Idolatria disfarçada – Quem matou MAX ? – Novelas x Jesus


Então veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
Filho do homem, estes homens levantaram os seus ídolos nos seus corações, e o tropeço da sua maldade puseram diante da sua face; devo eu de alguma maneira ser interrogado por eles? (Ez 14:3)

Não faz muito o assunto que mais se ouvia era sobre o final de uma novela global:

Muitas pessoas perguntavam : Quem matou o MAX?

E o que mais me impressionava não era a idolatria das pessoas, mas a fascinação e a expectativa que alguns crentes tiveram quanto ao final da trama. Uma idolatria disfarçada, que embora muitos não admitam, mostra em parte o que é a mentalidade e a “espiritualidade” de muitos evangélicos brasileiros.

Não quero dizer que é menos espiritual quem assista novela,mas é inegável que muitos que “não vivem” sem saber o último da novela também são os mesmos que também nunca meditaram no último capítulo da Bíblia que diz:

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra.(Ap 22:12).

Queridos, diz a palavra de Deus que o povo peca porque lhe falta o conhecimento.(Os 4:6).

E este tem sido o problema,pois muitas pessoas desconhecem ou negligenciam o que diz as Sagradas Escrituras, fazendo com que
sua vida espiritual seja inconstante. Muitos querem servir a a dois senhores.. (Mt 6:24).

Esquecendo a palavra que diz:

“E os que estão na carne não podem agradar a Deus” Rm 8:8

A. W. Tozer certa vez disse: Um idolo na mente é tão ofensivo a Deus quanto um idolo na mão”.

Quando um ídolo, em nosso coração é erguido , temos a tendência de tentar justificar a nossa idolatria e ocultar o nosso coração dividido e corrompido.

A Bíblia nos mostra que quando o povo de Israel construiu o bezerro de ouro a desculpa foi que Moisés havia subido e esquecido do
povo, quando na verdade foi o povo que esqueceu de Deus. Quando Moisés retornou a desculpa de Arão foi que o povo o havia pressionado e buscado alguém para adorar(Ex 32:21).

Será que o povo de Israel havia esquecido o mandamento que falava sobre idolatria ?
ou será que eles esqueceram QUEM deveriam adorar ?

Creio que as duas coisas.

Quando não temos o Senhor como prioriridade é fácil perder tempo com outras coisas, criando ídolos para alimentar a nossa
carne. Foi isso que aconteceu com Israel. Ele criaram um ídolo porque a exigência de Deus muitas vezes requer renuncia e consagração.
Já o ídolo mudo não exige nada disso.

E assim acontece com a idolatria de TV e das novelas. Ele só nos traz divertimento e entrenimento.
Ela não nos exige nada que venha a fazer mortificar a carne, antes pelo contrário, que venha a alimenta-la

Outra coisa é que a adoração de ídolos além de tirar nosso tempo é abominação diante de Deus. Por isso, quando um bezerro de ouro é adorado com uma festa e a instrução de Deus desprezada com desculpas , só uma coisa nos resta, o juízo de Deus (Exodo 32)

Final:

Portanto fala com eles, e dize-lhes: Assim diz o Senhor DEUS: Qualquer homem da casa de Israel, que levantar os seus ídolos no seu coração, e puser o tropeço da sua maldade diante da sua face, e vier ao profeta, eu, o SENHOR, vindo ele, lhe responderei conforme a multidão dos seus ídolos;
Para que eu possa apanhar a casa de Israel no seu coração, porquanto todos se apartaram de mim para seguirem os seus ídolos.
Portanto dize à casa de Israel: Assim diz o Senhor DEUS: Convertei-vos, e tornai-vos dos vossos ídolos; e desviai os vossos rostos de todas as vossas abominações(Ezequiel 14:2-6)

Por isso cuidado com o perigo das novelas. Diz a palavra de Deus: Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma. (1 Coríntios 6:12)

Cuidado então, para que não venha a ser dominado e se tornar viciado por ela, pela novela.

Existem ainda, infelizmente, muitos pessoas viciadas no meio cristão, que buscam saber o último capítulo das novelas, mas que esquecem do último capítulo da Bíblia que diz:

“Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, OS IDÓLATRAS, e todo o que ama e pratica a mentira”(Apocalipse 22:15).

Creio que se soubessem disso, dessa idolatria disfarçada e que quem matou Jesus, foi o “NOSSO PECADO”, largariam desta porcaria de novela e verdadeiramente se converteriam…

Anúncios

Sobre Anderson Cássio de Oliveira

Líder do ministério Missão Com Cristo, avivalista apologético, trabalha principalmente com ensino, discipulado e serviço cristão, voltados a levar a Igreja do Senhor a um avivamento genuíno (com base nas Escrituras). Administrador do blog de missões - Chamado para as Nações.
Esse post foi publicado em artigos e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s