Lâmpada para os meus pés é a tua palavra (parte 3)


lampada2

*
… luz para os meus caminhos é a tua palavra (Sal 119:105 b)

 

 

2) Luz para os meus caminhos – Quando o salmista usa a expressão luz para os meus caminhos ele nos mostra que a palavra de Deus além de ser lâmpada para os meus pés (nos mostra onde estamos) também é luz para o nosso caminho (nos guia para onde vamos).

É o Senhor que guia nossos passos para o caminho que devemos andar , como diz a palavra:

Assim diz o Senhor, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o Senhor teu Deus, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar.(Isaías 48:17)

E os teus ouvidos ouvirão a palavra do que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda.
(Isaías 30:21).

Como luz para nosso caminho, a palavra de Deus nos direciona ao lugar que devemos ir para nos encontrar com o Senhor. Como está escrito:

Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também (João 14:2-3

Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo. (João 17:24)

As Escrituras são bem claras ao dizer que “tem algo preparado” para aqueles que creem na palavra de Deus. Uma das obras do Espírito Santo é fazer lembrar das palavras proferidas por Jesus (Jo 14:16). Jesus é bem claro quando disse que há moradas esperando o crente fiel e que se não fosse assim, ele não teria dito.

Sabe , a palavra de Deus ilumina nossos caminhos que cheguemos a nosso destino, ao nosso alvo.

Se analisarmos bem, as históricas bíblicas veremos que o maior objetivo do Senhor é nos levar mais perto Dele. Ele nos tira da escravidão para uma uma terra que mana leite e mel.(Ex 3: 8) Como bom pastor Ele nos conduz a águas tranquilas e a caminhos de justiça, por amor ao Seu nome(Sl 23:2-3).

Porém para trilharmos esse caminho de luz é necessário que venhamos a crer nas Suas palavras e confiar nas Suas promessas. Pois o Seu caminho é perfeito :

O caminho de Deus é perfeito; a palavra do Senhor é provada; é um escudo para todos os que nele confiam. (Salmos 18:30) 

Nossos passos são iluminados e confirmados pelo Senhor que não nos deixa perdidos. Diz as Escrituras que os passos de homem bom e justo são confirmados.

Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor, e deleita-se no seu caminho.
(Salmos 37:23).

Diz a palavra de Deus que o Senhor conhece o caminho dos justos (Sl 1:6)

Não existe nada melhor para um crente do que saber que o caminho que está seguindo agrada ao Seu Senhor.  E segundo as Escrituras também não existe para Deus algo mais prazeroso do que ver Seu filho andando nos Seus caminhos. (3 Jo 1:4).

Por isso o maior objetivo do Senhor é que iluminados pela Sua palavra sejamos e vivamos justos  diante Dele, tendo prazer nas Suas palavras até que Seu brilho esteja em nós.

Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.
(Salmos 1:1-2).

Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.  (Provérbios 4:18) .

Que nesta nossa peregrinação como cristãos possamos como salmista declarar ao Senhor:

Faze-me andar na vereda dos teus mandamentos, porque nela tenho prazer.Salmos 119:35

* Terceira parte da mensagem ministrada na Igreja Esperança e Vida de Itbauna/Ba

 

 

Sobre Anderson Cássio de Oliveira

Líder do ministério Missão Com Cristo, avivalista apologético, trabalha principalmente com ensino, discipulado e serviço cristão, voltados a levar a Igreja do Senhor a um avivamento genuíno (com base nas Escrituras). Administrador do blog de missões - Chamado para as Nações.
Esse post foi publicado em artigos e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

