Lâmpada para os meus pés é a tua palavra (parte 2)


a-palavra-de-deus-ilumina-meus-passos

Quando o salmista descreve o salmos 119  faz alusão em todos versículos a palavra de Deus , porém no versículo 105 ele  diz que a palavra de Deus é lâmpada para os pés e luz para seu caminho.

 

1)   Lâmpada para os meus pés- Quando o salmista diz: “Lâmpada para os meus pés”, mostra que a palavra de Deus ilumina a nossa vida e nos faz enxergar aonde caminhamos.  Existem pessoas que não conseguem enxergar seus passos e o estado em que se encontram. Por não conhecer as Escrituras, nem o poder de Deus acabam sofrendo e se perdendo diante das adversidades. (Os 4:6;MT 22:29).

Muitos não conseguem enxergar a vida de pecado, de trevas e de degradação que estão vivendo, se conformando com tais condições. Por viverem em um ambiente de trevas, onde Jesus não ilumina, acabam se perdendo em meio a escuridão deste mundo aceitando tudo aquilo que lhe oferecem. A palavra de Deus diz que o caminho dos perversos é como a escuridão, não sabem onde eles tropeçam (Pv 4:19). Diz o salmista que o caminhos dos ímpios e perversos perecerá (Sl 1:6b)

Existem alguns, porém que possuem essa consciência, mas desejam ficar na escuridão deste mundo e não se achegar a luz de Deus, mesmo sabendo que estão vivendo uma vida que desagrada ao Senhor. Na verdade muitas pessoas não vão para Jesus (a Luz), para que suas obras não sejam manifestas e reprovadas (João 3:20).

Em ambos os casos, a cegueira espiritual predomina, fazendo com que não se acheguem a verdadeira luz.  Diz a palavra de Deus que a Luz (Jesus) veio ao mundo, mas os homens amaram mais as trevas do que a Luz, porque suas obras eram más. (João 3:19).

Muitas pessoas sabem que sua vida desagradam a Deus e acabam endurecendo o coração, não entregando o seu caminho ao Senhor, preferindo viver segundo seu conhecimento e por isso acabam sendo levados a morte.

Diz a palavra de Deus que há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são caminhos de morte (PV 14;12;16:25).

Na vida há atalhos diversos, mas na verdade só existem dois caminhos:

– Um caminho que leva a vida e o bem e a morte e o mal (Deuteronômio 30:15)
– Um exige abnegação, renúncia e obediência e o outro não.
– O caminho que leva a Deus a porta é mais estreita,o que não leva, mais largo(Mt 7:13-14)
– Um caminho que leva a vida eterna e outra a morte eterna.    

Desde o princípio da criação a o Senhor estabeleceu o caminho a ser escolhido. O Senhor nunca barateou o caminho com a intenção de atrair pessoas para Ele ou para arrastar seguidores. E hoje isso também não é diferente. 

Seria muito fácil para o Senhor não impôr regras,nem ordenanças, bem como, condições especiais para que o buscassem. Poderia o Senhor dizer:

– Você pode vir a mim de qualquer jeito ou melhor do seu jeito !
– Não precisa observar minhas leis nem seguir aquilo que te peço !
– Não precisa falar comigo em oração, nem receber orientação através da Sua palavra !

Porém , como já foi dito, o mandamento do Senhor é a lâmpada e quem deseja seguir Jesus deve ser instruído pela Sua palavra.(Pv 6:23).   É o Senhor que ilumina nossos caminhos mais escuros, como está escrito em 2 Samuel:

Porque tu, SENHOR, és a minha lâmpada; e o SENHOR ilumina as minhas trevas (2 Sm 22:29)

O Senhor não abre exceção , nem faz concessão para nos agradar.

Quando ouvimos expressões como: É melhor obedecer do que sacrificar( 1 Sm 15:22) ou
que sem santificação “ninguém verá o Senhor (Hb 12:14) pudemos crer que Suas palavras são fiéis e verdadeiras (Ap 22:6)

Lembre-se do jovem rico que até cumpria vários mandamentos, mas acabou não andando na luz da palavra e mandamento do Senhor.  De nada adianta cumprirmos vários mandamentos de Deus se aquilo que Ele te pede você não faz.

Há muitas pessoas também que conhecem a Deus e cumprem vários mandamentos do Senhor , porém vivem uma vida com  tanto ressentimento e  ódio no coração com seu próximo  esquecendo do principal mandamento como  disse Jesus:

Aquele que diz que está na luz, e odeia a seu irmão, até agora está em trevas.
Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo.
Mas aquele que odeia a seu irmão está em trevas, e anda em trevas, e não sabe para onde deva ir; porque as trevas lhe cegaram os olhos. (1 João 2:9-11).

Por isso, precisamos iluminar nossos caminhos pela palavra de Deus para que o Senhor venha iluminar nossa alma, os nossos pensamentos e tudo aquilo que vemos.

Como diz a palavra de Deus : Os olhos são também lâmpada para o corpo, se eles forem bons todo corpo será luminoso, mas se forem maus, o corpo ficará em trevas.  No final ele nos exorta dizendo que devemos reparar se a luz que está em nós não seja trevas(Lc 11:34-35).

Não basta se dizer ser da Luz é necessário que venhamos a crer na Luz, para que sejamos
Filhos da Luz.

Como está escrito:

Enquanto tendes luz, crede na luz, para que sejais filhos da luz. Estas coisas disse Jesus e, retirando-se, escondeu-se deles. João 12:36

Disse também o Senhor que aquele que o segue não andará em trevas, como está escrito:

Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.
(João 8:12).

Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz Efésios 5:8

 

 

Anúncios

Sobre Anderson Cássio de Oliveira

Líder do ministério Missão Com Cristo, avivalista apologético, trabalha principalmente com ensino, discipulado e serviço cristão, voltados a levar a Igreja do Senhor a um avivamento genuíno (com base nas Escrituras). Administrador do blog de missões - Chamado para as Nações.
Esse post foi publicado em artigos e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s