Qual tem sido sua alegria ?


alegriablog.jpg
Puseste alegria no meu coração, mais do que no tempo em que se lhes multiplicaram o trigo e o vinho. (Salmos 4:7)

Como você tem vivido ?

Você tem prazer em viver ?

Existem momentos em nossa vida onde parece que nada dá certo, onde tudo parece dar errado do que desejamos, onde a esperança desaparece e a angústia surge. É nesses momentos que “parece” que é o fim que devemos clamar a Deus. O rei Davi em muitos de seus salmos clama ao Senhor por livramento. Porém, num destes salmos no capítulo 4 , Davi declara que a alegria que o Senhor lhe dava era maior que qualquer outra alegria.

Sabendo disso, que muitos cristãos vivem mais de uma alegria efêmera do que a verdadeira alegria em Deus é que surgiu esta mensagem: “Qual tem sido sua alegria ?

Mas verdadeiramente o que é alegria ?

Alegria é uma qualidade ou estado de quem tem prazer de viver, de gozo, que desfruta,que tem satisfação, que é contente e que denota jovialidade.

Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor. (Salmos 122:1)

Tenho visto que em muitos lugares, em muitas denominações religiosas, bem como, a Igreja de Cristo como num todo, essa alegria do viver cristão sendo substituída por uma religiosidade cisúda, julgadora e depressiva. Infelizmente alguma reuniões e cultos tem se assemelhados a velórios do que um culto avivado a um Deus vivo. A verdadeira alegria de cultuar a Deus tem sido substituída por cultos ritualísticos previsíveis e “sem graça”. E isso porque muitas pessoas esqueceram de viver a alegria de estar com Deus. Alguns cultos são o reflexo do coração de muitos. A palavra de Deus diz que a “boca fala o que está cheio o coração”((Lc 6:45; Mt 15:18). Davi tinha prazer e alegria em estar na casa do Senhor e louva-lo com todo o ser por isso escreveu muitos salmos que demonstrava aquilo que el tinha no coração.

Fica a pergunta: Como podemos louvar a Deus com júbilo se muitas vezes o coração está descontente ?
Como podemos viver a alegria de Deus em nós, se nossa alma encontra-se abatida ?

Outra coisa: Será que nossa alegria se resume apenas no ter e não o ser ?

A resposta para todas essas indagações é uma só, “andar na presença do Senhor” e ser ele a sua alegria. O salmista Davi dizia que colocava o Senhor diante Dele, por isso alegrava-se no seu coração(Sl 16:8-9)

Quando colocamos “continuamente” o Senhor sob nossa vida e buscamos sua presença, entendemos o propósito que Deus tem para a nossa vida e nos alegramos com isso. Davi mesmo declara essa verdade quando diz:

Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há fartura de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente.(Salmos 16:11)

Davi não disse: “você terá uma certa alegria”, mas que na presença de Deus há “abundância de alegrias”, ou seja várias alegrias. Davi entendeu que o segredo da verdadeira alegria é andar com Deus. Porém este andar com Deus dever algo próximo e não distante. Muitas pessoas andam com Deus, mas pelo seu estilo de vida parece estar a a anos luz Dele.

Devemos querer estar perto a cada dia do Senhor, pois só assim, encontraremos as delícias perpétuas. Quanto mais perto do Senhor ficamos, mais alegre estará nosso coração. Diz o livro de provérbios que o coração alegre serve de bom remédio,mas o espírito abatido virá a secar os ossos(Pv 17:22). Também este mesmo livro diz que o coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate(Pv 15:13).

Aliás, usando de uma “ironia santa” creio que se muitas mulheres buscassem a Deus e sua alegria não precisariam recorrer a tantas maquiagens caríssimas e cirurgias plásticas no rosto.

A alegria espiritual além de ser boa a face, derrota o desânimo e a depressão, bem como, todo tipo de mal, pois a alegria do Senhor é a nossa força.(Ne 8:10).

A alegria que vem de Deus pode derrubar qualquer obstáculo que tenta trazer perturbação. Diz as Sagradas Escrituras que o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã(Sl 30:5).

E isso quer dizer que ainda que nos sobrevenham perturbações, tempos difíceis ou ainda que nossos pecados nos condenem a ira de Deus, a alegria do viver virá pela manhã, pela sua misericórdia.

Pois a ira de Deus dura só um momento, mas a sua misericórdia é de eternidade em eternidade (Sl 30:5;Is 54:7; Sl 103:17). É pela misericórdia de Deus que se renova a cada manhã que podemos ter a alegria abundante (Lm 3:22-23).

O Salmista Davi entendeu isso quando clamou pela misericórdia de Deus nos salmos 51. Neste salmo ele diz: “Tem misericórdia de mim, OH DEUS, segundo a Tua benignidade e apaga as minhas transgressões, segundo a “multidão das Tuas misericórdias” (vers 1). No versículo 8 diz: “Faz me ouvir o júbilo e alegria. E no verso 12 diz: Torna a dar-me a alegria da tua salvação.

Finalizando, Davi reconheceu que apesar de ter pecado, como no caso de Bate-Seba, só o Senhor pode ser capaz de perdoar os seus pecados e trazer de volta a sua alegria. É através do arrependimento e da confissão que Deus traz de volta o perdão e a alegria.

Folguem e alegrem-se em ti todos os que te buscam; e aqueles que amam a tua salvação digam continuamente: Engrandecido seja Deus.(Salmos 70:4)

Alegrai-vos no Senhor, e regozijai-vos, vós os justos; e cantai alegremente, todos vós que sois retos de coração.
Salmos 32:11

Abaixo uma canção que expressa a alegria de andar com Deus

Anúncios

Sobre Anderson Cássio de Oliveira

Líder do ministério Missão Com Cristo, avivalista apologético, trabalha principalmente com ensino, discipulado e serviço cristão, voltados a levar a Igreja do Senhor a um avivamento genuíno (com base nas Escrituras). Administrador do blog de missões - Chamado para as Nações.
Esse post foi publicado em artigos. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s