Sonambulismo Espiritual (B’seter – 12/10/2015)


sonambulismo

Pelo que diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te iluminará.   (Ef 5:14)

Enquanto orávamos e intercedíamos por algumas pessoas no Ministério de Intercessão PAGA ,  essa foi a palavra liberada no B’seter de 10/08/2015:

Existem pessoas que vivem num sonambulismo espiritual !

O interessante é que até aquele momento não sabia muita coisa sobre sonambulismo como comportamento,
quanto mais algo relacionado a área espiritual.  Mas estudando sobre o assunto  percebi que verdadeiramente
essa é uma triste realidade no meio cristão atual.

Primeiramente gostaria de mostrar o que seria o sonambulismo. Sonambulismo é o comportamento de uma pessoa que em estado de sono profundo, consegue se movimentar ou praticar alguma atividade sem ter a plena consciência do que está fazendo.  O sonâmbulo está meio dormindo e meio acordado.

Digamos que o sonambulismo espiritual são pessoas que “espiritualmente” vivem em estado de dormência e letargia embora vivendo uma vida cristã regular inclusive  desempenhando um ativismo religioso.

E verdadeiramente algumas pessoas, embora tendo experimentado tantas coisas com Deus, ou seja, tendo vivido tantas experiências espirituais com o Altíssimo com o passar do tempo  se deixaram levar pelo sono da indolência. A palavra de Deus diz:

A indolência conduz ao sono profundo.. (Pv 19:15a)

Como a indolência física leva ao sono físico , a insensibilidade espiritual leva a algo pior que é a morte espiritual (sono profundo).

Há pessoas que deixaram de viver os sonhos de Deus na sua vida, pois deixam ser levadas pelo comodismo, pelo conformismo e pelo acaso da vida. Muitos que vivem em sonambulismo espiritual,  possuem a  “Síndrome Zeca Pagodinho”, do tipo “deixa a vida me levar.

Como está escrito:

Não ameis o mundo nem as coisas do mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. (1 João 2:15,17)

Aqueles que vivem em sonambulismo espiritual de fato são aqueles que “experimentaram” os sonhos de Deus, que viram a manifestação do Seu poder e Glória, mas que de alguma forma deixaram ser anestesiados pelas coisas do mundo e dividem o Senhor com o mundo. Esses são pessoas dúbias e dobres que amam fazer a obra de Deus, mas que também não abrem mão dos seus prazeres, ou seja, namora com o mundo e com Deus.

Podemos citar na Bíblia uma história de um homem que mostra um pouco sobre viver um sonambulismo espiritual . E esse homem se chama Sansão.

Sansão obteve muitas vitórias diante de seus inimigos, mas em certo momento , enredado pelos prazeres
de Dalila acabou sendo adormecido pelo engano e pela sedução.  Dalila cujo significado significa delicada, dócil ou doce, mostra que muitas vezes aquilo que é doce pode ser amargo e aquilo que parece ser algo frágil e inocente pode se tornar algo perigoso e mortal.  Dalila  significa também veneradora ou devotada. Muitas vezes podemos perder o foco em Deus venerando, ou seja, adorando a pessoas e não ao Senhor. Muitas vezes esquecemos de Deus e entregamos a adoração a outrem através do objeto do nosso amor.  Sansão como um consagrado nazireu a Deus preferiu viver a sua vida esquecendo do seu voto.  O voto de nazireu envolvia o serviço consagrado a Deus abstendo de bebidas fermentadas como o vinho, de cortar o cabelo e de tocar em cadáveres.  Mas vemos que Sansão em muitos momentos transgrediu o voto que havia sido dado.
Como disse o Pr. Hernandes Dias Lopes, “Sansão preferiu a doçura na podridão”,como um  um favo de mel num cadáver, ou seja, prazer naquilo que é impuro.

Sansão preferiu tocar aquilo que era proibido e isso lhe custou caro. Precisamos compreender que a  sedução pelo pecado pode nos levar a morte.    Mas o mais triste na vida de Sansão e ele ter  brincado com o dom de Deus , pois acreditava que sua unção era para sempre. Mas diz a palavra de Deus que cedendo aos prazeres da sua carne , Sansão adormeceu.  É muito fácil cairmos diante do inimigo quando adormecemos espiritualmente.
Sansão deixou ser seduzido e influenciado por Dalila a ponto de ficar angustiado (Juízes 16:16).

Sabe, entendo que o nosso inimigo faz a mesma coisa quando damos ouvidos a suas sugestões malignas.
Pois assim diz a palavra:

Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.(Tiago 4:7)
Não deis lugar ao diabo. (Efésios 4:27)

O problema de Sansão é que ele não se sujeitou a Deus, com isso não resistiu , dando o lugar ao Inimigo.
Não deixe o inimigo descobrir todo o seu coração, todos os seus segredos e fazer da tua vida uma vergonha.

O maior trunfo do inimigo é anestesiar o homem  com suas ofertas trazendo distração, dispersão e confusão.  O maior trunfo de Satanás é nos colocar sobre seus joelhos, ou seja, sobre seus domínios e nos fazer adormecer no propósito de Deus. A maior mentira do inimigo é nos fazer  acreditar  que podemos fazer a mesma coisa sem Deus.

Como está escrito:

Então ela o fez dormir sobre os seus joelhos, e chamou a um homem, e rapou-lhe as sete tranças do cabelo de sua cabeça; e começou a afligi-lo, e retirou-se dele a sua força.
E disse ela: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão. E despertou ele do seu sono, e disse: Sairei ainda esta vez como dantes, e me sacudirei. Porque ele não sabia que já o Senhor se tinha retirado dele.
Juízes 16:19,20

Que possamos ser acordados diante desse sonambulismo espiritual.  Há um mito de que acordando um sonambulo você o mataria. Mas isso não é verdade. Acordar um sonambulo pode ocasionar num perigo numa reação violenta. Mas  no caso do sonambulismo espiritual acordar é literalmente “chacoalhar”, ou seja,  levar uma reação violenta de mudança de comportamento na vida do crente.

É necessário, portanto, que o crente seja acordado dessa dormência espiritual urgentemente, para que a mudança de estado espiritual seja modificado em tempo.

Diferente do sonâmbulo da vida real, o sonâmbulo espiritual, quando acordado e liberto desse comportamento ao invés de ser um perigo para sua vida , se torna um perigo para o inimigo de nossas vidas, pois certamente viverá segundo a vontade e o propósito de Deus.

Anúncios

Sobre Anderson Cássio de Oliveira

Líder do ministério Missão Com Cristo, avivalista apologético, trabalha principalmente com ensino, discipulado e serviço cristão, voltados a levar a Igreja do Senhor a um avivamento genuíno (com base nas Escrituras). Administrador do blog de missões - Chamado para as Nações.
Esse post foi publicado em artigos e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s