O que você tem dado ao Senhor? (parte 1)


imagem-1

Que darei ao Senhor por todos os seus benefícios que me tem feito” (Salmos 116:12)

Diz a palavra de Deus que estando Jesus ensinando no templo, certos espias fariseus vieram a ele fingindo-se de justos e perguntaram-lhe: É nos lícito dar tributo a César ou não? Jesus com sabedoria respondeu a tentativa de prendê-lo em uma grande lição.

Disse-lhes Jesus: “Dai, pois a César o que é de César e a Deus, o que é de Deus” (Lc 20:20-25).
Através dessa palavra sobre tributo, surgiu essa mensagem: “O que você tem dado ao Senhor ?” E que tributo a Ele você tem oferecido ?

Já dizia o salmista: Dai (tributai) ao Senhor, ó família dos povos, dai ao Senhor, glória e força. Dai ao Senhor a glória devida ao Seu nome;trazei ofertas e entrais nos seus átrios (Sl 96:7-8)

Creio que a maior negligência dos cristãos ao Senhor é tributar a Deus a glória devida ao Seu nome. Vemos nos salmos a preocupação que muitos tinham de tributar a Deus com algo valoroso. Davi reconhecia a grandeza de Deus e dizia que não ofereceria algo ao Senhor “que não lhe custasse nada”. (2 Sm 24:24). O livro de Deuteronômio diz que quando as festas judaicas aconteciam (páscoa, pentecostes e tabernáculos) cada participante era incentivado a ir ao santuário e tributar ao Senhor aquilo que o Senhor lhe havia feito.

Também diz: ”Porém não aparecerá “vazios” perante o Senhor” (Dt 16:16-17).
Mãos vazias – Numa outra versão da palavra de Deuterononômio 16 fala-se que não aparecerá de “mãos vazias” perante o Senhor. Infelizmente tem muitas pessoas que vão cultuar ao Senhor de mãos vazias. Esses são meros expectadores de culto, que não lhe oferecem nada, nenhum louvor, nem honra, nenhuma oferta espontãnea ao Senhor. Vão apenas para “receber”.

Fica então um questionamento: Será que Deus revogou os tributos a Ele?
A resposta é NÂO. Podemos dizer com toda certeza que foi nós, o Seu povo, que deixamos de tributar a Ele, o que é devido a Ele.

Embora muitas das palavras de tributo a Deus tenham partido do AT, da Lei, o Senhor continua aceitando tributos, tributos acima de tudo espirituais. Como disse Jesus: “Devemos dar a Deus o que é de Deus”. A realidade é que o coração de muitos tem esfriado, sendo que para muitos nem frio tem ficado. (Mt 24:12,Ap 3:15). A expressão correta sobre como muitos cultuam a Deus hoje seria essa INDIFERENÇA. Como já havia dito, muitos estão indo a casa de Deus para “receber” Dele algo, não para dar algo a Ele. E não falta “homem de Deus” para incentivar isso.
Mas a verdade é que a palavra de Deus nos ensina o que agrada a Deus são pessoas que se tornam exemplo de uma vida de doação, de servidão e gratidão. Como exemplo podemos citar o caso da mulher pecadora que ungiu os pés de Jesus. Vemos no relato bíblico que Jesus foi convidado pelo fariseu para estar em sua casa, mas partiu daquela mulher a atitude de reverência, entrega e doação.(Lc 7:36-50). Com isso entendemos que não basta convidar a Deus para estar conosco ou mesmo estar onde Ele está, mas que devemos reverencia-lo e adora-lo na beleza da Sua santidade. Como diz a palavra:
“Dai ao SENHOR a glória devida ao seu nome, adorai o SENHOR na beleza da santidade.” (Salmos 29 : 2)

“Mais bem aventurada coisa é dar do que receber” (At 20:35)

Anúncios

Sobre Anderson Cássio de Oliveira

Líder do ministério Missão Com Cristo, avivalista apologético, trabalha principalmente com ensino, discipulado e serviço cristão, voltados a levar a Igreja do Senhor a um avivamento genuíno (com base nas Escrituras). Administrador do blog de missões - Chamado para as Nações.
Esse post foi publicado em artigos e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s