Série de Estudos : Atitudes e Ações de Louvor – Yadah



yadah-praise_thumb
Yadah – 
Isto significa mostrar reverência ou louvor com as mãos estendidas. As imagens de palavras associadas com as palavras-raiz para este tipo de louvor é  “atirar uma flecha” ou “atirar uma pedra”. Significa literalmente estender as mãos, disparar e  colocar para fora suas mãos como uma flecha ou seta.

Essa atitude expressa entrega, agradecimento e gratidão

Então, yadah é onde temos a idéia de levantar as mãos em louvor e adoração quando estamos na igreja, no carro, em nossas casas, ou onde quer que possamos estar adorando a Deus.

Dê graças (yadah) ao Senhor, porque a sua benignidade é eterna. (2Chr 20:21)
Assim te abençoarei enquanto viver; Eu irei (yadah) levantar as minhas mãos em teu nome. (Salmo 63: 1)

As Escrituras para referência: Salmo 42: 5, A Dedicação do Templo em 2 Crônicas 7 usa esta expressão de louvor (visualize levitas soprando as trombetas e chamando todos para adorarem e a “louvarem” que todo mundo está expressando é através de pé e levantando as sua mãos) .

Então, quando compartilhamos isso com o nosso povo, conseguimos que eles visualizem uma criança pequena que quer ser apanhada. Eles estendem suas mãos bem acima de suas cabeças em um sinal de rendição e desejo de ser mantido. Você também pode usar a imagem de lançar ou disparar o seu louvor exteriormente a Deus, em vez de segurá-lo por dentro,  tendo o seu povo levantando ou estendendo as suas mãos.

Yahad significa então  uma entrega profunda a Deus e um coração que deseja prestar uma homenagem a Ele.

Oh, que os homens louvem (yadah) o Senhor pela sua bondade, e pelas suas obras maravilhosas aos filhos dos homens. (Sl 107: 15)


yadah1
O Pr Bryan Kizer fundador do ministério Como Cristo NWA disse algo interessante sobre Yadah e levantar as mãos:

Gostaria de tomar um momento para perguntar-lhe quando é a última vez que você tomou a decisão de levantar as mãos em nome de Jesus?

Por que é que quando estamos assistindo a nossa equipe de futebol favorita na televisão, não temos problema em levantar as mãos quando nossa equipe faz  gol  ou  quando um goleiro defende um pênalti, mas novamente quando estamos na igreja alguns de nós mal consegue colocar nossas mãos para fora de nossos bolsos?

Escute, eu não estou em lugar algum para julgar a maneira como alguém adora a Deus. Eu percebo que as pessoas vêm de diferentes origens, e talvez congregações onde abertamente louvando e adorando a Deus pode ser desaprovada. Eu estive nesses lugares, e francamente eu não podia realmente esperar para sair.

Amigos, eu não sei sobre você, mas eu sei muito bem o trabalho que Deus tem feito em e através da minha vida desde que eu tomei a decisão de abraçá-Lo completamente e parar de fugir Dele. Então, quando é hora de louvar e adorar a Deus … Eu não posso simplesmente sentar em minhas mãos e não me permitir ficar clamorosamente tolo e levantar minhas mãos para adorá-Lo se estou na igreja, em casa ou no meu carro.

Quantos de vocês sabem que quando levamos as mãos para Deus significa duas coisas. Um, que nós amamos a Deus, e que não temos vergonha de adorá-Lo. Dois, é um sinal de nossa rendição a Ele como Senhor de nossas vidas. Quando elevamos nossas mãos em louvor, estamos afirmando que não estamos envergonhados de Deus nem admitir que o amamos, e também estamos confirmando que estamos rendidos a Sua Senhoria sobre nossas vidas.

Lembre-se de que Jesus disse que se estivermos envergonhados dEle diante dos homens Ele se envergonhará de nós quando estivermos diante de Deus em um momento em que o último lugar que queremos que Jesus se envergonhe de nós é quando estamos diante de Deus. Eu não sei sobre você, mas eu não quero que Jesus se envergonhe de mim quando estou diante de Deus. Portanto, levantar minhas mãos para Yadah Ele não é problema para eu fazer.

E quanto a você? Você está muito envergonhado de Yadah o Senhor ou você gosta de mim? Você não está disposto a compartilhar que você está entregue ao Senhor, ou você quer que o mundo saiba que você percebe que não pode fazer nada sem Ele?

Conclusão:

Levantar nossas mãos em Yadah para o Senhor é provavelmente uma das formas de louvar a Deus que estamos mais familiarizados com o ver em nossas próprias igrejas ou sermões que você vê na televisão.

É simplesmente fazer exatamente como Salmo 63: 1 diz. Estamos levantando nossas mãos em louvor, adoração e entrega ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.


Outras referências: Salmos 100:4, 134:2, 27:1, 28:7, 33:2, 44:8 e 141:2.

Fontes: Blog Eduardo Torezani
  TWC – The Worship Comunity
               Rob Still
Bryan J. Kizer – Ministérios Como Cristo NWA

Anúncios

Sobre Anderson Cássio de Oliveira

Líder do ministério Missão Com Cristo, avivalista apologético, trabalha principalmente com ensino, discipulado e serviço cristão, voltados a levar a Igreja do Senhor a um avivamento genuíno (com base nas Escrituras). Administrador do blog de missões - Chamado para as Nações.
Esse post foi publicado em artigos, B’seter – Lugar Íntimo de Oração, Estudos Bíblicos, Louvor e Adoração e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s