Reparadores de Brechas (parte 3)


 

isaias58-

Eles reconstruirão as velhas ruínas e restaurarão os antigos escombros; renovarão as cidades arruinadas que têm sido devastadas de geração em geração. Gente de fora vai pastorear os rebanhos de vocês; estrangeiros trabalharão em seus campos e vinhas. Mas vocês serão chamados sacerdotes do Senhor, ministros do nosso Deus. Vocês se alimentarão das riquezas das nações, e no que era o orgulho delas vocês se orgulharão.(Isaías 61:4-6)

A palavra em hebraico para restaurador de brechas ou veredas é Gadar-Peretz. Gadar significa aquele que constrói um muro, que edifica algo, que repara algo. Peretz ou  Perez vem do hebraico  e significa “irromper”. Irromper significa entrar com ímpeto, subitamente e com violência(força). Romper é agir  ousadamente, com força, quebrando algo duro e intransponível.  A palavra do Senhor diz:

Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos céus é tomado à força, e os que usam de força se apoderam dele.(Mateus 11:12)

João Batista é um exemplo de reparador de brechas no NT, pois pregava com ousadia e sem medo, a mensagem  das boas novas do Reino que envolvia o arrependimento e o retorno a Deus.

Aliás, Teshuvá em hebraico significa justamente isso, ou seja, o  retorno a Deus (conversã0),a resposta, mas também de um arrependimento profundo e sincero .

Mas João Batista precedeu um homem que ele mesmo testificou que não era digno de desatar-lhe a  sandália. João Batista testificou sobre Cristo, o maior reparador de brechas

O profeta Isaías é considerado o profeta mais messiânico, pois muitas das sua profecias tiveram o cumprimento na pessoa de Jesus Cristo. Em uma delas, relatada no capítulo 61 o profeta relata que viria o ano aceitável do Senhor  (Jubileu) e que nesse tempo o Senhor restauraria a nação de Israel, a cidade de Jerusalém e seu templo seriam reconstruídos.
O interessante deste relato de Isaías é que no jubileu, no ano aceitável todos os pobres e os desfavorecidos daquela nação teriam suas dívidas perdoadas, bem como, os escravos a sua liberdade. Não é a toa que Jesus disse isso de si mesmo em Lucas 4.16-21:

O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados de coração,A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do Senhor.
(Lucas 4:18,19 )

O ano aceitável acontecia em Israel de 50 em 50 anos, naquilo que chamamos de Jubileu, entre algumas de suas ordenanças estavam a libertação dos escravos hebreus e socorro para os desfavorecidos (endividados,necessitados e excluídos). Naquele ano também o solo ficava sem plantação e  a terra retornava ao seu antigo dono. Por tudo isso, o jubileu judaico era o tempo da restauração.  Quando o verdadeiro reparador de brechas, Jesus veio a esta Terra ele estava dizendo literalmente: Eu vim para restaurar todas as coisas, pois todas as coisas me foram me dadas pelo Pai (Mt 11:27).

Como aconteceu em outras vezes na história de Israel , o Senhor Jesus a negligência de líderes com as coisas de Deus.  Ele viu o estrago espiritual e foi com seu próprio corpo que Ele destruiu e reconstruiu o templo espiritual.

Como está escrito:

Jesus respondeu, e disse-lhes: Derribai este templo, e em três dias o levantarei.
Disseram, pois, os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este templo, e tu o levantarás em três dias? Mas ele falava do templo do seu corpo.
João 2:19-21

Sobre Cristo testificou Zacarias:

E fala-lhe, dizendo: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eis aqui o homem cujo nome é RENOVO; ele brotará do seu lugar, e edificará o templo do SENHOR.
Ele mesmo edificará o templo do Senhor, e ele levará a glória; assentar-se-á no seu trono e dominará, e será sacerdote no seu trono, e conselho de paz haverá entre ambos os ofícios.
Zacarias 6:12,13

Jesus, mesmo edificará a sua Igreja e a porta do Hades(Inferno) não prevaleceria sobre ela. (Mateus 16:18).  O profeta Isaías nos versículos 4 a 6 de Isaías 61 diz  também que uma nova geração de estrangeiros (gentios) iriam reconstruir e tapar as brechas deixadas pelos judeus. E realmente uma nova geração tem tapado todo tipo de brechas da religiosidade e da apostasia.  Na verdade essa edificação não é física, mas espiritual. Gente de fora irá pastorear o rebanho e trabalhar na Vinha do Senhor.

Deus tem levantado nesses dias uma geração de reparadores de brechas que além de interceder,  eles levantarão o Tabernáculo caído de Davi, ou seja, reerguerão o lugar da adoração de Deus. Como está escrito:

Naquele dia tornarei a levantar o tabernáculo caído de Davi, e repararei as suas brechas, e tornarei a levantar as suas ruínas, e o edificarei como nos dias da antigüidade;
Amós 9:11-11

Essa geração que se levantará em Cristo  irá romper com a religiosidade e com os paradigmas religiosos que impedem das pessoas se achegarem a Deus e a Sua Presença

Por isso, queridos é hora de romper ! É hora de restaurar ! É hora de mudar !

É hora de reparar nossa vida diante de Deus e começar a construir muros espirituais !
o veredas para que nelas vivamos.(Is 58:12)

É hora de edificar, plantar e colher

Conforme esta escrito:

Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que o que lavra alcançará ao que sega, e o que pisa as uvas ao que lança a semente; e os montes destilarão mosto, e todos os outeiros se derreterão. E trarei do cativeiro meu povo Israel, e eles reedificarão as cidades assoladas, e nelas habitarão, e plantarão vinhas, e beberão o seu vinho, e farão pomares, e lhes comerão o fruto. E plantá-los-ei na sua terra, e não serão mais arrancados da sua terra que lhes dei, diz o Senhor teu Deus. (Amós 9:13-15)

Anúncios

Sobre Anderson Cássio de Oliveira

Líder do ministério Missão Com Cristo, avivalista apologético, trabalha principalmente com ensino, discipulado e serviço cristão, voltados a levar a Igreja do Senhor a um avivamento genuíno (com base nas Escrituras). Administrador do blog de missões - Chamado para as Nações.
Esse post foi publicado em artigos. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s