Transformando memorial em Altar #2


Levanta-te, vai a Padã-Arã, à casa de Betuel, pai de tua mãe, e toma de lá uma mulher das filhas de Labão, irmão de tua mãe;
E Deus Todo-Poderoso te abençoe, e te faça frutificar, e te multiplique, para que sejas uma multidão de povos; E te  dê a bênção de Abraão, a ti e à tua descendência contigo, para que em herança possuas a terra de tuas peregrinações, que Deus deu a Abraão. (Genesis 28:2)

Jacó, quando saiu da presença do pai, na verdade, quando fugiu de seu irmão, começou a transitar por fases que foram importantíssimas para o aprendizado e conhecimento de Deus.

A primeira fase mostra que Jacó precisava passar por um processo na busca de sua identidade com Deus. É quando ele foge da presença do seu irmão, indo a Harã na casa de Labão. Na verdade Jacó estava indo para uma jornada que mudaria sua vida e sua história.Saindo da Religiosidade – Quando Jacó saiu da presença do seu irmão e também de seu pai, sua vida era um engano. Jacó tinha a obsessão de ser abençoado, mas vivia uma vida de mentira , de apenas querer o favorecimento do seu pai. Na verdade, Jacó não percebia o quanto seu caráter precisava ser mudado . Jacó carregava erros de uma passado enganador, que não somente influenciou seu relacionamento com o irmão, a decisão do seu pai, mas quando isso enganava ele próprio.

Sabe, há pessoas que andam em seus caminhada achando que são espertos, que estão levando vantagem em tudo. Mas isso é um ledo engano, pois tudo aquilo que plantamos semearemos. (Gl 6:7). Esse princípio espiritual é algo sério, o da semeadura. O problema nas nossas vidas não está somente quando enganamos aos outros, mas quando estamos enganando a nós mesmos, quanto a nossa vida com Deus. Embora ele tenha saído por conselho da mãe, na verdade Jacó estava fugindo do seu irmão. Sua mãe Rebeca achou propício unir o útil ao agradável quando usou esse “álibi” dizendo que Jacó estaria indo buscar uma esposa.

1- Saindo da religiosidade – Essa primeira fase de Jacó mostra que como fugitivo, ele precisava passar pelo processo da busca por sua real identidade, pela identidade em Deus. Até Jacó encontrar Deus em Peniel, Jacó precisou sair de Berseba e ir até Pada Harã, ou seja, Jacó precisou sair do lugar das promessas e juramentos (Berseba) para a vida real , na planície (Pada Harã). Jacó precisava viver a vida desconfortável na planície de Harã para se encontrar com Deus. Nossos maiores conflitos e desafios acontecem na nesses lugares planos, onde toda nossa altivez e amor por si, cai por terra. Naquela planície não era mais Jacó, queridinho da mamãe, mas aquele que lutaria com Deus para receber Dele e não dos homens a benção.

Sabe, há momentos que o Senhor nos leva aos lugares mais planos, por planícies ou lugares mais baixos da nossa vida para que possamos apenas enxergar nas montanhas a existência de um Deus que não somente muda nossa angústia, mas muda nossa história e identidade.

O salmista dizia:

Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro?  O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.  (Sl 121-1)

Você só pode elevar seus olhos aos montes , enxergar a Deus na planície de sua existência, se entender que você não é aquilo que acha e pensa de si, nem que seus planos são maiores que os Dele. (Is 55:8-9).

Precisamos descer na planície da nossa altivez e egoísmo para poder enxergar que é do Alto que vem o nosso socorro e não somente isso, mas a mudança de identidade que precisamos para viver Nele. Quando entendemos isso, se concretiza em nós a expectativa e chamado que Ele tem a nosso respeito.

Mas tu, ó Israel, servo meu; tu Jacó, a quem escolhi, descendência de Abraão, meu amigo;
tu, a quem tirei dos confins da terra, chamei desde os seus cantos e te disse: Tu és o meu servo, Eu te escolhi e não te rejeitei; (Is 41:8-9)









Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.