NÃO MORREREI, ANTES VIVEREI (parte 1)


contarei

“Não morrerei; antes viverei e contarei as obras do Senhor” (Sl 118:17).
Naqueles dias, Ezequias adoeceu duma enfermidade mortal, veio ter com ele o profeta Isaías, filho de Amoz e lhe disse: “Assim diz o Senhor, põe em ordem tua casa, porque morrerás e não viverás (II Rs 20:1)

Sabe. Se olharmos este texto isoladamente, podemos ter a visão de um Deus julgador em extremo, insensível e punidor. E para muitos que não conhecem o Senhor, esta imagem foi a imagem de Deus que lhes foi passada. Muitos não entendem os propósitos de Deus na vida de um homem, nem o próprio homem.

Muitos propósitos há no coração do homem, mas o desígnio do Senhor permanecerá.
(Provébios 19:21).

Porque para todo propósito há tempo e modo;porquanto é grande o mal que pesa sobre o homem (Pv 8:6)

Mesmo quando sentenças de morte são proferidas sobre a nossa vida (vindas do próprio Deus, de Satanás e de nossos inimigos)o Senhor segundo a Sua vontade e nossa ação pode mudar a sorte e reverter o quadro desfavorável.
Se vermos o contexto da história de Ezequias podemos ter uma nova visão de Deus e tirar algumas lições para a nossa vida diária.
Dentre essas lições que podemos citar é:

1) Para Deus tudo vem para um fim proveitoso (apesar das provações) – Mesmo quando recebemos uma notícia como esta de doença mortal. Muitas vezes não entendemos os porquês. Por que aconteceu isso comigo? Por que o Senhor que tirar a minha vida ? Por que Ele não me cura? (Jr 14:19). Mas nós nunca perguntamos: Aonde o Senhor quer chegar com esta situação? Qual será o propósito de Deus nisso ? O que Ele quer me mostrar com isso? Ezequias apesar de ser um homem reto perante Deus(II Rs 29:2) um rei adorador e temente a Deus (II Cr 29:29)se tornara orgulhoso por suas riquezas (Is 39:2).
Diz a palavra que seu coração se exaltou diante dos benefícios que Deus lhe fizera (2 Cr 32:25). Apesar de como rei ter restabelecido o culto a Deus (II Cr 29:20), Ezequias deixou que o orgulho lhe subisse a cabeça.
Creio que para muitos cujo o orgulho já subiu a cabeça, só uma notícia que envolva “ vida” e “morte”, poderá tornar sensível a buscar e voltar a Deus. Muitas vezes a dor e o fundo do poço faz com que muitos se acheguem a luz. Onde o “eu” não mais resolve e sim o Senhor.
E foi o que aconteceu com Ezequias que apesar de temer a Deus, o Senhor precisou levar um “temor de morte” para que ele enxergasse a sua situação espiritual e para que o Senhor o conduzisse ao Seu propósito. Mesmo diante da morte ,em todo propósito de Deus existe um fim proveitoso.

Um outro exemplo disso, podemos citar a vida de Jó. Jó foi acometido de tumores malignos(Jó 2:7), passou por aflições (Jó 16:6-7). Jó não entendia os porquês de Deus (Jó 3:11-12). Jó não entendia sua situação (Jó 23:3) não sabia o motivo de tudo aquilo. Mas Jó confiava em Deus e sabia que o caminho dele estava na mãos de Deus (Jó 23:10), embora não conseguisse ver a Deus (Jó 23;8-9). E por confiar em Deus é que a vida de Jó mudou. Ao final de tudo aquilo que passou e o propósito de Deus realizado qual foi a declaração de Jó:

Bem sei que que tudo podes e nenhum dos teus planos podem ser frustrados. Na verdade falei o que não entendia. Eu te ouvia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem.
(Jó 42:2-3;5).

Vemos que o Senhor queria se revelar a Jó, revelar sua face, para que aquele servo pudesse vê-lo E aconteceu que a credibilidade de Jó aumentou diante de Deus a tal ponto que sua intercessão a favor de seus amigos néscios acabou sendo aceita por Deus. (Jó 42:8-9).

Diz a palavra de Deus:

Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por várias provações, sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança;e a perseverança tenha a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma.(Tiago 1:2-4)

2) O Poder da Súplica – Outra lição que podemos tirar da doença de Ezequias para nossa vida é PODER DA SÚPLICA. (oração com instância e humildade). Diz a palavra que devemos orar em todo tempo com orações e súplicas “no “Espírito, vigiando e “perseverando” por todos os santos (Ef 6:18).

Quando Ezequias recebeu do profeta Isaías a noticia que iria morrer o que Ele fez ? Será que saiu desesperado,procurando precipitar a morte ? Será que procurou colocar a culpa nos homens ou em Deus ? Não. Ezequias virou os rosto para a parede e orou a Deus (II Rs 20:2). Orou justificando-se ao Senhor, se quebrantando na presença de Deus. A palavra diz que ele chorou muito. Sabemos que sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado e coração compungido e contrito pelo qual o Senhor não desprezarás (Sl 51:17). E realmente o Senhor não desprezou e antes mesmo do profeta ter saído do pátio, o Senhor respondeu a oração de Ezequias tendo o sarado e acrescentando-lhe 15 anos.

A intimidade dele com o Senhor não ajudou a se desvencilhar de seu orgulho, pois mesmo após ser curado, procurou mostrar ao rei da Babilônia todos o seu tesouros(II Rs 20:12-13). O desígnio de Deus na vida de Ezequias era tratar seu orgulho, para que a dependência fosse totalmente do Senhor e não das riquezas.
Apesar disso, Ezequias foi exemplo por sua oração a Deus em meio a angústia.
Ezequias intercedeu por sua vida, mesmo diante de uma notícia desfavorável a seu respeito, vinda de um homem de Deus.

Imagine se isso acontecesse com você ?
E se Deus usasse um homem de Deus para dizer que você iria morrer ?

Ezequias não perdeu tempo pedindo conselhos, ele orou de todo o coração. E nós somos achados por Deus quando oramos assim. O Senhor pode mudar a qualquer momento a nossa sorte(Jr 29:11-14).

A SOLUÇÃO

Podemos ver o propósito de Deus diante de circunstâncias desfavoráveis quando oramos de todo o nosso coração, e isso faz mudar a sorte de nossas vidas e até de uma nação inteira. O Senhor pode revogar qualquer decreto contrário a nosso respeito e de nossos irmãos, quando obtemos o favor do Rei.

Anderson Cássio Oliveira
Missão Com Cristo

Anúncios

Sobre Anderson Cássio de Oliveira

Líder do ministério Missão Com Cristo, avivalista apologético, trabalha principalmente com ensino, discipulado e serviço cristão, voltados a levar a Igreja do Senhor a um avivamento genuíno (com base nas Escrituras). Administrador do blog de missões - Chamado para as Nações.
Esse post foi publicado em artigos, Estudos Bíblicos e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s