atrasados” os líderes aos “lugares de honra” . Começado o culto estavam os pastores inertes e estáticos, como bonecos de gesso, assistindo algumas apresentações no altar .  Aliás, alguns estavam tão inertes, “observando” mais quem estava ministrando , do que cultuando a Deus.
Pude entender o porque se entristrece o Espirito Santo em alguns lugares , chamadas igrejas. O porque da falta de reverência e muito cerimonialismo. Entendi que muitos oram antes , prostrados como ritual, mas ao longo do culto seus olhos estão atentos ao erro do irmão ao ministrar e porque estão prontos a liberar a lingua afiada quando se encerra o culto.

Entendi o porque muitos não saem do lugar e não se renovam. O mais triste é que se dizem pentecostais, estes tais. Percebi o Espírito Santo colocado numa caixinha. A palavra de Deus sendo atropelada pelo tempo que não se tem , pelos anúncios de A, B, C ou D. As oportunidades dadas a alguns oportunistas, inclusive adúlteros que não tem vida cristã, nem o que passar. O que vi foram assistentes de palco, não diáconos, cantores de púlpito, não adoradores, animadores, não pregadores. Um pastor perdido entre as ovelhas e as ovelhas dispersas no aprisco. Um show, uma apresentação, mas não um culto. Ainda se fosse um show bom, para Deus, mas nem isso, era para homens.

O Espírito Santo querendo entrar , mas muitos não deixando.

E no púlpito nos primeiros lugares,aqueles que um dia estavam nos últimos lugares.

O Espirito Santo ministrou comigo e disse : “Quando estavam lá atrás me buscavam e sentiam meu toque pelo menos.” Mas hoje, o que eles querem são os “primeiros lugares” !!! Alguns nem sabem porque se assentam ali. E disse mais : Muitos dos que estão ali, eu nem ao menos os chamei. (Naum 3:16; 18)
Estavam como pinos de boliche perfilados. Estáticos. Creio que o Espirito Santo irá toca-los algum dia, como uma bola de boliche derruba seus pinos.

Eu creio que chegará um dia onde o primeiro lugar e o altar estará limpo de cadeiras, onde o Espirito Santo terá soberania no culto, para fazer o que quer,quando quiser e em quem ele puder.  Eu creio que ao invés das cadeiras estarão pessoas prostradas diante da presença de Deus, em quebrantamento e em arrependimento. Eu creio que haverá adoração espontânea e não mecânica. Eu creio numa igreja sem face,sem nomes, sem divisão. Onde os interesses serão esquecidos e colocados a margem. Uma igreja consagrada realmente.

Eu creio que Deus levantará reformadores e avivalistas neste século que derrubarão as cadeias da religiosidade e da estrutura humana. Que não venderão suas ovelhas ao mundo e ao Diabo,como estes cafetões da fé, que transforma a igreja nem se preocuparão em contar o preço que custa cada ovelha. Eu creio na palavra que diz que Deus levantará pastores que apascentem “verdadeiramente”.(Jr 23:4). E creio que quando se levantarem esses pastores , serão expostos os manipuladores da fé, mais preocupados com seus interesses. O Senhor sempre levantou uma semente fiel, e levantou os remanescentes em cada geração, fiéis a palavra. Homens defensores e zelosos por sua fé.
Adoradores que não ficarão inertes ao mover de Deus,estáticos, mas também não serão adoradores para si, como alguns. Serão adoradores que adorarão a Deus em espírito e em verdade.
Verdadeiramente “santos”. Que amarão estar na presença de Deus, que amarão estar em cultos de oração que é a peneira da fidelidade de Deus. Como disse uma vez o irmão Gregório Mcnutt serão os primeiros a chegar e os últimos a sair. Esses remanescentes tem um compromisso com Deus, não com os homens. Serão os remanescentes escolhidos, guerreiros da última hora e profestas deste geração.
Não farão pactos com essa geração perversa de líderes que me faz lembrar o que diz o profeta Amós nos capitulos 5 e 6, geração dos sossegados e populares de Jerusalém , cujas festas Deus abomina, cujos sacrificios e canções Deus não aceita (Amós 5:21-23; 6:5) .

Que caia por terra nesta nação todo profeta estranho do meio do teu povo. Profeta sem vida com Deus. Que fala aquilo que Deus não pediu (Jr 23:30-32).

Mas que venham uma geração de homens e mulheres comprometidos com Deus que não buscarão os primeiros lugares nos bancos,como celebridades, mas buscarão ser conhecidos por Deus. Que não busquem ser “estrela” , mas que refletirão e resplandecerão o brilho do Senhor.

Que fujam da presença da Igreja os profetas nicolaítas que querem ser dominadores e outros que profetizam conforme Baal (por interesse) e não conforme o Deus verdadeiro(Sua Vontade). Que sejam dispersos todo profeta oportunista e interesseiro que buscam lucrar as custas dos outros. E mesmo que estes estejam hoje, nos primeiros lugares, chegará um dia que Deus removerá os marcos de suas portas e arrombará as suas trancas de ferro.

Não se iludam !!!

Não se iludam, vocês serão os primeiros levados ao cativeiro, de um momento para o outro acabam-se os vossos devaneios. (Amos 6:7)

O fariseus e saduceus desta geração amam as  as saudações nas praças, e o serem chamados pelos homens; Rabi, Rabi. (Mt 23:7)

Porém o Senhor no alerta:

Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos. E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus. Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo. O maior dentre vós será vosso servo.

E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado (Mt 23:8-12)

Serão os últimos, entre os primeiros, pois não é de quem corre ,o prêmio, mas daquele que se esforça e chega até o fim(I Cor 9:24). Paulo dizia: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé” [2Tm 4.7]. Aquele que perseverá até o fim este alcança o prêmio. (Mt 24:13). Também a a palavra diz que nem todo aquele que diz “Senhor, Senhor entrará no Reino, mas aquele que faz a vontade de Deus (Mt 7:21)

Anúncios

Sobre Anderson Cássio de Oliveira

Líder do ministério Missão Com Cristo, avivalista apologético, trabalha principalmente com ensino, discipulado e serviço cristão, voltados a levar a Igreja do Senhor a um avivamento genuíno (com base nas Escrituras). Administrador do blog de missões - Chamado para as Nações.
Esse post foi publicado em artigos e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s