Deus tem pressa em nos usar (parte 2)


GLORIA1

 

Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim (Isaías 6:8)

 

A quem enviarei ? E quem há de ir por nós ?

Estes tem sido ainda em nossos dias, as perguntas de Deus para nós.

Há muitos cristãos que possuem o maravilhoso privilégio de ter seu nome inscrito no livro da vida, mas infelizmente ainda são muito poucos aqueles que seguem o chamado de Deus para suas vidas.

Infelizmente, nem todas as pessoas estão dispostas a seguir em prontidão o chamado do Senhor.  O profeta Isaías por exemplo tinha a difícil missão de pregar ousadamente uma mensagem de advertência e denúncia contra seu povo que se entregava a idolatria  e a vida ímpia.

Mas o diferencial na vida de Isaías é que antes mesmo de cumprir sua difícil missão, Isaías soube responder ao chamado de Deus com prontidão. Não houve hesitação em responder ao chamado do Senhor , tanto que a resposta imediata dele foi: “Eis me aqui”.

A expressão “Eis me aqui, Senhor”, dita por Isaías,  também foi usada como resposta ao Senhor por outros dois profetas do AT, Moises e Samuel  ( Ex 3:4 , 1 Sm 3:4 )  Foram profetas que marcaram grandemente sua geração devido a obediência e servidão ao Altíssimo.  O IDE de Deus sempre vai envolver a prontidão e disposição de alguém para fazer algo. Muitas vezes esse “algo a fazer” envolve “pagar o preço”da missão, ou seja, renúncia e a própria abnegação.

O propósito do profeta Isaías era chamar seu povo a um arrependimento genuíno e prepará-los ao Messias prometido. Por conta de seu combate a idolatria, sofreu oposição do rei Acaz, mas conseguiu cumprir aquilo pelo qual foi chamado.

O chamado profético nunca será fácil,como já foi dito, pois envolve o risco de sua própria vida em alguns casos, como foi com Jeremias e  Micaías(Jr 37: 15-16; 1 Reis 22:13-28;2 Cr 18:12-27).

Sabe, muitas vezes o Senhor nos revela algo,derrama sobre nós do Seu Santo Espírito, revelando coisas grandes e ocultas que não sabemos. (Jr 33:3). Porém, nossa fraqueza pela represália do homem e o que ele pode fazer a nosso respeito, permite que venhamos a fraquejar no propósito.

Devemos entender que é necessário manifestar o plano que o Senhor tem para nossas vidas.  Muitos sãos os que falam com Deus, mas poucos são aqueles que ouvem e a obedecem. E são justamente aqueles que ouvem e obedecem que será bem sucedidos  (Tiago 1:25)

Queridos, muitas vezes achamos que o Senhor tem todo tempo do mundo para “esperar” a resposta do nosso chamado.

Por isso é importante que venhamos a responder ao chamado de Deus com uma ação prática. Não basta apenas ouvir Deus falar se não respondermos ao Seu chamado.

Samuel ouviu duas vezes o seu nome ser chamado, mas foi quando disse: “Fala, que o teu servo ouve” , que Deus falou definitivamente e mostrou o que deveria fazer.

A palavra diz que Samuel ainda não conhecia o Senhor (1 Sm 3:7). Samuel apenas ‘servia” ao Senhor perante Eli, mas não havia sido manifestado a palavra do Senhor.

Esse “ouvir” no original hebraico tem a conotação e significado do que chamamos de “escutar”  que é aceitar com atenção,cuidado e perceber o que foi dito, considerando o que foi falado.

Resumindo, esse “ouvir”  significa  escutar com obediência e ação de fé.

Muitas vezes a disposição ou a vontade de fazer algo pra Deus não substitui o verdadeiro chamado que o Senhor tem para nossas vidas.  Existe um ditado que diz que de “boas intenções o inferno está cheio” e isso é uma realidade, pois o diferencial não está nas nossas vontades, mas nas de Deus. (Mateus 6:10; Hb 10:7)

Diz a palavra de Deus  que logo cedo pela manhã Samuel contou a palavra que o Senhor havia lhe dado e a Eli. Creio que não foi fácil para Samuel relatar tal sonho, pois diz as Escrituras que o jovem temia relatar a visão.

A visão que Deus tinha dado ao profeta envolvia o  cumprimento do julgamento dos filhos do sacerdote, mas o jovem profeta mesmo temendo a reação do sacerdote não lhe encobriu em nada. (1 Sm 3:18).

Finalizando, diz a palavra de Deus que o Senhor não se agrada daqueles que retrocedem (Hb 10:38). Quando Moisés e Isaías disseram “Eis me aqui” ao Senhor a resposta de Deus foi  um verbo de ação:

Vá, pois, agora, eu O envio..  (Ex 3: 10 NVI)
Vai e diz a este povo .. (Is 6:9)

A resposta ao chamado do crente não pode ser uma atitude passiva de indiferença e conformismo, mas uma ação de confiança e fé.

O salmista entendeu isso quando disse:

O Senhor está comigo; não temerei o que me pode fazer o homem.
O Senhor está comigo entre aqueles que me ajudam; por isso verei cumprido o meu desejo sobre os que me odeiam. É melhor confiar no Senhor do que confiar no homem. (Salmos 118:6-8)  Bem aventurado o que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos(Sl 128;1)

O Senhor foi bem claro ao profeta Ezequiel quando falou:

E tu, homem mortal, não tenhas medo deles; não receies as suas ameaças ainda que façam doer e magoem como espinhos, como escorpiões. Não te assustes com as suas carrancas sombrias. Lembra-te de que são pessoas insubmissas! Deverás comunicar-lhes as minhas mensagens, quer as ouçam quer não; mas não quererão ouvi-las, porque são extremamente obstinados. Ouve pois, homem mortal, aquilo que te digo. Não sejas tu também contencioso! Abre a tua boca e come o que te dou.” (Ezequiel 2:8-10)

Queridos , Deus tem pressa em nos usar, pois o relógio de Deus não anda para trás, mas para frente. O Senhor deseja remir o tempo, pois os dias são maus(Ef 5:16).

Lembrem-se, que os covardes e os incrédulos não herdarão o Reino dos céus(Ap 21:8)

Diz as Escrituras que o Senhor vem sem demora, para dar a cada um segundo suas obras. (Ap 22:12)

E o chamado de Deus  é para HOJE !

HOJE , se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações.. (Hebreus 3:15)

Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama HOJE, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado; (Hebreus 3:13)

 

 

 

Anúncios

Sobre Anderson Cássio de Oliveira

Líder do ministério Missão Com Cristo, avivalista apologético, trabalha principalmente com ensino, discipulado e serviço cristão, voltados a levar a Igreja do Senhor a um avivamento genuíno (com base nas Escrituras). Administrador do blog de missões - Chamado para as Nações.
Esse post foi publicado em artigos e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s