Fazendo menção do nome do Senhor – A melhor arma de guerra (parte 1)


nomedejesus

Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do SENHOR nosso Deus.(Sl 20:7).

O que fazer quando somos confrontados?
A quem recorrer quando somos afrontados?
Em que está baseado a nossa fé?

Desde os tempos antigos se crê que a nação que tiver mais poder bélico é que vence as guerras. E verdadeiramente não
são pouco os casos daquelas nações ou povos que possuíam tal poder que não vencesse as guerras.

Porém, havia em Judá um homem que sabia muito bem quem era aquele que poderia confiar nos momentos mas difíceis. Seu nome era Davi. Davi sabia o Deus que cria, como disse certa vez o apóstolo Paulo(2 Tm 1:12).

Neste salmo considerado como “salmo de guerra”, o salmista Davi inspirado pelo Espírito Santo conseguiu responder a essas perguntas e baseado em suas próprias experiências e da história de seu povo , Davi concluiu que existe uma arma espiritual que pode destruir qualquer exército inimigo.

Muitos me perguntariam: Que arma espiritual é essa ?

A resposta é: Invocar e fazer menção do nome do Senhor

Muitos não entendem, mas se analisarmos as Escrituras, veremos que todas as vezes que Israel invocou o nome do Senhor
obteve sucesso e todas as vezes que esqueceu do seu Deus obteve derrota.

Sabe, muitas vezes achamos que não há saída para nossos problemas e nos acostumamos a viver a mediocridade desta vida e a escravidão de hábitos nocivos que este mundo nos coloca. A nação de Israel por muito tempo ficou cativa ao Egito e creio que não foi fácil passar tanto tempo naquela escravidão, que segundo as Escrituras foram de 430 anos (Ex 12:40). Mas o grande problema de Israel não foi a sua escravidão, mas que havia esquecido do Seu Deus. O que estava na mente do povo escolhido era seu cativeiro e não aquele que podia tirá-lo de lá. A verdade é que quando Deus chamou a Moisés, o Senhor relata que ouvia a aflição e o clamor do Seu povo e resolveu livra-los dessa triste situação (Ex 3:7-8). Na verdade , Israel queria se libertar,mas não sabia como sair da escravidão e daquela situação.

Israel,na verdade, não sabia mais era invocar o nome do Senhor.

E isso foi tão real que o Senhor falou a Moisés que eles o reconheceriam quando dissesse a eles pelo Seu nome: EU SOU. O EU SOU que me enviou a vós(Ex 3:14b). Este EU SOU era o Deus dos seus pais,o Deus de Abraão,de Isaque e de Jacó(Ex 3:15).

Na verdade foi Deus que libertou o seu povo, para que O adorassem e sacrificassem a Ele no deserto(Ex 3:18b).

O Senhor queria que o Seu povo fizesse menção ao Seu Santo nome e confiasse Nele. O Senhor desejava livra-los da mão dos egípcios e faze-lo subir a uma terra boa e ampla(Ex 3:8a). Mas acima de tudo o Senhor queria que eles se lembrassem Dele.

O que diferenciava Davi, não era ser um grande lutador e líder, mas era o fato dele “confiar”no seu Deus. Motivos Davi tinha para lembrar da grandeza do seu Deus. Com certeza quando falou de carros e cavalos,neste salmo, Davi tenha se lembrado do seu compatriota Moisés e o tudo que aconteceu com ele no Êxodo.

Conta as Escrituras que tendo Israel saído do Egito , 600 carros foram aprontados para prosseguir o povo de Deus.(Ex 14:7). E os egípcios perseguiram-nos todos os cavalos e carros de Faraó, e os seus cavaleiros, e o seu exército e alcançaram-nos acampados junto ao mar, perto de Pi-Hairote, diante de Baal-Zefom.(Ex 14:9;23). Porém , mesmo chegando tão perto os egípcios, conta o relato bíblico que o Senhor abriu uma passagem pelo mar ao seu povo e frustrou o intento dos egípcios. (Ex 14:15-26). E aconteceu que mesmo diante de um exército enorme de carros e cavalos , Israel se viu livre dos seus inimigos, vendo-os serem tragados pelas enormes paredes de ondas que se fecharam sobre eles (Ex 14:27-31).

Vemos que tudo isso aconteceu , porque um homem de Deus resolveu confiar em Nele e seguir as suas palavras. Quando seguimos a palavra de Deus, nós fazemos menção ao nome do Senhor com a nossa vida e obtemos vitória.

Davi sabia disso muito bem, pois quando venceu o gigante Golias a Sua palavra de guerra foi:

Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. Hoje mesmo o Senhor te entregará na minha mão, e ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel;(1 Samuel 17:45-46)

Quando Davi mencionou o nome do Senhor, ele já sabia que seria vitorioso. Porém o mais interessante foi que Davi não disse: “Eu te vencerei gigante”, mas falou com convicção:

“Hoje o mesmo Senhor te entregará na minha mão” (1 Sm 17:46).

Davi não foi pela sua própria força, no seu próprio braço como certa vez confiou seu compatriota Sansão em si e se deu mal(Jz 16:20-21). Davi confiou somente no nome do Senhor.

Pois assim diz a palavra de Deus:

É melhor confiar no Senhor do que confiar no homem (Salmos 118:8)

O segredo da vitória na vida de Davi é que em tudo o Senhor fazia menção ao nome do Senhor. Davi era obediente ao chamado de Deus e se importava com aquilo que era de Deus. Entre as suas características era que ele era um homem extremamente sincero, temente e adorador a Deus.Além disso, vemos em inúmeros salmos como ele de bom grado se referia ao Senhor e a gratidão que tinha por Ele. Davi tinha algo que faltava em muitos exércitos poderosíssimos, Davi tinha uma pequena palavra, mas de grande valia para Deus, ele tinha FÉ. Ele não tinha medo de enfrentar um “problema gigante” que estava a sua frente, mas cria firmemente naquele que tudo podia e que lhe fortalecia (Fp 4:13).

Como diz o livro de Hebreus a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.(Hebreus 12:1).

É claro que Davi tinha suas fraquezas, como qualquer um de nós, mas o diferencial na vida dele é que ele não se rendia a uma vida de fracassos. Temos que saber entender essas coisas. Existe uma enorme diferença entre fraqueza e fracasso. Fraqueza é uma debilidade que impede de lutarmos por algo. Fracasso é a tentativa da luta que não deu certo. Difícil hoje para alguém é admitir uma e enfrentar a outra. Para vencer a ambas existe a fé em Deus.

Nós viveremos uma vida de fracassos se acreditarmos que não existe saída para aos nossos temores e nossas fraquezas ou se acreditarmos que somos fortes o suficiente para enfrenta-la sem Deus.

Como disse certa vez: A derrota não vem quando erramos , mas ela se concretiza quando cremos que não existe solução para ela. Porém quando confiamos em Deus não tememos a mal algum ou qualquer exército ou qualquer guerra que se levante contrária a nossa vida. Davi disse certa vez:

Ainda que um exército me cercasse, o meu coração não temeria; ainda que a guerra se levantasse contra mim, nisto confiaria. Salmos 27:3

Só vencemos ao medo do fracasso pela fé no nome do Senhor

Por isso, devemos aprender que não há força ou problema neste mundo que possa nos fazer retroceder se estivermos firmados em Deus. Quando fazemos menção ao Senhor e confiamos Nele, nossa fé se torna inabalável como diz o salmos 125:

Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre.(Sl 125:1)

2 comentários Adicione o seu

  1. marcelo disse:

    Muito bom ..fui abraçodo …

  2. MAURO LUCIO disse:

    GOSTEI MUITO ME AJUDOU ESCLARECER MINHAS DUVIDAS

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.