Dons – Discernimento dos espiritos – (Discernindo os falsos profetas )




Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora.(1 Jo 4:1)

Talvez o dom mais precioso para esses dias que estamos vivendo seja o dom do discernimento de espíritos. (1 Cor 12:10). Estamos num tempo onde muitos tem se levantado para falar da “parte de Deus”.

Discernir significa perceber, distinguir ou diferenciar.

João mostrou sua preocupação com os falsos ensinos, com os falsos profetas e as falsas mensagens que permeacam os crentes da igreja primitiva.

O apóstolo Paulo nos recomenda 2 coisas:

1) Não crer em todo espírito que se apresenta
2) Provar de onde procedem

A palavra nos diz que devemos ser prudentes como as serpentes e símplices com as pombas(Mt 10:16).
Não demos dizer amém para todas as palavras que nos proferem, isso quem diz é a própria Bíblia.

Não desprezeis as profecias,mas ponde tudo à prova. Retende o que é bom;(I Ts 5:20:21).
Em uma outra versão diz: “Examinar tudo”.

AS EVIDÊNCIAS

A palavra de Deus é tão clara quanto aos fatos dos finais dos tempos que mostra muitas evidências disso.Entre essas podemos citar:

1) O surgimento de “muitos falsos profetas” – Temos que ter cuidado, pois como diz João, muitos falsos profetas tem se levantado e isso quer dizer que não são poucos aqueles que falam em nome do Senhor
(2 Jo 7).

2) Introduzirão heresias destruidoras ou para perdição: Diz a palavra que essas heresias negarão o Senhor que o resgatou. Em muitos lugares tem se pregado o evangelho da lei. Por querer o credito para si, muitos tem usado Jesus para enganar a muitos.

E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.(2 Pe 2:1)

3) Muitos seguirão essas doutrinas – Outra evidência é que “MUITOS” seguirão as suas práticas libertinas(1 Pe 2:2). Não serão poucos que serão enganados. (Mt 24:24-25).

Diz que operariam GRANDES SINAIS E PRODIGIOS para ENGANAR “se possivel” os eleitos.

Isso quer dizer que existe um condicional e que nem todos serão enganados, embora creio que todos que Deus chamar serão provados a dar ou não crédito a esses. Também diz as Escrituras que Deus derramaria sobre toda carne o Seu Espirito.(Joel 2:28).
Mais do que nunca será preciso o dom do discernimento de espiritos para identificar entre um e outro. (I Cor 12:10)

4) Por avareza e cobiça farão comércio de vós – Desde os tempos bíblicos que existe este tipo de prática, mas foi desde o inicio do século XX que iniciou o movimento da Teologia da prosperidade nos Estados Unidos disseminando-se para o Brasil por muitas denominações. Tais denominações cresceram assustadoramente, embora sempre sejam alvos de investigações e escândalos. Criando verdadeiros impérios religiosos
(2 Pe 2:3).

5) Usarão de uma linguagem mundana e carnal: Diz as Escrituras:
Do mundo são, por isso falam do mundo, e o mundo os ouve.(1 João 4:5).

Falam apenas o que o mundo entende e deseja, ou seja a mensagem deles serão mais carnal do que espiritual. Buscarão seus proprios interesses e falaram o que o mundo almeja vivendo de uma doutrina cristã egoísta e materialista. Tentaram perverter o santo com profanações e o justo com enganações de injustiça.

Diz as Escrituras:

Estes são manchas em vossas festas de amor, banqueteando-se convosco, e apascentando-se a si mesmos sem temor; são nuvens sem água, levadas pelos ventos de uma para outra parte; são como árvores murchas, infrutíferas, duas vezes mortas, desarraigadas;Ondas impetuosas do mar, que escumam as suas mesmas abominações; estrelas errantes, para os quais está eternamente reservada a negrura das trevas.
Judas 1:12-13
Estes são murmuradores, queixosos da sua sorte, andando segundo as suas concupiscências, e cuja boca diz coisas mui arrogantes, admirando as pessoas por causa do interesse.(Judas 1:16) Os quais vos diziam que nos últimos tempos haveria escarnecedores que andariam segundo as suas ímpias concupiscências. Estes são os que causam divisões, sensuais, que não têm o Espírito. Judas 1:18-19

6) Sustentam a doutrina de Caim , Balaão e Coré: Outra característica é que entraram no caminho de Caim, pelo engano do prêmio de Balaão e a contradião de Coré (Judas 11).

Caim – Caim teve sua adoração rejeitada por Deus e movido pela inveja e ódio acabou sendo “amaldiçoado” pela sua atitude.

Balaão – O ensino de Balaão era confundir assuntos espirituais e morais com interesses materiais. É o gnosticismo libertino de Judas 1-16). Ensino que pode ser usado para manipular as emoções dos ouvintes, para extorquir-lhes dinheiro em benefício do mensageiro. (Nm 22:24; 25.1-3, 31:16). A igreja de Pérgamo havia esse tipo de ensino. (Ap 2:14)

Coré – Consiste no ensino da “revolta” e “rebeldia”. Por achar que tinham capacidade de serem líderes , Coré juntos com seus grupo os “250 homens capazes ” se rebelaram contra Deus e a autoridade de seu líder Moisés.
A contradição de Coré na realidade são homens sem nenhum chamado de Deus para o ministério, que querem pelas suas posições e capacidades assumir cargos. Mas em tudo isso há intenções de primazia e dominação. Seguem na verdade o curso de Satanás que foi rebelde diante de Deus.

7) Não demonstram o amor fraternal: Diz as Escrituras: “Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.(1 João 4:7). Mas a principal característica desses espíritos enganadores é que eles não possuem o amor fraternal, mas pensam somente em si.

Diz as Escrituras:

“Estes são manchas em vossas festas de amor, banqueteando-se convosco, e apascentando-se a si mesmos sem temor; são nuvens sem água, levadas pelos ventos de uma para outra parte; são como árvores murchas, infrutíferas, duas vezes mortas, desarraigadas;Ondas impetuosas do mar, que escumam as suas mesmas abominações; estrelas errantes, para os quais está eternamente reservada a negrura das trevas.” (Judas 1:12-13).

Estes, porém, dizem mal do que não sabem; e, naquilo que naturalmente conhecem, como animais irracionais se corrompem
Judas 1:10

Por isso é que ínumeras vezes o Senhor nos ensina a ter cuidado:

“Cuidado para que ninguém vos engane! Pois muitos virão, usando o meu nome e dizendo: ‘Eu sou o Cristo! ‘ E enganarão muita gente” (Mateus 24,4-5). E digo isto, para que ninguém vos engane com palavras persuasivas. (Cl 2:4)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.
Portanto, não sejais seus companheiros. (Efésios 5:6-7)

Tendo cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo; (Cl 2:8)

Anúncios

Sobre Anderson Cássio de Oliveira

Líder do ministério Missão Com Cristo, avivalista apologético, trabalha principalmente com ensino, discipulado e serviço cristão, voltados a levar a Igreja do Senhor a um avivamento genuíno (com base nas Escrituras). Administrador do blog de missões - Chamado para as Nações.
Esse post foi publicado em artigos e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s