Perseverando até o tempo da promessa (parte 2)


 

      perseverar2

Então Moisés naquele dia jurou, dizendo: Certamente a terra que pisou o teu pé será tua, e de teus filhos, em herança perpetuamente; pois perseveraste em seguir ao Senhor meu Deus.
Josué 14:9

Sabe amados, esperar o tempo da promessa  chegar em nossas vida não é algo assim  tão fácil.  E não é fácil esperar o tempo da promessa, principalmente quando o nosso tempo de vida se avança rapidamente. Abraão soube muito bem disso

É claro, que muitas vezes somos como Sara, rimos das promessas de Deus e acreditamos ser tardia em nossas vidas.(Gn 18:12).  E de fato, as vezes as promessas de Deus  demoram para acontecer nossas vidas e quando elas se retardam o nosso coração sofre. Como está escrito:

A esperança adiada faz o coração ficar doente, mas o desejo realizado enche o coração de vida (Pv 13:12 NTLH)

Neste versículo a palavra de Deus é bem clara ao dizer das consequências de uma espera prolongada, mas ela ressalta que a promessa quando realizada
“no tempo do Senhor”  ela satisfaz a nossa vida, ou seja, ela nos completa.

E ainda que as promessas do Senhor se prolongue e nos deixe angustiados, o  pior é o estrago é quando agimos na precipitação,
quando fizemos um atalho para as promessas de Deus. Como está escrito:

Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado(Pv 19:2)
O homem paciente dá prova de grande entendimento, mas o precipitado revela insensatez. (Provérbios 14:29)

Será que Abraão precisaria despedir Hagar e seu filho Ismael se o pai da fé não tivesse se precipitado em possui-la  ?

Muitos diriam que a influência de Sara nesta decisão e precipitação com Hagar foi importante, mas precisamos entender que
somos responsáveis pelas nossas decisões e que as promessas feitas refere-se a nós somente.   Tanto a precipitação, quanto
o perseverar em Deus são decisões que se fazem pelas nossas escolhas.   Mas antes das nossa escolhas existem as promessas de Deus.,

Vemos que o Senhor abençoou Hagar, mas não lhe deu a promessa da herança, isso porque o Senhor
já havia preparado uma promessa maior para Abraão e sua descendência com Sara. (Gn 16:10; 18:14)

Assim como foi com Abraão , podemos citar também um homem que soube perseverar. Seu nome era Calebe.   Calebe foi um exemplo maravilhoso de uma pessoa de fé que tinha um olhar totalmente diferente dos demais. Lembremos daqueles que foram enviados para espiar a terra prometida.
Diz a palavra que Calebe, cujo nome significa, “aquele que tem todo coração” foram um dos poucos espias que tiveram uma perspectiva diferenciada de como conquistar aquela terra.  Diz a palavra do Senhor:

Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Certamente subiremos e a possuiremos em herança; porque seguramente prevaleceremos contra ela. Porém, os homens que com ele subiram disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós. (Números 13:30,31)

Vemos que a fé anda junto com perseverança.  A fé a certeza daquilo que se espera, já a perseverança é
a persistência dessa  espera.

Diz a palavra de Deus que Calebe tinha 85 anos e já havia esperado por 40 anos pela promessa, conforme está escrito:

Eu tinha quarenta anos quando Moisés, servo do SENHOR, me enviou de Cades-Barneia para espionar esta terra, e eu lhe prestei um relatório sincero. Entretanto, os irmãos que haviam subido comigo amedrontaram e desencorajaram o povo, ao passo que eu obedeci ao SENHOR, o meu Deus e lhe fui inteiramente fiel.
Por esse motivo, naquele mesmo dia, Moisés me jurou: ‘Certamente, a terra em que pisou o teu pé te pertencerá por herança a ti e aos teus descendentes para sempre, porque obedecestes perfeitamente a Yahweh meu Deus!’ Desde então, o SENHOR me guardou com vida de acordo com a sua promessa. Faz quarenta e cinco anos que Yahweh fez essa declaração a Moisés, quando Israel andava pelo deserto, e eis que agora estou com oitenta e cinco anos. (Josué 14:7-10)

Calebe poderia se achar o maior injustiçado por ter que esperar por tanto tempo, por ter sido um dos poucos a olhar a terra da promessa com fé e
conquista-la acima das adversidades.  Mas Calebe no momento oportuno, aí está o segredo, reivindicou a sua promessa.  Não foi antes, nem durante ,nem depois, mas no tempo “oportuno” que Calebe solicitou a herdade.   Calebe não murmurou diante da demora da promessa, nem buscou atalhos alternativos para receber aquilo que Moisés o havia prometido, mas soube esperar com paciência e força.   A palavra do Senhor diz:

Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.(Salmos 40:1)

Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.
(Isaías 40:31)

Vemos essas verdades na vida de Calebe quando ele declara que mesmo em avançada idade ele possuía vigor, ou seja, vitalidade , força.
Como está escrito:

Todavia, ainda me sinto tão forte como no dia em que Moisés me enviou naquela missão; tenho neste momento vigor para ir à guerra como tinha naquela época. Agora, pois, dê-me a região montanhosa que naquele tempo o SENHOR me prometeu. Ouviste, naquele dia, que lá viviam os enaquins em suas grandes cidades fortificadas; porém se Yahweh estiver comigo, eu os expulsarei de lá, como disse o SENHOR!” ( Josue 14:12)

Como li certa vez, vigor significa demostração de vitalidade e confiança que se traduz em veemência.  Precisamos ser perseverantes e veementes como
Calebe que decidiu desde novo confiar em Deus e nas suas promessas.   Precisamos ter ânimo, para prosseguir em frente e vigor para continuar em busca daquilo que é nosso por herança.  É por isso que a palavra do Senhor diz que os tímidos não herdarão o Reino(Ap 21:8).
Essa timidez não se refere somente a um comportamento de inibição ou excessiva preocupação, mas de uma atitude de covardia, vergonha e intimidação
diante de testemunhar,  vivenciar sua fé em Cristo e digamos “morrer pela causa” , como fizeram alguns mártires cristãos.

Todos odiarão vocês por minha causa; mas aquele que perseverar até o fim será salvo.(Marcos 13:13)

Por isso, queridos,  precisamos ter uma perseverança inabalável e seguir com perseverança com a carreira que esta proposta. As promessas
virão para aqueles que olham com insistência e com perseverança para Deus, mesmo que as adversidades venham e que os inimigos cerquem.
Portanto, não deixemos que o desânimo venha a nos tirar do alvo. Sabemos que as provações irão provar a nossa fé, como oi com Calebe. Mas tudo isso é necessário para que sejamos aperfeiçoados até recebermos as promessas. A palavra do Senhor diz que precisamos “correr com perseverança” , ou seja, precisamos ter o mesmo vigor, como Calebe e pelos olhos da fé andar segundo aquilo que está reservado para nós conforme está escrito:

Portanto, nós também, pois estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus.(Hebreus 12:1,2)

E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos. (Gálatas 6:9)

Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem que falte a vocês coisa alguma. (Tiago 1:2-4)

 

 

Anúncios

Sobre Anderson Cássio de Oliveira

Líder do ministério Missão Com Cristo, avivalista apologético, trabalha principalmente com ensino, discipulado e serviço cristão, voltados a levar a Igreja do Senhor a um avivamento genuíno (com base nas Escrituras). Administrador do blog de missões - Chamado para as Nações.
Esse post foi publicado em artigos e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s