Lâmpada Para os Meus Pés é a Tua Palavra (parte 1)


lampada1

*Lâmpada para os meus pés e Luz para o meu caminho é a tua palavra(Salmos 119:105)

 

Há mais ou menos 20 anos atrás, participei como soldado do exército brasileiro de um campo na cidade gaúcha chama Butiá.  Foi uma experiência marcante para mim, pois nunca havia passado por tudo aquilo que passei naquele campo. Entre tantos obstáculos que enfrentei naquele “campo de provas”, uma prova particularmente me trouxe um grande tremor e temor.  E esta prova aconteceu quando participei de uma simulação de batalha a noite. Até aquele momento, a tropa havia somente sido treinada de dia, mas foi naquela noite que conseguimos entender de fato a dificuldade de andar, de ultrapassar os obstáculos, de guerrear e de chegar até o nosso destino.  Se não bastasse, a dificuldade da noite, num certo momento toda iluminação que havia naquele lugar sumiu. Também após isso começamos a ouvir   tiros por todos os lados e toda tensão que já havia , acabou se multiplicando. Ficamos atônitos e perplexos e perguntávamos um ao outro:

O que faremos? Para onde nós iremos?

Naquele momento nada podíamos fazer, pois a escuridão havia nos paralisado. Não poderíamos nos movimentar, pois poderíamos cair em buracos escondidos nas matas ou tropeçar em raízes de árvores espalhados no chão. Enfim tudo era muito perigoso. O medo persistia naquele campo, até que de repente um facho de luz iluminou aquele lugar e através dele conseguimos enxergar onde estávamos e chegar ao lugar de destino.

Sabe, nesta vida também passamos também por obstáculos difíceis. Há momentos onde nos deparamos com as trevas que tenta nos paralisar, nos fazer ter medo e tropeçar. Existem muitas armadilhas naturais da vida e outras que o inimigo sorrateiramente planejou para que não achegássemos ao nosso destino final que é o céu.

Porém as Sagradas Escrituras no salmo 119: 105 diz: Lâmpada Para os Meus Pés é a Tua Palavra, e Luz para o Meu Caminho. (Salmos 119:105).

Na época do AT quando foi escrito este salmo, a lâmpada não era como hoje conhecemos, mas era uma pequena lamparina feita de cerâmica e um pequeno pavio que passava pelo bico até atingir o azeite onde de fato a luz era acesa. Aquela pequena lamparina não iluminava muito, mas era suficiente para iluminar o ambiente ajudando as pessoas saberem onde estavam e a encontrarem o seu caminho.

A palavra de Deus, como luz, é suficiente para iluminar nossos caminhos e nos fazer chegar até o nosso destino. Diz as Escrituras que o mandamento do Senhor é lâmpada e a instrução uma luz e as repreensões da correção caminho da vida (PV 6:23). Não basta saber pra onde vamos, senão compreendemos aonde estamos.

Por isso precisamos iluminar nossos caminhos pela palavra, bem como, a nossa alma.

A palavra de Deus diz que a alma do homem é a lâmpada do Senhor a qual esquadrinha todo o mais íntimo do corpo (ventre).  (Pv 20:27)

Precisamos que a luz da palavra de Deus ilumine toda nossa alma, todos os nossos pensamentos e todos nossos desejos.  Muitas vezes os nossos olhos e nossa alma  estão cheios e obscurecidos pelas concupiscências da carne e pela soberba da vida, sendo que isso  não procede do Senhor (1 Jo 2:16).

Também diz que se nossos olhos forem bons, todo nosso corpo será bom, porém se nossos olhos  forem maus, todo o corpo ficará em trevas. (Lc 11:34-35).

O Senhor nos adverte em Lucas 11:35 dizendo: “Repara que a luz que há em ti não sejam trevas”, querendo dizer que nossa vontade deixar a luz entrar em nossa alma ou não. Como está escrito: Tu, Senhor, és a minha lâmpada; o Senhor é aquele que  derrama luz nas minhas trevas (2 Sm 22:29) .

Para prosseguirmos e caminharmos seguros nesta vida é necessário então que a nossa alma seja iluminada a cada dia pela Luz do Senhor, que é a Sua palavra. Essa segurança declarava o salmista quando dizia:

O Senhor é minha luz e a minha salvação, de quem terei medo (Sl 27: 1)

* Primeira Parte da palavra ministrada na Igreja Esperança e Vida em Itabuna em 06.07.2014.

Anúncios

Sobre Anderson Cássio de Oliveira

Líder do ministério Missão Com Cristo, avivalista apologético, trabalha principalmente com ensino, discipulado e serviço cristão, voltados a levar a Igreja do Senhor a um avivamento genuíno (com base nas Escrituras). Administrador do blog de missões - Chamado para as Nações.
Esse post foi publicado em artigos e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s