A importância da Palavra Revelada (RHEMA)


biblia
palavra revelada

E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem?
E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas.
Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?
E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.(Mt 16:13-16)

Rhema significa a palavra dita pela segunda vez, ou seja, revelada pelo Espírito. É a palavra “segundo a vontade de Deus”. É a palavra subjetiva enviada por revelação ao homem. Rhema é a palavra revelada ao homem pelo Espirito.
Quando o Senhor pergunta a seus discípulos sobre quem Ele era, Pedro logo responde a pergunta através de uma palavra revelada.
Jesus mesmo afirma: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus(Mt 16:17).
Verdadeiramente é dada ao crente a palavra revelada , a palavra Rhema.
Jesus disse que aquela resposta de Pedro não veio da sua própria natureza, da sua natureza carnal, mas de uma revelação espiritual.
Paulo em sua carta aos Coríntios mostra que a palavra que pregava não consistia em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e poder. (1 Cor 2:4).
Foi dele afirmação que diz:
Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam. Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.(1 Cor 2:11-12)
Aliás, o diferencial de Jesus era que Nele havia a revelação de Deus. E era essa palavra revelada que fazia Jesus diferente dos outros doutores da lei.
Os próprios guardam que queriam prende-lo disseram aos fariseus:

Nunca homem algum falou assim como este homem. (João 7:46)
Analisando alguns episódios da Bíblia veremos que foi nos momentos mais difíceis de incredulidade e religiosidade que a palavra revelada de Jesus quebrou conceitos e paradigmas:
Por exemplo: Quando Filipe chega para Natanael e declara que achou aquele pelas qual Moisés e os profetas haviam predito a primeira resposta de Natanael foi preconceituosa. Mas quando Jesus fala a Natanael e revela como ele era e aonde estava, caiu por terra todo argumento.
Outro episódio que mostra isso foi quando Jesus passava por Samaria e lá encontra uma mulher da região junto ao poço de Jacó. Estando ele com fome e sede pede para uma samaritana dar-lhe de beber. Mais uma vez o preconceito cultural tentou impedir que o propósito de Deus e o diálogo entre eles fossem adiante. Mas novamente a palavra revelada de Deus chegou para destruir isso, Quando o Senhor revelou para aquela mulher a sua situação matrimonial foi que ela entendeu que aquele que falava tinha a palavra revelada.
Jesus não revelava apenas por de palavras de conhecimento, mas diz as Escrituras que muitas pessoas se maravilhavam das palavras de graça que saíam da sua boca .(Lc 4:22). Quando Jesus ensinava as Escrituras sua explanação ardia no coração dos ouvintes(Lc 24:32). No final, após ter sido crucificado, Jesus apareceu aos seus discípulos para trazer a palavra revelada de sua morte. Diz as Escrituras que Cristo lhes apareceu para revelar o que Dele estava escrito e abrir-lhes o entendimento para compreenderem as Sagradas Escrituras.
Por isso, meus irmãos, devemos buscar a palavra revelada através das Sagradas Escrituras. Não existe revelação e não há nada novo que venha a ser revelado se não estiver embasado na palavra de Deus. Quando Cristo estava no deserto para ser tentado pelo diabo respondeu: “Não só de pão viverá o homem, mas também de toda palavra (‘RHEMA’) que sai da boca de Deus” (MT. 4:4).

“O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos (RHEMA) disse são espírito e vida.” (João 6 : 63)
Muitas pessoas infelizmente estão “desnutridos espiritualmente” porque lhes falta o pão diário. Muitos continuam a errar por desconhecem as Escrituras nem o poder de Deus(Mc 14:49). Quando Deus mandou o maná, este alimento era ara ser consumido todos os dias, uma porção para cada dia, com um objetivo, ver se andamos nos mandamentos de Deus ou não. (Ex 16:4). Muitos acabam sendo atacados espiritualmente por estarem com a imunidade baixa na revelação e na vontade de Deus. Por não meditarem nas Sagradas Escrituras e não orarem para ter a revelação de Deus muitos tem sofrido com muitos problemas ,tendo sua fé estagnada e sua crença abalada.

Jesus mesmo disse:

E a sua palavra não permanece em vós, porque naquele que ele enviou não credes vós. (João 5:38)

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;” (João 5 :39).

Diz as Escrituras que a fé é pelo ouvir e ouvir a palavra de Deus (Rm 10:17)

A palavra revelada permanece no coração daquele que crê em Deus através de Cristo e naquele que examina as Escrituras que testificam Dele.
Outras pessoas estão se alimentando, mas de um pão envelhecido cheio de fermentos. Um pão cheio de fermentos de hipocrisia, de religiosidade, de mandamentos humanos e tradições. O Senhor não deseja que venhamos a nos alimentar de um pão velho, mas de um pão “fresco”, direto do forno celestial.
O pão da humildade, da intimidade, do conhecimento profundo de Deus que faz você crescer espiritualmente. O Senhor deseja que vivamos na palavra revelada de Deus. Que sejamos limpos e purificados a cada dia pela lavagem da água pela palavra (RHEMA).(Ef 5:26). Sendo renovados no nosso entendimentos para saber qual a boa , perfeita e agradável vontade de Deus(Rm 12:1).
Para que entendamos a palavra de Deus segundo a Sua revelação e propósito.
E por fim, para que as pessoas não sejam apenas surpreendidas pela revelação que sai de nós, mas sim, transformadas, pela palavra revelada que sai do trono do Pai.

Por isso, quando ledes, podeis perceber a minha compreensão do mistério de Cristo, O qual noutros séculos não foi manifestado aos filhos dos homens, como agora tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas;(Ef 3:4-5).

“As coisas encobertas pertencem ao SENHOR nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.” (Deuteronômio 29 : 29)

ANDERSON CASSIO DE OLIVEIRA
MINISTÉRIO COM CRISTO

Anúncios

Sobre Anderson Cássio de Oliveira

Líder do ministério Missão Com Cristo, avivalista apologético, trabalha principalmente com ensino, discipulado e serviço cristão, voltados a levar a Igreja do Senhor a um avivamento genuíno (com base nas Escrituras). Administrador do blog de missões - Chamado para as Nações.
Esse post foi publicado em artigos. Bookmark o link permanente.

2 respostas para A importância da Palavra Revelada (RHEMA)

  1. Rodrigo Nunes disse:

    a paz do senhor professor.
    Eu queria saber, se hoje em dia existe a revelação encima do revelado? (palavra)
    É certo que hoje muitos pregadores usa esse termo de revelação encima dos púlpitos. emfim. Muitas das vezes destorcendo o real sentido da palavra. por exemplo: tive uma revelação da palavra, jesus não morreu mais sim expirou!!!. tentei discutir com um irmão que falou isso, sobre jesus não ter morrido mais expirado. Dei algumas bases bíblica que realmente prova que jesus morreu. mais sem êxito, ele não mudou a visão dele. muito me preocupa essa nova forma de pregações, principalmente as Neopentecostal e alguma Pentecostais.

    • Graça e paz

      Caro Rodrigo, infelizmente vivemos num tempo onde muitas dessas revelações não passam de
      de sussurros do Diabo, como aconteceu com Pedro em Mt 16:22-23. Estamos num tempo onde
      muitas palavras tem sido pregadas por aí..sem qualquer temor.. É através da doutrinação dessas coisas que
      se originam muitas heresias. Aliás, a maioria da seitas cristãs que existem vieram de
      pseudo-profetas que tiveram certas “revelações especiais de Deus”. É claro que o próprio texto de Mateus 16 é
      explicativo quanto a algo revelado pelo Espírito. Só que “infelizmente” muitos se utilizam disso, desses
      revelamentos e profetadas para literalmente se mostrar mais espirituais que outros, vivendo como gurus
      de pessoas leigas da Palavra de Deus. Respondendo.. a revelação ou qualquer outro dom não
      está acima da Palavra de Deus. A Palavra de Deus não pode ser distorcida, retirada ou acrescentada
      como diz Apocalipse 22:18-19. E quem assim faz, mal sabe as consequências na Eternidade
      desse ato inconsequente.

      Minha recomendação pessoal: Você já fez a sua parte em falar a verdade,da morte de Cristo, por isso
      nada mais pode ser feito, pois muitos possuem uma visão distorcida do verdadeiro evangelho, vivendo
      a meninice de seus pensamentos.

      Deixo o livro de Provérbios para que reflita que diz:

      Deixai os insensatos e vivei; e andai pelo caminho do entendimento.
      O que repreende o escarnecedor, toma afronta para si; e o que censura o ímpio recebe a sua mancha.
      Não repreendas o escarnecedor, para que não te odeie; repreende o sábio, e ele te amará.
      Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio; ensina o justo e ele aumentará em entendimento.
      Provérbios 9:6-9

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s