Não há mais lugar ? – Mensagem de Natal 2013


manjedoura

E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem. Lucas 2:7

Vivemos a época de Natal , um momento único, uma época de esperança, sonhos e alegrias.Uma época onde as pessoas se sensibilizam ao espírito de amor, solidariedade e amizade. Uma época onde se doa mais do que se rejeita. Época onde o egoísmo some um pouco e nasce dentro e cada pessoa um coração grato, voluntário e disposto.

Tudo seria lindo, maravilhoso e sublime se a “história original”  não fosse esquecida e rejeitada por muitos em nosso tempo. Seria esplêndido se este “espírito de natal” não se resumisse a uma época apenas, mas a todo ano.

Mas devido a uma total inversão de valores , o ser foi substituído pelo ter. E o que importa é o que a pessoa tem, mesmo que isso não signifique o que realmente a pessoa é, na realidade. Devido ao consumismo exagerado e o egoísmo que de nosso tempo, esquecemos e rejeitamos o aniversariante, mesmo que essa data não represente na realidade o dia do seu real nascimento.

Mas as Escrituras nos mostra que no dia do seu nascimento,um pequeno menino fugia de sua cidade com seus pais.  Um pequeno rei nascia, perseguido pelo propósito , rejeitado pelos homens, mas exaltado pelos céus.

Ele não teve uma recepção de um pequeno rei, nem lugar havia para Ele nascer , mas mesmo numa manjedoura simples Ele veio a existir . Veio existir para mudar a história, mesmo que em muitos momentos muitas pessoas apaguem Ele de sua memória.

Segundo a Bíblia,encontraram  uma estalagem mas o que ouviram foi:

Não há mais lugar !   Todos os aposentos estão lotados !

Imagine você a rejeição de viajar uma longa distância e não encontrar lugar ?
Imagine para uma mãe nove meses  e ter que viajar para parir ?
Imagine a responsabilidade de um pai em ter que encontrar lugar?

Se aquela pousada estava lotada, onde então nasceria aquele menino ?
O que restou então ?  O lugar mais simples.
E o lugar mais simples foi uma manjedoura.
E o lugar mais simples foi o sinal de Deus para os homens (Lc 2:12)

Ao invés do lugar mais nobre para um rei nascer, foi o lugar mais simples,
mais pobre daquele vilarejo de Belém que foi o sinal da Sua majestade.
Só Deus mesmo para fazer isso. Só Deus para escolher as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias e escolher as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes( 1 Coríntios 1:27).  Herodes soube disso quando viu seu plano frustrado.

Mas o mais interessante dessa história não é onde rei nasceu, mas porque Ele nasceu.

O profeta Isaías soube expressar bem o propósito do nascimento de Cristo quando disse:

Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel.(Isaías 7:14)

Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Do aumento deste principado e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o firmar e o fortificar com juízo e com justiça, desde agora e para sempre; o zelo do Senhor dos Exércitos fará isto.
(Isaías 9:6-7)

O anjo que anunciou sua vinda também disse quem Ele era:

Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus. Lucas 1:35

O que nasceu é o  Cristo, o Filho de Deus e o Messias prometido.  Ele é o Emanuel, o Deus conosco, presente em todos os momentos, que veio salvar e libertar aqueles que estão em trevas para leva-los a sua maravilhosa luz (1Pe2:9; Cl 1:13).

Na verdade o Senhor não somente veio, mas continua vindo para salvar e libertar aqueles que se perdem nesta época. Ele é o mesmo ontem, hoje e será para sempre (Hb 13:8).

Mas o que acontece é que muitos preferem não dar lugar ao Senhor Jesus no seu coração. Muito preferem “lotar”
o aposento do seu coração para que Cristo não habite ali.  Jesus veio, mas como no seu nascimento muitos não o receberam no lugar mais nobre que é o coração. Algumas pessoas preferem colocar Jesus na manjedoura, no lugar mais distante e mais irrelevante do seu ser, pois assim não precisam que Ele habite, mas que “de vez em
quando” ele  “pouse” ali.   É muito fácil dizer “não há mais lugar”  ou “está lotado” do que dizer “habite aqui”.

Sabemos que mesmo na manjedoura, Jesus nasceu. E da mesma forma, hoje, ele quer nascer no lugar mais
secreto de sua vida, mesmo que seus aposentos não estejam limpos ou perfeitos. Mesmo que você viva num ambiente onde a sujeira habite, onde tudo ao seu redor é pobreza e miséria. É ali que Deus deseja nascer.

Jesus nasceu onde os animais viviam,onde eles comiam, dormiam e defecavam. Não foi o lugar ideal para
um rei nascer. Nem seria o lugar maravilhoso para ele viver. Mas foi ali que o príncipe da paz e Rei dos Reis
nasceu.  Este foi apenas o começo e  não o fim.   E isso porque Ele precisava nascer. O inimigo fez de tudo para que Ele não nascesse, incitou perseguição ao escolhido de Deus. Mas mesmo assim, Ele nasceu.
Ele nasceu por um propósito maravilhoso. Dar-lhe o pedrão de seus pecados, a salvação de sua alma e a vida eterna.

Ele nasceu por você e quer nascer em você !  E não importa quem você seja, nem  aquilo que você já fez.
Jesus quer simplesmente nascer em você !

A palavra de Deus diz:

Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome(João 1:11-12).

Nessa noite, Jesus bate na estalagem, no aposento do seu coração e lhe pergunta:

Posso nascer em ti  ou você dirá que  não há mais lugar para mim?

Jesus lhe faz um convite:Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele e ele comigo.” Apocalipse 3.20

Por isso, não perca a oportunidade de recepcionar o aniversariante, de recebe- Lo Senhor e Salvador no seu aposento nobre, ou seja, no seu coração neste dia tão especial,Não perca tempo em dizer não há mais lugar, quando você pode dizer :Senhor Jesus, eu me arrependo de nunca ter lhe dado morada em minha vida. Eu te recebo em minha morada, no meu coração, como Zaqueu te recebeu em sua casa , me arrependendo de tudo aquilo que fiz, pois só agora consigo enxergar que a melhor coisa a fazer é estar contigo.  E contigo habitar.

Habite em mim,pois este é o melhor lugar que desejo estar !

Anúncios

Sobre Anderson Cássio de Oliveira

Líder do ministério Missão Com Cristo, avivalista apologético, trabalha principalmente com ensino, discipulado e serviço cristão, voltados a levar a Igreja do Senhor a um avivamento genuíno (com base nas Escrituras). Administrador do blog de missões - Chamado para as Nações.
Esse post foi publicado em artigos e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s