Série de Estudos : Atitudes e Ações de Louvor – TEHILLA


Tehilla 1

Tehilla: Um novo som. Uma canção espontânea a Deus. É cantado a partir de uma melodia em seu coração, adicionando palavras a Ele.  TEHILLAH-teh-hil-lei-a é cantar e louvar. Cantando a partir de uma melodia em seu coração, adicionando palavras a Ele. Refere-se a um tipo de canção desconhecida, despreparada e nunca ouvida, ou seja,uma nova canção espontânea para o Senhor

Regozijai-vos no SENHOR, vós justos, pois aos retos convém o louvor. (Salmos 33:1)

É também cantar as Escrituras para instruir e encorajar,ou seja, louvar. Isso é  Tehillah.

No seu significado mais comum tal palavra indica um canto, um louvor, um hino de oração. Essa é a palavra usada muitas vezes nos salmos, que em hebraico são chamados “Sefer Tehillim”, ou seja, livro dos cantos, dos louvores. Nesse caso tehillim é o plural de tehillah. Também é conhecida hoje como “cantar no Espírito”

Traz uma tremenda unidade ao corpo de Cristo. Cantando direto para Deus. Pode mover-se em tehilah a qualquer momento.

Exemplo nas Escrituras: Salmos 22:3, 34:1, 40:3, 66:2, 2 Crônicas 20:2s de Israel. (Salmos 22:3)

Sl 22,3-4: De dia eu grito, meu Deus, e não me respondes. Grito de noite, e não fazes caso de mim! E tu habitas no santuário, És o louvor (tehillah) de Israel!
– Em outra versão diz: “Porém tu és santo, tu que habitas entre os louvores do Seu povo. É o louvor que Deus habita (que está entronizado ) (Sl 22:3) .

Deus se manifesta nos meio de um canto exuberante.

Sl 40,3: pôs em minha boca um cântico novo, um louvor (tehillah) ao nosso Deus.
– E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no Senhor. (Salmos 40:3)

Sl 100,4: Entrem por suas portas dando graças, com cantos de louvor (tehillah) em seus átrios,  celebrem a ele e bendigam o seu Nome

O termo tehillah indica, em verdade, uma oração, mas uma oração que clama a Deus nas situações dolorosas da vida da pessoa. Tehillah significa, portanto também refletir, meditar, invocar a Deus para que Ele intervenha na nossa existência, para que não se esqueça das suas criaturas. Contudo, lembra Kopciowski, a prática da oração significa, para o crente judeu, a aceitação da vontade de Deus, mesmo que ela seja imperscrutável.

tehilah – louvor
tehilot – louvores (plural feminino)
tehilim – o nome do livro dos salmos, na língua hebraica, 

Canta-la pela segunda vez seria Zamar.

Fontes : Spirit Life Bible Study – The 8 Levels of Praise & Worship – Pastor  Rhema Williams

Ações e Atitudes – 10 palavras em hebraico para louvor – Série Teologia Prática de Adoração – Pr . Rob Still

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.