A alegria como fruto do Espírito


ALEGRIACOMOFRUTO1

Mas o fruto do Espírito é amor, alegria… (Gl 5:22)

 

 

Muitos não percebem, mas um dos frutos do Espírito está alegria. Este fruto é a virtude que o Espírito Santo produz em nós, através da nova vida com Cristo.

O cristão que tem essa virtude não sucumbe ante as adversidades, mas vive com entusiasmo e contentamento.  O apóstolo paulo estimulou os romanos a viverem deste modo quando disse: ” Alegrai-vos, gentios, com o seu povo. Louvai ao Senhor, todos os gentios,E celebrai-o todos os povos. (Romanos 15:10-11)

Também disse Paulo: Ora o Deus de esperança vos encha de todo o gozo(alegria) e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo. (Romanos 15:13)

Resumindo, poderíamos dizer que Paulo estava falando assim:

Gentios, alegrem-se todos, louvem e celebrem ao Senhor, pois o Deus da esperança vos encherá de toda alegria , paz e confiança, para que possam ter mais Dele segundo o dom do Espírito Santo.

Quando se fala em alegria, se fala em “jovialidade” . Não existe época melhor (dentre todas da nossa vida) para se alegrar do que quando somos jovens.

Salomão encoraja os jovens a se alegrarem na sua juventude, com um coração alegre, porém com uma ressalva: “Tudo quanto fizer o jovem  será julgado” (Ec 11:9).

Salomão quis dizer que essa alegria não deve ser uma “alegria inconsequente”, mas uma alegria que venha de Deus. Temos entender a diferença entre a alegria que vem do Senhor, do que chocarrices e parvoíces(imbecialidades=conversas tolas).  (Ef 5:4)

Temos, portanto que tirar a idéia de que ser crente é viver uma vida de completa seriedade e total resignação, até que porque haverão momentos da nossa vida que a
a única saída será se alegrar.

Salomão mesmo diz:

Se o homem viver muitos anos, e em todos eles se alegrar, também se deve lembrar dos dias das trevas, porque hão de ser muitos. Tudo quanto sucede é vaidade.
(Eclesiastes 11:8)

A diferença principal é aquele que verdadeiramente possui o fruto da alegria no seu viver, saberá buscar a Deus em todo momento, quer nos dias bons, quer nos dias maus.

Aliás, é nesses dias(dias maus) que devemos buscar a Deus, pois só o Senhor consegue transformar o choro em alegria como diz o Salmos 30:

Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.  A ti, Senhor, clamei, e ao Senhor supliquei.
Tornaste o meu pranto em folguedo; desataste o meu pano de saco, e me cingiste de alegria. (Salmos 30;5;8;11).

A luz semeia-se para o justo, e a alegria para os retos de coração. (Salmos 97:11)

 

 

 

 

 

Anúncios

Sobre Anderson Cássio de Oliveira

Líder do ministério Missão Com Cristo, avivalista apologético, trabalha principalmente com ensino, discipulado e serviço cristão, voltados a levar a Igreja do Senhor a um avivamento genuíno (com base nas Escrituras). Administrador do blog de missões - Chamado para as Nações.
Esse post foi publicado em artigos e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s