Profetizamos Hefzibá sobre o Brasil – Uma Delícia para o Senhor


 CASAMENTOJUDEU2
Não mais a chamarão abandonada,
nem desamparada à sua terra.
Você, porém, será chamada Hefzibá,
e a sua terra, Beulá,
pois o Senhor terá prazer em você,
e a sua terra estará casada. (Is 62:4)

Muitas vezes quando olhamos para uma situação caótica de alguém ou de algo somos movidos por vários sentimentos, mas alguns afloram com mais intensidade nesses momentos como a tristeza, a angústia, como também de  misericórdia e compaixão. Temos a tendência de olharmos para situação com certo pessimismo e descrédito que alguma mudança poderá mudar o quadro daquilo que hoje é o “caos”.

O profeta Isaías, porém, olhando para a  Sião (para a cidade de Jerusalém), não sendo movido por sentimentos, mas inspirado pelo Espírito Santo,profetiza dizendo:

“Não te chamarão mais abandonada e desamparada, mas delícia (hefzibá) e casada (beulá)” (Is 62:4)

Se analisarmos o contexto histórico no tempo de Isaías veremos que Judá e Israel haviam vivido durante um tempo uma certa prosperidade, porém havia declinado espiritualmente se submetendo a cultos pagãos que afastavam o povo escolhido do seu Deus.  Muitas pessoas haviam se entregado as concupiscência da carne , sendo que até os ministros de Deus (sacerdotes) havia se corrompido.

Por causa disso, Sião era motivo de escárnio por parte de seus inimigos invasores que além de saqueá-la a amaldiçoavam com palavras de menosprezo e vergonha.

Havia porém uma promessa a Sião, pois  o declínio espiritual  não iria durar para sempre. E aquilo que era motivo de vergonha, passaria a ser motivo de alegria e regozijo.

E a palavra profetizada pelo profeta Isaías foi que Sião seria  “Hefzibá” , ou seja, uma delícia, um prazer para o  Senhor.  Também disse que o Senhor “casaria” (Beulá) com aquela nação desprezada.  Futuramente falaremos sobre o Hefizibá sobre a nação de Israel, mas esta mensagem se refere a uma outra nação: O Brasil.

Sabe, queridos, por muito tempo a nação brasileira foi desprezada como nação. Uma nação explorada, saqueada e corrompida. Infelizmente os rastros disso tudo tudo se alastra aos nossos dias, tão incutida em nossa cultura carnal que muitas vezes não percebemos o quando Deus abomina isso. Mas como foi com Sião e aos seus pecados, o Senhor teve misericórdia sobre a nação brasileira e trouxe restauração.

Por uma dessas  “coincidências”, pra não dizer ” nítida evidência” foi na época que o povo brasileiro começou a buscar o Senhor com mais intensidade que as coisas mudaram. Segundo alguns dados o crescimento do povo de Deus caminhou lado a lado com o crescimento econômico.  Uma outra evidência é que a maioria dos crentes de hoje estão inseridos nas classes da sociedade que mais cresceram nos últimos anos. E isso testifica o que está escrito em 2 Cronicas 7:14 que diz:

“Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.” (2 Crônicas 7:14)

Porém, assim como o crescimento veio a Israel e logo em seguida uma degradação espiritual, o Brasil também vive um momento de declínio espiritual,onde vemos que muitos conceitos errados tem tentado se infiltrar em nossa nação, bem como, nossa igreja.

Muitas pessoas que antes buscavam ao Senhor estão buscando apenas as “bençãos” de Deus e não o Deus das bençãos. O materialismo, o egocentrismo e o hedonismo tem invadido a nação brasileira, bem como o aumento da iniquidade e muitos seus princípios. Tudo isso tentando fazer com que o povo se corrompa cada dia mais e perca tudo aquilo que já recebemos de Deus.Infelizmente dentro da Igreja do Senhor muitos ministros tem se corrompido a uma teologia de prosperidade material, onde se reúnem em seus concílios para “negociar campos”, fazer negócios com aquilo que é  sagrado. Muitos líderes também tem buscado o poder político em prol da expansão do Reino. Além disso, muitas ovelhas tem abandonado a Igreja do Senhor por causa de muitos escândalos.

Mas graças ao Senhor que apesar de tudo isso, Ele tem levantado uma geração de Isaías que falam do Messias e de sua virtudes.  O Senhor tem levantado “remanescentes” que não tem se corrompido ao sistema político e religioso de nossa nação, cujo maior interesse é ver o Brasil rendido aos pés do Senhor . Uma nação saudável espiritualmente e economicamente, mas que independe daquilo que o governo irá fazer a seu favor.
Sabemos que a nação sofre ao ver o governo dela envolvido em muitas casos de escândalos de corrupção. Mas Deus tem levantado pessoas nesta nação que não se corrompem com isso e que conseguem enxergar pelos olhos da fé e não somente naquilo que vêem. (2 Cor 5:7).  O Brasil será Hefzibá , ou seja um deleite para o Senhor, quando a nação deixar ser transformada por completo por Jesus, quando deixar de confiar em homens e começar a confiar no Senhor. Como está escrito:

Provai, e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele confia.
(Salmos 34:8).

Cabe então a nós profetizarmos sobre a nação brasileira dizendo:

“Hefzibá sobre o Brasil – Faça de nossa nação a tua delícia.”  

Eu creio que em breve que Brasil será Hefizibá, ou seja, uma delícia, um país prazeroso de se viver e de se adorar a Deus.

 

 

 

 

Assim como um jovem se casa
com sua noiva,
os seus filhos se casarão com você;
assim como o noivo se regozija
por sua noiva,
assim o seu Deus se regozija por você.(Is 62:4-5)

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.